Novo presidente do Senado votou contra cassação de Aécio Neves

Por Rafael Duarte, da agência Saiba Mais

O novo presidente do Senado, eleito em cima da plataforma contrária à velha política, votou contra a cassação do ex-senador Aécio Neves, em julho de 2017, acusado de pedir R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista, dono da JBS. Na época, foram 44 votos contra as medidas cautelares determinadas pelo Supremo Tribunal Federal que afastava Aécio Neves de suas funções, além de obrigá-lo ao recolhimento domiciliar norturno. Um dos votos que garantiu o senador mineiro na Casa foi de David Alcolumbre.

Representante do baixo clero no Senado e com apoio do Governo Bolsonaro, o senador do Amapá David Alcolumbre (DEM) foi eleito neste sábado (2) presidente do Senado Federal. Ele é senador desde 2015 e está no primeiro mandato.

Alcolumbre obteve 42 votos e venceu o embate com o senador alagoano Renan Calheiros (MDB), que desistiu da candidatura ainda durante o processo eleitoral.

A eleição foi vergonhosa desde o início e foi definida especialmente por conta do modelo de votação. Apesar do Supremo Tribunal Federal (STF) ter determinado na madrugada de sábado a votação secreta, cumprindo o regimento interno da Casa, a votação por cédula permitiu que os senadores declarassem registrassem para as câmeras o voto, o que prejudicou o alagoano, extremamente rejeitado em razão das investigações e processos que responde na Justiça.

Alcolumbre contou, nos bastidores, com o apoio do chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni (DEM) e foi beneficiado pelo sentimento anti-Renan, a exemplo do anti-petismo que levou Jair Bolsonaro a presidir o país.

Perfil

David Alcolumbre tem 41 anos de idade, é judeu e ex-comerciante. Natural do Amapá, começou a trajetória política em 2001, quando foi eleito vereador em Macapá.

Alcolumbre é um dos 13 senadores que não possui curso superior completo. O parlamentar de Macapá iniciou o curso de Ciências Econômicas, mas não conclui no Centro de Ensino Superior do Amapá.

O mandato de vereador também foi exercido pela metade. Em 2002, David

Alcolumbre foi eleito deputado federal. Na Câmara, exerceu três mandatos consecutivos (2003-2007 / 2007-2011 / 2011 – 2014).

O novo presidente da Casa está no primeiro mandato de senador.

 

COMENTÁRIOS

3 respostas

  1. Pelo que entedi, o jornalista preferia que tivesse sido eleito o Renan, e foi buscar algo para justificar a sua posição contra o eleito. Compare o número de processos aos que os dois respondem e volte a argumentar. Ridícula a menção sobre a falta de diploma de ensino superior. Lula é iletrado e Dilma mal conseguia falar duas frases seguidas que fizessem sentido… patético…

  2. O novo presidente do Senado não é nenhum Nereu Ramos, mas nessa decadência total em que se encontram nossos “políticos articulados”, seria difícil conseguir coisa boa, democraticamente…

  3. Inácio da Silva, você é daquele tipo de pessoa que tem bandido de estimação? Pelo que sei não precisa roubar, furtar ou matar mais de uma vez para se tornar um criminoso. E falando em Lula, hoje em vários lugares do mundo pessoas foram ou irão às ruas pedir o fim da prisão ilegal de Lula , coisa que você nunca verá acontecer com o presidente MICO MUNDIAL, VERGONHA DA NAÇÃO!! Espero que já tenha se aposentado porque se depender do seu MInTO, isso nunca vai acontecer, então POUPE SUAS ENERGIAS!!!

POSTS RELACIONADOS