Diretor do curso de Direito da UFF pode ser preso se faixa contra Fascismo não for retirada da Universidade

Publicado originalmente na coluna do Lauro Jardim 

A juíza Maria Aparecida da Costa Barros do Tribunal Regional do Rio de Janeiro deu o prazo de até meia noite para que um cartaz com a frase “Direito UFF AntiFascista” seja retirado da Universidade Federal Fluminense, em Niterói.

A magistrada diz que caso a determinação não seja cumpida, o diretor da Faculdade de Direito, Wilson Madeira Filho, será indiciado pelo crime de desobediência, que tem pena de três meses a um ano. Ele também está proibido de permitir atividades políticas na faculdade.

Alunos e professores alegam que a faixa não tem cunho eleitoral, que é um protesto contra o Fascismo e não cita nenhum candidato.

ATUALIZAÇÃO 22:16

Às 22:16 Wilson Madeira Filho publicou em seu perfil do Facebook que determinou a retirada da bandeira e a ausência de novas manifestações.

 

ATUALIZAÇÃO 22:26

Após a faixa ser retirada, duas novas faixas foram colocadas pelos alunos na faixada do prédio.

 

ATUALIZAÇÃO 22:27

O Instituto de Economia do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, o CCJE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFJR, virou “zona antifascista” segundo os alunos. Citando Conceição Tavares, os alunos se posicionaram contra o fascismo e em apoio aos estudantes de direito da UFF. 

“Se o jovem estudante de economia se preocupa com modelos matemáticos e não se importa com o social, tá na profissão errada” – Conceição Tavares 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS