Amazonas em colapso pelo Covid-19

Colapso na Saúde pública do Amazonas

Enquanto Bolsonaro brinca de dança das cadeiras com ministros da Saúde, o estado do Amazonas (AM) vive dias de terror depois de completar apenas um mês desde que o primeiro caso de infecção por Coronavírus foi registrado na região Norte do País. Segundo o deputado federal José Ricardo (PT-AM), entrevistado pelos Jornalistas Livres, “o estado é recordista não só em número de infectados, mas também de mortos”. (Veja o vídeo na integra abaixo)

O Amazonas ocupa o primeiro lugar no índice de infectados a cada 100 mil habitantes, segundo o Ministério da Saúde, seguido de Amapa e o Distrito Federal. Em todo o Brasil, são 9.3 infectados por 100 mil habitantes, no estado esse número chega a mais de 23. Foram registrados mais 165 casos e 18 óbitos nas últimas 24h. Com isso, o estado chegou nesta quinta-feira (16) a 1.719 registros do novo coronavírus, com 124 mortos.

O hospital estadual de referencia para atendimento de casos de Covid-19, Delphina Aziz foi o primeiro no país a ter 100% dos leitos ocupados por pacientes da doença, e o Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, também localizado na capital amazonense, ganha notoriedade nacional enquanto um vídeo que mostra corpos empilhados ao lado de macas com pessoas ainda enfermas circula em grupos de Whatsapp.

Para o deputado do Amazonas, o estado chegou a este ponto com questões regionais que são replicadas nacionalmente: falta de valorização da vida humana, trocas na gestão da Saúde e desinvestimento na Saúde Pública. Confira a entrevista completa: 

 

 

POSTS RELACIONADOS