O cinema independente toma São José dos Campos

Em sua segunda edição, a Mostra Formiga Independente segue até o dia 12 de novembro, com exibições de curtas metragens, documentários, videoclipes e webséries.

A ideia é abrir espaço para produções fora dos circuitos comerciais, para valorizar criações independentes e o fomento do audiovisual no Vale do Paraíba. Ao todo serão apresentadas 51 trabalhos, em espaços culturais e escolas públicas de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Os temas da Mostra criam um ambiente de reflexão sobre causas sociais como a luta indígena e da mulher. Confira programação completa em www.mostraformiga.com

ABERTURA

O evento começou a agitar a cidade nesta sexta (3), na Casa de Cultura Cine Santana, zona norte,com a exibição do documentário “Construção. Um Filme Latino”, uma parceria do Brasil e Paraguai, que resgata a história da indústria cinematográfica na América Latina. Já o documentário “Manifesto Porongos”, contou a história dos negros escravos que participaram da Revolução Farroupilha, com a promessa de libertação, mas foram traídos. A primeira noite também contou com o show de lançamento do videoclipe “Balança” da banda joseense Coletivo Estoril. Para o professor e conselheiro do Fundo Municipal de Cultura da cidade, Fernando Alves, as ações são importantes para fomentar políticas culturais. “Fundamental importância essas ações independentes, principalmente para fomentar a política pública de cultura da cidade. A Mostra de Cinema Independente trás dentro do seu bojo, a cultura como ação política, essencial para o engrandecimento da sociedade”, disse o professor. O projeto, foi desenvolvido pelo Grupo Maxado, de São José dos Campos, é beneficiado pelo Fundo Segundo um dos organizadores, Julio Rhazec, a mostra surgiu no que ficou conhecido como “Maxadada”, que eram encontros audiovisuais realizados em 2016, na Casa Coletiva Magia do Amor, com produtores, estudantes, curiosos e apaixonados que se reuniam para discutir a ausência de políticas na área. “E como o poder público não se mexe, nos mobilizamos com o objetivo de atender nossos anseios: falamos com a sociedade na porta do Sesc, em fila de banco, dentro de ônibus, e denunciávamos que não tínhamos um espaço para colocarmos nossa ideia em prática.” Daí foram feitos os encontros, a “Maxadada” e surgiu a mostra independente com o intuito de fomentar a produção audiovisual no Vale do Paraíba com foco em formação de público, por isso a proposta também envolve exibições, palestras e workshops em escolas”, disse Júlio. A organização também espera com a Mostra colocar Sao José dos Campos no mapa dos festivais. “A gente fez contato com outros festivais, aqui do Vale (Vale do Paraíba) que desconhecíamos. Estamos felizes com o resultado”, finalizou, Julio.

PREMIAÇÃO

Além dos premiados por categoria, haverá também menção honrosa para as produções da região. No ano passado, foram 100 inscritos e esse ano mais de 300, que foram selecionados por uma curadoria composta por técnicos e cinéfilos. Caso também do juri que premiará os vencedores.

Mais informações: www.mostraformiga.com

Fotos e Texto: Alessandra Jorge do Jornalistas Livres

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS