Minhas primeiras impressões sobre o novo Governo de Goiás

Por Kátia Maria

Desejo sucesso ao empossado, mas é preciso descer do palanque e deixar de ser o legislador que fez oposição uma vida inteira, inclusive aos governos que participou. Caiado agora é o executor e será avaliado por todos, diferentemente da atuação no legislativo. O Governo 2019/2022 começou. Ainda não temos claro as primeiras ações concretas do governo.

Poderia ter começado a devolver Goiás para os goianos, slogan propagado na campanha, mas trouxe uma legião de secretários de fora. Não valorizou a prata da casa. Nosso estado é rico em potencial humano dentro e fora dos partidos. Muita gente competente nas universidades. Temos muitos técnicos apartidários que poderiam ter cumprido a função.

Por uma opção, começa o ano sem orçamento aprovado, o que pode comprometer serviços essenciais ao atendimento da população. Afinal, até a agulha no hospital passa pela questão orçamentária. O Estado não pode ter nenhuma emergência nos próximos dias, pois está inviabilizado até que a LOA-Lei Orçamentária Anual de 2019 seja aprovada e sancionada.

Mais um grande equívoco é fazer a folha de pagamento dos servidores de dezembro um instrumento de luta política. Todos sabiam do déficit das contas do estado. Foi um dos temas mais abordado nos debates. Agora é hora de dar solução. Zé Eliton errou ao não pagar a folha. Mas isso não tira a responsabilidade do Caiado em dar sequência e acertar os salários ainda em Janeiro. Primeiro porque os servidores não podem pagar pelo erro da gestão que sai e que entra. Segundo que o estado tem arrecadações previstas que podem cumprir com a responsabilidade do pagamento da folha, é uma questão de escolha do que quitar primeiro. Terceiro que a alegação de que vai priorizar o pagamento da folha de janeiro é frágil. Essa obrigação vence só em fevereiro. As pessoas comem, bebem, pagam aluguel, etc em Janeiro também. Manter a sequência da folha é o melhor para o estado e para os servidores. Afinal, dizia que os servidores seriam prioridade.

O Governo começou e nós vamos acompanhar!

Kátia Maria foi candidata ao governo de Goiás pelo PT, professora universitária e consultora em planejamento.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS