Glauber Braga, deputado federal (PSOL-RJ) comenta, ao vivo, a liminar de Alexandre de Moraes

Glauber Braga, deputado federal (PSOL-SP) comentou, ao vivo, a liminar de Alexandre de Moraes que suspendeu a nomeação de Alexandre Ramagem para a direção-geral da Polícia Federal.

Moraes é o relator de ação protocolada pelo PDT. O partido questionou a nomeação feita pelo presidente Jair Bolsonaro depois de uma série de delações feitas pelo ex-juiz Sergio Moro de tentativas de interferência política na Polícia Federal.

O ministro vislumbrou perigo na demora para tomar a decisão, considerando a possibilidade de danos irreparáveis já que a posse do novo diretor-geral estava agendada para esta quarta, às 15h.

“Em tese, apresenta-se viável a ocorrência de desvio de finalidade do ato presidencial de nomeação do Diretor da Polícia Federal, em inobservância aos princípios constitucionais da impessoalidade, da moralidade e do interesse público”, afirmou.

Ao suspender a nomeação, Moraes levou em consideração a recente decisão do ministro Celso de Mello, que autorizou inquérito para investigar o ex-ministro da Justiça Sergio Moro e o presidente Jair Bolsonaro.

Em entrevista coletiva no mesmo dia em que Moro pediu demissão, Bolsonaro afirmou que “por não possuir informações da Polícia Federal, precisaria ‘todo dia ter um relatório do que aconteceu, em especial nas últimas vinte e quatro horas'”.

Moraes declarou que isso deve ser olhado em conjunto com o fato de que “a Polícia Federal não é órgão de inteligência da Presidência da República”.

Temas como o possível impeachment de Bolsonaro e a grave situação do Estado do Rio de Janeiro durante a pandemia do novo Coronavírus, também foram abordados na conversa.

Nas próximas semanas, o deputado Glauber Braga fará uma nova conversa com os Jornalistas Livres e trará atualizações sobre os pedidos de impeachment, já protocolados na Câmara Federal e que precisam, na opinião do parlamentar, do acolhimento urgente de Rodrigo Maia, presidente daquela Casa.

 

 

Com informações do CONJUR

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Réus do 8 de janeiro: quando julgaremos os peixes grandes?

Os julgamentos e as penas são capítulos importantíssimos para uma conclusão didática do atentado que sofremos em 8 de janeiro de 2023, quando milhares de pessoas de todo o país se organizaram para atentar contra a democracia. Mas e os peixes realmente grandes?