Bolsonaro vai ao TSE para tentar censurar UNE

Mariana Dias, presidenta da Une, durante ato desde sábado Foto: @kboughoff

O candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) entrou com um pedido no Tribunal Superior Eleitoral para que a União Nacional dos Estudantes (UNE) retire das suas redes matérias do movimento #ElaNão e desvincule a imagem dele de futuras postagens da entidade.

A informação foi dada em primeira mão para os Jornalistas Livres pela presidenta da UNE, Mariana DIas, durante o último ato de mulheres contra Bolsonaro que reuniu milhares de pessoas na Paulista, em São Paulo neste sábado, 20.

Segundo Mariana, esta é a primeira vez desde a ditadura militar, que um candidato tenta censurar as opiniões da UNE.  A ação revela mais uma vez o caráter autoritário de Bolsonaro.

“Somos uma organização com mais de 80 anos que na redemocratização sempre teve o costume de ter uma opinião em todas as eleições nos temas que nos diz respeito, como privatização das universidades públicas. Nós tomamos a decisão de organizar uma oposição a candidatura de Bolsonaro pelo perigo que ele representa a educação pública. Não se trata de ataque a uma pessoa e, sim, contra os seus projetos políticos para o país”, declarou a presidenta.

 

Depois do incêndio da sua sede no Rio de Janeiro em 1964, a UNE foi posta na ilegalidade e algumas de suas lideranças como o senador José Serra (PSDB), passaram a ser perseguidas.

“Nunca desde a ditadura militar alguém impediu a UNE de ter opinião e não será a candidatura de Bolsonaro que conseguirá nos silenciar. A Une considera que é o próprio Bolsonaro que deve explicações à sociedade sobre como sua campanha vem atuando nas redes”, finalizou Mariana.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS