FOTOS: A alegria toma conta da caminhada por Haddad em São Paulo

Foto Lina Marinelli / Jornalistas Livres

Quando Boulos (PSOL) apontou no meio da multidão, na Avenida Paulista, uma saraivada de clicks iluminou seu rosto.  Escurecia, os manifestantes queriam fotos com ele, beijar, abraçar, agradecer a campanha bonita que fez e o apoio dado a Haddad e Manu no segundo turno. Nas primeiras horas do ato pela eleição do candidato do PT à presidência, Luiza Erundina (PSOL) emocionou quem a viu erguer seu pequeno cartaz rosa, com letras de papel recortado, onde se lia “#Ele não”. Aos 83 anos, energia de sobra, a deputada reeleita com 176.883 votos bradou forte aos nossos repórteres: “Ô Jornalistas Livres! Venham registrar o povo na rua, defendendo a democracia, repudiando a ditadura.” Erundina é pop. Diva da festa que começou no Masp às 15 hs.

Mulheres no comando

A palavra “alegria” talvez possa resumir o espírito do ato convocado pelas mulheres nas redes sociais e que se alastrou contagiando os partidos de esquerda, coletivos, organizações LGBTQI, estudantes e sem-teto. Viralizou! Rapidamente foram puxadas inúmeras ações para dizer “Haddad sim!” nas ruas das principais cidades brasileiras e também em Nova York, Londres, Paris, Berlim. “O sábado virou o dia de virar votos”, disse uma menina magrinha, de 16 anos, enquanto metia bronca com a baqueta no bumbo, marcando a marchinha que dizia ao final: “ Haddad, Haddad!”

Criativa esta gente que animou a Paulista. Passaram por lá 50 mil pessoas. Nas janelas dos prédios altos moradores balançavam colchas vermelhas, bandeiras gay, lençóis com escrita improvisada : “Ele não”. Um bandeirão branco cobriu o asfalto com seus 15 x 5m, que igualmente cravava: “Ele não”. Um grupo gritava: “Ele não é o Dória também não”. Foi o sábado da paródia. O povo da ciranda cantou um “Cirandeiro, cirandeiro ô, a estrela do Haddad brilha mais do que o sol”.

Carnaval para Haddad

Um pagodinho citava o nome de Manuela, a Marcha das Mulheres estava reforçada, um grupo numericamente parrudo pisou na avenida avisando: “A Zona Leste chegou”. O grupo Ilu Oba de Min esteve ainda mais exuberante, o pessoal do Arrastão dos Blocos anunciou  que no próximo sábado, dia 27, às 16 horas, os blocos de carnaval afinados com a democracia promoverão o maior carnaval fora de época que a capital paulista já viu – o Carnaval do Haddad. Está tudo combinado, o cordão de foliões sai do Largo do Arouche, na região central, e arrasta a sandália pela Praça da República, Praça Roosevelt, Rua Augusta…

Dos refrões, alastrava-se fácil e grudava no ouvido, este: “Ô Bolsonaro, seu arregão, o povo quer debate na televisão”

Cassação de Bolsonaro”

A pauta mais séria esteve em torno do pedido de cassação da candidatura do capitão-candidato por fraude eleitoral. A compra de pacotes de mensagens (o escândalo do WhatsApp) com dinheiro de empresários “É o Caixa 2 do Bolsonaro!”; “É o Caixa 2 do Bolsonaro!”, ecoava pela avenida mais charmosa da capital.

Havia, sim, muitos homens junto das mulheres. Muitos. Surgiram cartazes lembrando “Herzog vive”, “Marielle vive”. Eleitores do PSB, PDT, PCB. Gente de todas as cores, de todos os credos, de todo tipo de fé, gente que não reza. Cidadãos de centro, indígenas, periféricos, negros, nordestinos.  O time Black bloc, que quase não se junta, apareceu fazendo coro. A presidenta da UNE, Mariana Dias e o Coletivo Democracia Corintiana compareceram. O Suplicy também. E gente que lutou na ditadura, que foi preso. Gente que pede liberdade de expressão, direito ao corpo, à sexualidade, ao trabalho, ao 13º. Direito de ficar bem longe do general Mourão! Direito ao SUS, aos remédios para diabéticos, para pessoas vivendo com HIV/Aids.

A alegria dobrou a Brigadeiro Luiz Antônio e desceu, emblematicamente. Com as pessoas entoando uma mistura de cantos, palavras de ordem e refrões formando o melhor retrato do Brasil. Imagem do povo que quer conquistar votos e eleger Haddad e Manu.

COMENTÁRIOS

Uma resposta

  1. Linda reportagem, infelizmente, não ganhamos, mas num só coração, vamos lutar para o próximo pleito.

POSTS RELACIONADOS