Índios exigem a revogação de portaria do Ministério da Justiça que anulou a declaração da terra indígena Jaraguá.
Na manhã de ontem, 30/08, um grupo de índios Guarani ocupou a entrada do prédio onde fica o escritório da Presidência da República na Avenida Paulista, em São Paulo. O grupo protesta contra a decisão do Ministério da Justiça que anulou a demarcação da Terra Indígena do Jaraguá, na zona norte da cidade.
A Portaria 683 do Ministério da Justiça revoga os direitos dos índios sobre terras tradicionais no Jaraguá e foi publicada no último dia 21
Nas terras indígenas do Jaraguá vivem mais de 700 pessoas, a maioria crianças, em cinco aldeias e se a portaria não for revogada os Guaranis serão despejados.
O Ministério da Justiça alega que houve um erro administrativo para desfazer a ampliação do território realizada em 2015. A área homologada em 1987 é a menor terra indígena do Brasil, com 1,7 hectare e havia sido expandida para 512 hectares. A atual gestão do Ministério da Justiça diz, no entanto, que a extensão correta é de 3 hectares.
“Vamos ficar aqui (na Secretaria da Presidência) até o ministro voltar atrás. Vai ter muita luta, concentração e força.”
Pedrinho Dalane, liderança TI Tenondé Porã.



Í






