As absurdas mudanças na carga horária nos cursos da Anhembi Morumbi

Foto: Guilherme Imbassahy / Jornalistas Livres

Via UEE-SP

Após as milhares de demissões de professores anunciadas pelo Grupo Estácio de Sá nesta última semana, os cortes do quadro de docente, redução da carga horária e alterações nas grades curriculares na FMU, agora, mudanças (ao que tudo indica, pra pior) estão por vir na Universidade Anhembi Morumbi – que, como a FMU, é controlada pelo Grupo Laureate, um dos maiores do mundo.

Conforme informações de professores da Universidade, que optaram por manter seus nomes em sigilo, no próximo ano, as cargas horárias das aulas serão reduzidas em 17%, passando de 80 para 66 horas semestrais. As disciplinas presenciais terão redução de 25%, passando de 4 para 3 horas semanais. Também, segundo as mudanças apresentadas pelo Grupo, fica pelo docente a a responsabilidade de orientar e corrigir trabalhos sem qualquer remuneração de atividades on line que visam cobrir as horas reduzidas, já que se trata de uma atividade extra sala de aula, prevista nos novos planos de ensino de todas as disciplinas.

A redução salarial será de 30%, uma vez que os professores recebem por hora/aula. Para que mantenham seus atuais ganhos terão de assumir mais turmas para completar suas cargas horárias atuais. As mudanças foram anunciadas em reuniões convocadas pelas coordenações de cada um dos cursos, e dividas em alguma sessões. Uma medida estratégica, que enfraqueceu a mobilização e a reação dos docentes, uma vez que a participação foi diluída entre os vários horários. A partir de 2018, os novos planos de aula serão utilizados em todas as instituições brasileiras administradas pelo grupo LAUREATE.

E detalhe: embora o número de horas tenha sido diminuído, as mensalidades não serão reduzidas para alunos calouros e veteranos.

COMENTÁRIOS

Uma resposta

  1. Lamentável, mas economia de mercado aplicada às universidades privadas, está produzindo um sucateamento do ensino superior.
    Universidades de prestigio fizeram essa redução alarmante da carga horária. O Mackenzie, por exemplo reduziu em 33% o número de aulas períodos de manha, tarde e noite, que eram de 6 horas aulas, ficaram simplesmente em 4 aulas.
    Toda universidade Mackenzie foi sometida a essa diminuição, teve grande número de professores demitidos e a matriz curricular de todos os alunos em todos os cursos foi reduzida em 33%.

POSTS RELACIONADOS

Provão Paulista: oportunidade ou engodo?

Diante das desigualdades educacionais históricas no Brasil, tentativas de ampliar o número de estudantes egressos da rede pública no ensino superior é louvável. Mas não seria mais eficiente se o governo do Estado de São Paulo aumentasse as vagas destinadas ao testado e experimentado Enem, ao invés de tirar da cartola mais um exame eivado de contradições?