Gestão de Bolsonaro do coronavírus é reprovada por 64%, e 45% se dizem a favor de impeachment

Do site El País-

O comportamento errático de Jair Bolsonaro durante a crise do coronavírus aliado ao baixo desempenho econômico do Governo fizeram o humor do eleitor brasileiro mudar radicalmente em um mês. Um levantamento da consultoria Atlas Político, que em fevereiro apontava que o presidente seria capaz de se reeleger em qualquer cenário de disputa, agora mostra que os ventos de impeachment podem começar a soprar. De acordo com os dados, 64% dos entrevistados reprovam a forma como Bolsonaro gestionou a chegada da Covid-19. E, se há um mês, 50,5% das pessoas tinham a expectativa de que a situação econômica do país melhoraria, agora, com a divulgação de um PIB fraco no período, 49,7% acreditam que ela vai piorar. O número dos que apoiam uma deposição do presidente chega a 44,8%.

A pesquisa entrevistou 2.000 pessoas entre os dias 16 e 18 de março, por meio de questionários randômicos respondidos pela Internet e calibrados por um algorítimo. Tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e um nível de confiança de 95%.

Nossa última pesquisa mostrava todos os indicadores de otimismo e confiança melhorando. O ministro da Economia Paulo Guedes estava mais popular do que nunca. Bolsonaro ganhava de largada em 2022. Essa crise veio logo no momento de maior fôlego para o Governo desde que Bolsonaro assumiu. Neste momento, o humor mudou em relação a tudo”, explica o cientista político Andrei Roman, criador do Atlas Político.

Segundo os dados, 41% dos entrevistados consideram o Governo Bolsonaro ruim ou péssimo. O número dos que acreditam que sua gestão é regular é de 33%, e os que a consideram ótima ou boa são 26%. Roman explica ainda que a crise também contaminou a percepção das pessoas sobre outras áreas do Governo. “A expectativa sobre a economia levou o maior tombo. Mas o otimismo em relação à criminalidade e à corrupção caiu também”, explica. 52,4% das pessoas acreditam que a criminalidade está aumentando (eram 43,8% em fevereiro); 46,6% creem que a corrupção também está mais elevada (antes eram 39,2%).

Os entrevistados também se mostram pessimistas em relação ao enfrentamento do coronavírus. Para 80%, o sistema de saúde brasileiro não está preparado para enfrentar a pandemia. E 73% acreditam que a situação da saúde pública criada pela doença está piorando, apesar de 96% afirmarem que não conhecem pessoas em seus círculos íntimos que tenham contraído o novo vírus. O Brasil já tem cinco mortes relacionadas com a doença confirmadas, quatro delas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. Já há 428 casos de infecção no país e outros 11.278 aguardam confirmação. Quase sete entre dez pessoas dizem ter medo de sair de casa e contrair a doença.

Diante da economia em queda e da crise social gerada pela doença, que devem trazer a necessidade de ações mais radicais para isolar o vírus, como quarentenas e fechamento de comércios, os brasileiros se mostram confusos em relação ao futuro dos empregos de suas famílias. Quando perguntados se acreditam que algum familiar poderia perder o emprego, 40% respondem não saber. Para 29%, a expectativa é que sim, já outros 31% dizem não achar provável. Grande parte dos entrevistados (65%) também diz apoiar a medida anunciada pelo Governo de distribuir quatro mensalidades do Bolsa Família para trabalhadores informais.

Impeachment

O mau humor do brasileiro contra o presidente já se mostrou visível nos últimos dois dias das janelas de várias cidades brasileiras, de onde partiram panelaços vigorosos de protesto a ele. Na esteira dos atos, dois pedidos de impeachment já foram apresentados na Câmara. O primeiro foi feito na terça-feira, pelo deputado distrital Lenadro Grass (Rede-DF). O segundo, na quarta, por um grupo de intelectuais e parlamentares do esquerdista PSOL. Os dois documentos sustentam que o presidente cometeu crime de responsabilidade ao convocar e participar de atos que pediam o fechamento do Congresso Nacional e do STF, no domingo.

Bolsonaro, que teve dois testes negativos para a nova Covid-19, esteve na frente do Palácio do Planalto para cumprimentar manifestantes que o apoiavam, no domingo do ato. Sem máscara e contrariando as recomendações do próprio Ministério da Saúde, abraçou e tirou selfies com pessoas, manipulando telefones celulares de terceiros. Após as críticas, chegou a chamar de “histeria” a reação das pessoas, mas após o primeiro dia de panelaço mudou de tom e compareceu pela primeira vez em uma coletiva de imprensa com ministros, todos de máscaras, para anunciar medidas de enfrentamento à doença.

Para o cientista político autor da pesquisa, os dados relacionados ao impeachment captados pelo levantamento mostram que a adesão inicial ocorrem entre os que já avaliavam mal o Governo. “Para esse grupo, essa crise parece ter sido a gota d’água. Mas também é possível que seja um pouco de comportamento estratégico. Que esses eleitores opostos a Bolsonaro sintam o enfraquecimento dele, então tenham decidido aderir ao impeachment”, ressalta.

Guedes, Bolsonaro e Mandetta em coletiva de imprensa.SERGIO LIMA / AFP (AFP)

 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS