Cinema no Sertão dos Gerais – O CineBaru

A 2ª Edição do CineBaru - Mostra Sagarana de Cinema acontece entre os dias 18 e 21 de outubro de 2018, na vila de Sagarana, distrito do município de Arinos, no sertão de Minas Gerais.

Clement Villien

Por Guidyon Augusto, para os Jornalistas Livres

O Projeto que é produzido pelo Coletivo Ecos do Caminho, juntamente com parceiros regionais, propõe uma ampla programação de curtas, oficinas e atividades abertas ao público em geral. Na 2ª edição, o projeto lança um manifesto amplo, assim como três estruturas de programação audiovisual: Mostra Competitiva Regional (para curtas-metragens dos estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás e do Distrito Federal), Mostra Sertão (longas escolhidos e convidados pela curadoria), Mostra Sertãozin (programação infantil para as crianças das escolas da região).

“Cinema e Ser-tão. Sonhar e ser no sertão. Descobrir(-se) (n)as histórias contadas, aprendendo com os mais velhos, com as crianças, com as tradições.

A busca pela inteireza da sabedoria da terra, a troca de afetos e a ancestralidade, através do singelo olhar das guardiãs e guardiões sertanejos.

Potencializar a beleza das vivências e, por meio do cinema e do diverso, expressar gratidão aos parentes geraizeiros.”

(trecho extraído do Manifesto CineBaru 2018)

Tal como na primeira edição, em 2017, o festival integrará uma programação de oficinas, vivências, música e atividades voltadas ao público infantil, totalmente abertas para a comunidade.

O projeto pauta um olhar para o chamado “território baiangoneiro” (da tríplice fronteira entre os Estados de MG, BA, GO, integrando juntamente o DF), assim como para os territórios que integram o  Mosaico Sertão Vereas – Peruaçu.  A Mostra se propõe a construir um espaço de atividades amplamente alinhado aos contextos socioculturais do Território com o qual se conecta, tendo em mente o incentivo de propostas oriundas do entorno da Vila de Sagarana, dialogando intimamente com as raízes e anseios de participações regionais.

Clement Villien

Os chamados para inscrição dos curtas e propostas de vivências autogestionadas estão abertos!

Você pode conferir o Chamado de Curtas acessando o link: https://goo.gl/LffLFz

As inscrições de propostas de vivências/oficinas possuem um Edital específico que pode ser conferido no link: https://goo.gl/KgRCK3

O CineBaru não conta ainda com incentivo de editais públicos nem patrocínio privado. A produção lançou uma campanha de financiamento coletivo .

Para ler o Manifesto completo, é só clicar AQUI.

Todas as novidades estão no facebook, no instagram e no blog, onde você pode conferir como foi a primeira edição do Projeto.

Categorias
Ação HumanitáriaAgroecologiafotografiaGeral
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta