“CARTA AO EXCELENTISSIMO SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, JAIR MESSIAS BOLSONARO

Senhor Presidente,

Já fomos dizimados, tutelados e vítimas de política integracionista de governos e Estado Nacional Brasileiro, por isso vimos em público afirmar que não aceitamos mais política de integração, política de tutela e não queremos ser dizimados por meios de novas ações de governo e do Estado Nacional Brasileiro. Esse país chamado Brasil nos deve valor impagável senhor presidente, por tudo aquilo que já foi feito contra e com os nossos povos. As terras indígenas têm um papel muito importante para manutenção da riqueza da biodiversidade, purificação do ar, do equilíbrio ambiental e da própria sobrevivência da população brasileira e do mundo.

Não é verdade que os povos indígenas possuem 15% de terras do território nacional. Na verdade são 13%, sendo que a maior parte (90%) fica na Amazônia Legal. Esse percentual é o que restou como direito sobre a terra que antes era 100% indígena antes do ano de 1500 e que nos foi retirado. Não somos nós que temos grande parte do território Brasileiro, mas os grandes latifundiários, ruralistas, agronegócios, etc que possuem mais de 60% do território nacional Brasileiro.

O argumento de “vazio demográfico” nas terras indígenas é velho e falso. Serve apenas para justificar medidas administrativas e legislativas que são prejudiciais aos povos indígenas. As nossas terras nunca são vazios demográficos. Foram os indígenas que ajudaram a proteger as fronteiras brasileiras na Amazônia.

Diferente do que o senhor diz de forma preconceituosa, também não somos manipulados pelas ONGs. As políticas públicas, a ação de governos e do Estado Brasileiro é que são ineficientes, insuficientes e fora da realidade dos povos indígenas e nossas comunidades.

Quem não é indígena não pode sugerir ou ditar regras de como devemos nos comportar ou agir em nosso território e em nosso país. Temos capacidade e autonomia para falar por nós mesmos. Nós temos plena capacidade civil para pensar, discutir os rumos dos povos indígenas segundo nossos direitos, que são garantidos nos artigos 231 e 232 da Constituição Federal, na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e na declaração da ONU sobre os povos indígenas. Nós temos condições de elaborar projetos e iniciativas. Muitos já estão elaborados. É o caso dos planos de gestão de terras indígenas aplicados no estado do Amazonas.

Senhor Presidente, cumpra com suas falas e discursos de campanha de fazer valer a democracia, pois somos brasileiros que merecemos respeito sobre nossos direitos. Não aceitamos a ação ditatorial, pois contradiz com o discurso do senhor Ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni que defende o diálogo. Afirmamos que estamos organizados com lideranças e povos capazes de diálogo com o presidente, Estado brasileiro e governo, pois já aprendemos falar na Língua Portuguesa, além de nossas línguas nativas de cada povo e línguas de outras nacionalidades.

As mudanças feitas na restruturação e na reorganização administrativa do governo federal através de MP n° 870 do dia 1 de janeiro de 2019 são uma completa desordem e um ataque contra a política indigenista Brasileiro. Além de prejudicial, pretende inviabilizar os direitos indígenas que são constitucionais. O mesmo sobre novo decreto, que tira a competência da Funai de licenciamento que impactam nossos territórios. Essa prática já aconteceu no passado na história Brasileira como uma tentativa agressiva de nos dizimar. Foi um período muito difícil e ineficiente do Estado. Não aceitamos e não concordamos com suas medidas de reforma administrativa para gestão da política indigenista.

Não somos culpados de ter muitas mudanças em nossas vidas e em nossas culturas. Isso é fruto de um processo de colonização violento, que matou muitos povos e extinguiu línguas nativas. Queremos continuar sendo indígenas, com direito a nossa identidade étnica, assim como somos brasileiros. O brasileiro quando sai para outros países e outros continentes continuam sendo brasileiros. Nós, da mesma forma, e ainda mais quando estamos dentro do Brasil que aprendemos a defender como nossa nacionalidade.

Nosso modo de vida é diferente. Não somos contra quem opta por um modelo econômico ocidental, capitalista. Mas temos nossa forma própria de viver e se organizar nas nossas terras e temos nossa forma de sustentabilidade. Por isso, não aceitamos desenvolvimento e nem um modelo econômico feito de qualquer jeito e excludente, que apenas impacta nossos territórios. Nossa forma de sustentabilidade é para nos manter e garantir o futuro da nossa geração.
Não estamos nos zoológicos, senhor Presidente, estamos nas nossas terras, nossas casas, como senhor e como quaisquer sociedades humanas que estão nas suas casas, cidades, bairros. Somos pessoas, seres humanos, temos sangue como você, nascemos, crescemos, procriamos e depois morremos na nossa terra sagrada, como qualquer ser humano vivente sobre esta terra.

