A hashtag #FelizSemGlobo permaneceu nos Trending Topics do Twitter durante toda essa segunda-feira, 29/02. O que isso quer dizer? O que exatamente é uma hashtag? O que são Trending Topics? Como escolher uma boa hashtag para sua campanha?
O significado do uso da hashtag nada mais é do que agrupar e identificar o conteúdo postado, facilitando aos usuários na hora de fazer uma pesquisa na rede sobre coisas relacionadas ao tema.
O surgimento é creditado ao desenvolvedor Chris Messina, que se inspirou no símbolo #. No Brasil chamamos de “jogo da velha” e por volta de 2009 o twitter começou a hiperlinkar as palavras precedidas de hahstag, o que quer dizer que ao clicar na hashtag o Twitter já te leva aos tweets onde aparece essa hashtag.
Os Trending Topics surgiram logo em seguida e servem de um “termômetro” de assuntos na internet. Os assuntos melhor ranqueados ficaram entre os 10 na lista de Tranding Topics. São os assuntos mais tuitados e retuitados na plataforma naquele momento.
Ao contrário do que se comenta, a lógica dos TT’s não é “quanto mais, melhor”. Para a hashyag assumir a parte de cima da lista é necessário que se identifique pelos algoritmos um aumento súbito de posts sobre o devido assunto tagueado. A lista também pode ser editada pelo Twitter, assuntos inadequados podem ser retirados.
Virar o assunto mais comentado do momento, como se vê, não é fácil e nem difícil, é complexo. Uma série de fatores precisam entrar em sincronia para que um tema vire a rede de cabeça para baixo e se torne a mais importante das notícias importantes do mundo (ou do Brasil) em tempo real.
O psicanalista Carl Gustav Jung explicaria hoje que para entrar nos TT’s é necessário que o fenômeno da Sincronicidade aconteça: “sincronicidade é a experiência de ocorrerem dois (ou mais) eventos que coincidem de uma maneira que seja significativa para a pessoa (ou pessoas) que vivenciaram essa “coincidência significativa”.
Os TT’s também influenciam (e muito) a vida carnal, fora das redes sociais e smartphones. A campanha de boicote ao Oscar, capitaneada pelo diretor Spike Lee, motivada pela não indicação – pelo segundo ano consecutivo – de atores negros para o grand prix do cinema mundial.
A hastag #OscarsSoWhite assumiu a dianteira dos Trending Topics e refletiu na entrega dos prêmios ontem (28). O apresentador Chris Rock fez um discurso a respeito da ausência de negros nas indicações: “Estou no Oscar, também conhecido como os prêmios dos brancos”, disse para uma platéia que não sabia se ouvia em silêncio ou aplaudia. Hoje, a tag “Chris Rock Speech” no Google deu mais de 41 milhões de resultados.
A permanência por longo período da hashtag #FelizSemGlobo, nos tópicos mais tuitados e retuitados, parece indicar que grande número de tuiteiros percebe e discorda do modo como a Rede Globo se insere na luta político-partidária no Brasil.
DICAS PARA A TAG NÃO VIRAR SPAM E SUBIR MAIS RÁPIDO:
1- Fazer uma TAG por tweet.
2- Não twittar a TAG sozinha,escreva sempre algo junto, pois o twitter marca tags vazias como spam.
3- Não escrever a mesma coisa com a TAG várias vezes .
4- Não colocar números .
5- Sem sinais gráficos ( til, cedilha… etc), a TAG sobe mais rápido.
6- Não misturar TAGs diferentes no mesmo tweet.
7- Nunca, jamais, coloque a TAG várias vezes num tweet . Coloque a TAG uma vez por tweet, ou no final de cada tweet seu, porque se colocar várias vezes a Tag vira spam e não sobe nunca.
8- Não coloquem as palavras ‘Spam’ e WTF’ nos tweets, pois elas são imediatamente classificados como spam, e isso acaba com as chances mais uma vez!
9- Para subirmos mais rápido para os TT’s precisamos de no mínimo 20 tweets de 20 pessoas ou contas diferentes em um minuto (importante: não são 20 tweets da mesma pessoa)
10- Esperar 03 minutos entre um tweett e outro da mesma pessoa ou conta (até mesmo pra não ser bloqueado).