As mobilizações secundaristas que ocorreram em Curitiba no ano passado transformam-se em registro cinematográfico no documentário República do Caos, que teve sua pré-estreia no sábado (17/06), às 15 horas, na da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na capital paranaense. O longa, com uma 1h20 de duração, trata dos eventos ocorridos entre maio e novembro de 2016 e foi construído de forma coletiva utilizando-se de materiais disponibilizados pela mídia livre, whatsApp e por veículos digitais, além de uma série de cenas e entrevistas inéditas capturadas pela equipe do filme.
Segundo um dos diretores, Paulo Jesus, “o desafio foi manter uma linguagem moderna e estética com tantas dimensões diferentes em que as imagens se encontravam.” Além disso, ele ressalta que a narrativa caótica e não linear foi uma decisão unânime da equipe que apostou na correlação dos eventos como “na teoria do Caos”. Paulo ainda lembra que o documentário é uma tentativa de demonstrar que Curitiba não é somente a capital da Lava-Jato.
“É importante garantir um registro histórico desses acontecimentos, que marcaram a política local e nacional”, opina Mônica Ribeiro, também diretora do longa e professora do departamento de Educação da UFPR. “Os secundaristas, por exemplo, assumiram um protagonismo fundamental ao se organizarem nas ocupações”.
Além da preocupação estética e da coletividade, o filme valoriza o cenário da cultura local. As músicas utilizadas como trilha sonora do filme foram compostas por músicos radicados na capital paranaense.
O documentário também estará disponível no Youtube, a partir do dia 21 de junho e poderá ser assistido em 4 episódios de cerca de 20 minutos na plataforma.
Durante a estreia quem assistiu o documentário garantiu que sentiu aflição e empatia pelos estudantes. Na quarta, 21/07 ocorre outra exibição na UFPR. Dia 29/06 ocorrerá uma exibição na Unicamp em São Paulo.
Direção:
Mônica Ribeiro e Paulo Jesus
Traillers:
https://youtu.be/-kZ0GuxHcqQ
Serviço:
Página:
https://www.facebook.com/RepublicadoCaos/
Evento:
https://www.facebook.com/events/1733006646991651
Data: Quarta, 21 de junho.
Local: Observatório do Ensino Médio, primeiro andar do prédio Dom Pedro I da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Entrada pela Rua General Carneiro, Centro de Curitiba.