Nossas terras, já comprovado técnica e cientificamente, são garantias de proteção ambiental, sendo preservadas e manejadas pelos povos indígenas, promovendo constantes chuva com qual as plantações e agronegócios da região do sul e sudeste são beneficiadas e sabemos disso.
Portanto, senhor presidente da República Jair Messias Bolsonaro, considerando a política de diálogo do seu governo na democracia, nós lideranças indígenas, representantes legítimas, estamos prontos para o diálogo, mas também estamos preparados para nos defender.

Carta dos povos Aruak Baniwa e Apurinã

– Marcos Apurinã – Povo Apurinã -Liderança Indígena Apurinã da Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Rio Purus;
Liderança Indígena Baniwa do Alto Rio Negro, membro da Organização Baniwa e Koripako NADZOERI

– André Baniwa – Povo Baniwa  – Liderança Indígena Baniwa do Alto Rio Negro, Terra Indígena Alto Rio Negro, Presidente da Organização Indígena da Bacia do Içana, OIBI

COMENTÁRIOS

44 respostas

  1. Bom dia
    Depois de analizar fatos de corrupção dentro dos presídios,e os comandantes das maiores facção criminosa que comanda o crime organizado lá de dentro das cadeias e presídios tirando vidas aqui fora talvez de pessoas inocentes cheguei a conclusão de que só existe um meio para melhorar e aprimorar com respeito a justiça dentro dos presídios:
    01- em primeira estâncias retirar todos os meios de comunicação de dentro das celas e agentes prisionais ….
    02- construir cabines com telefones fixos e monitorados por câmeras e alto captura de conversas quando o preso terá direito há uma ligação para o número cadastrado e rastreado …..
    03= quando for há hora de visitas fazer vistorias no visitante integral (corpo inteiro)..
    04- não havendo meio de comunicação de dentro das cadeias ou presídios quero só saber de como os comandantes de facção criminosas irão comandar os crimes aqui fora ?
    05- e pra fazer isso eu tenho certeza que nosso presidente ( Jair messias bolsonaro ) tem a coragem de decretar e colocar em práticas tudo isso.

