[Porto Alegre] Secundaristas em Luta

Secundaristas de Porto Alegre saíram às ruas nesta terça-feira, 31 de maio, ocupando duas das principais avenidas da capital gaúcha.
 
Em caminhada, eles fizeram intervenções nas avenidas Ipiranga e João Pessoa, chamando atenção para o movimento secundarista que mantém mais de 150 escolas ocupadas em todo o estado do Rio Grande do Sul.
PortoAlegre2O primeiro ato na rua dos secundaristas aconteceu um dia após ocupantes do Colégio Estadual Protásio Alves terem sido agredidos por um grupo de pessoas contra as ocupações.
 
Os estudantes estão se organizando para promover atos maiores com os ocupantes de todo o estado para chamar ainda mais a atenção do governo.
 
Há três semanas começaram as primeiras ocupações e a greve dos professores da rede estadual. Até agora, o governador Ivo Sartori (PMDB), que é o principal alvo das manifestações, se mantém irredutível às reivindicações dos professores e dos estudantes.

Os estudantes protestam contra o Projeto de Lei 44/2016, proposto pelo governador, que visa privatizar parcialmente a educação pública; e exigem o fim do parcelamento do salários dos professores, mais investimentos na área da Educação e ensino de qualidade.

 

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. Ótima iniciativa dos estudantes em lutar contra a privatização da educação. É preciso que cada vez mais, nós jovens tenhamos força para lutar, nos posicionar e mostrar que a juventude é sim atuante na sociedade, embora muitas vezes desconheça a capacidade que possui para se manifestar. Quando temos um governante no poder que se recusa a discutir com estudantes e professores e não trata a educação como prioridade, perde-se a perspectiva de futuro. Além do mais, a abordagem escolhida pelo veículo, nos mostra o que de fato está acontecendo, sem esteriótipos e sensacionalismo, diferente de outros veículos, que com suas notícias buscam deslegitimar a ação dos estudantes e professores.

POSTS RELACIONADOS