  2. Sr. Presidente da república!
    Abaixo cito algumas medidas que entendo devam ser tomadas de imediato, nem que seja necessário definir o país “em estado de sítio”:,
    # Acabar com todo e qualquer privilégios dos políticos, inclusive os salários pagos indevidamente às suas filhas que nada contribuem para o país. Acabar com auxílio moradia, carro com motorista, despesas com viagens, alimentação, aumentos somente de acordo com a inflação e anualmente, que ninguém possa ganhar mais que o presidente da república pois é deste a maior responsabilidade. Há desembargadores ganhando mais de um milhão por mês em Pernambuco, estado pobre, isto é uma verdadeira vergonha nacional. Se o seu salário é de R$ 40.000,00 por mês, que seja cortado até este teto de todos políticos, juízes, desembargadores e de todos servidores públicos, incluindo também todas empresas e equipes de futebol. Todos, sem exceção devem contribui para a Previdência Social que, se cobrarem de todas empresas que devem, incluindo o tal de Neymar (famoso cai…cai) pois somente ele deve mais de 10 milhões aos cofres do governo, mandar fazer uma auditoria rígida em todas empreiteira e demais empresas do país pois a maioria sonega todos impostos e encargos sociais. Somente com estas medidas, a Previdência Social torna-se superavitária, não necessitando de nenhuma mudança. Também os militares devem estar dentro destas regras. Não deve existir exceções. Que todos cumpram as Leis trabalhistas como os trabalhadores que ganham o salário mínimo e levam este país para a frente;
    # Mandar fechar todas mineradoras, sem exceção e cobrar todas multas devidas e exigir que paguem ao povo que moravam onde ocorreram as catástrofes o valor necessário para construírem suas casas e que tenham no mínimo por dois anos, salário compatível com as necessidades das pessoas e famílias;
    # A multa ambiental que ainda continua, deve ser o suficiente para refazerem as cidades com toda infra estrutura necessária;
    # Acabar com toda e qualquer derrubada de árvores no Amazonas, na mata atlântica e cobrar multas equivalente à recuperação do desmatamento que fizeram e fazer com que sejam levados à falência;
    # Deixar claro que aluno que espanca professor ou colegas, sejam expulsos do colégio e sua família deverá pagar uma multa ao colégio para recuperar todo estrago feito, inclusive com os professores ou colegas;
    # Professores deveriam receber os maiores salários pois dependemos deles para termos profissionais no futuro. É ridículo o que recebem mensalmente;
    # Colocar na cadeia todos políticos, empreiteiros e outros que participaram de todas falcatruas já provadas, doa a quem doer, sem direito a habeas corpus e também sem direito à defesa pois o crime deles é inafiançável. Se quiserem alimentos e vestuários, devem trabalhar árduo para isto, dentro ou fora da cadeia, como por exemplo, fazer calçadas, estradas,asfaltos e muito mais. Visitas íntimas deve ser proibido, somente com o acompanhamento de profissional da segurança;
    # Definir um único imposto para todo o país, reduzindo inclusive a carga tributária pois isto alavancará a economia, empregos e certamente o governo não terá deficit. Somente com a burocracia atual, gastam-se milhões e milhões de US$ fazendo ainda os profissionais e demais pessoas perderem enorme tempo e dinheiro para resolver cada caso. Sugiro chamar tal imposto de IMPOSTO BRASIL ADIANTE;
    # Definir que cada político pode ter no máximo 3 assessores com ganhos não superiores a R$ 5.000,00 por mês;
    # Melhorar as estradas imediatamente, facilitando e baixando os custos dos caminhoneiros que transportam todos alimentos para o povo ou para exportações;
    # Definir que qualquer nova Lei será necessário um plebiscito junto ao povo que aprovará ou não tal Lei. Isto sim é democracia;
    # Definir, como nos EUA que, todo pessoa apontada como que tenha feito algo indevido, seja preso, trabalhe para se sustentar até que seja provado sua inocência e não como aqui no Brasil cujos ladrões ficam livres, recorrem até que seja extinto o delito (que na realidade não se extingue jamais);
    # Adotar a pena de morte para casos especiais como estupro, assassinato de menores, assassinatos violentos e outros casos. Isto, por si só fará reduzir a criminalidade. Incluir também traficantes de drogas, usuários de drogas (10 anos de reclusão), qualquer portador de drogas (8 anos de reclusão), etc…
    # Dar um prazo máximo de 10 meses para que todas empresas e pessoas em dívida com a união, seja em impostos ou contribuição à previdência social, paguem mensalmente, junto com os encargos do próprio mês. Caso as empresas e ou pessoas não cumprirem por apenas um mês, terão suas empresas lacradas e tomadas pelo governo e as pessoas, irão para a cadeia até que tudo seja devidamente pago;

    Sr. Presidente!

    Isto tudo é um pouco do que espero do Sr. e de Sérgio Moro. Vocês não conseguirão governar este país com a corja existente na câmara dos deputados, senado federal e STF. Se chamarem isto de ditadura, que seja; tenho certeza absoluta que a grande maioria do povo assim o deseja.

    Com todo respeito, abraços

    Evanir Cardoso

    1. Que pena, que o nosso presidente e sua família estão demonstrando serem políticos altamente corruptos, e, que estão fazendo o contrário do que pregaram em campanha, pior que temos que aguardar quase três anos, para ver se aparece alguém decente para governar nosso sofrido país.

  3. Por favor, façam com que esta correspondência chegue às mãos do ministro Sérgio Moro e às mãos do presidente da república o nosso Messias Bolsonaro.

  4. Sou e sempre serei pelo correto, justo, sem falcatruas, trilhando o caminho do bem e praticando-o. Esta é a minha característica principal e acredito que a do presidente e Sérgio Moro, também.

  5. Que DEUS abençoe o sofrido povo brasileiro. Não entendo as politicas sociais, pois contribuía com a previdência social como autônomo com
    10 salários mínimos. Fui aposentado recebendo 2.99 salários mínimos, hoje recebo um mil e seiscentos reais. Tenho vergonha do que ganho com minha idade, onde se não fosse os meus filhos estaria a muito tempo morrido de fome e doenças, não posso adoecer, pois não terei como comprar medicamentos. Fora os políticos que só pensam neles.

  6. não e’ justo tirar de quem não tem ,si ganha um salario minimo, qui nem da para si manter, senhor presidente , tou dizendo isso não so’ por mim mas por todos nossos irmãos ,qui tanto trabalhou para conseguir ,meu marido pagava sobre cinco salario foi tirando ate’ chegar num salario minimo qui mal da para viver ele veio a faltar continuar recebendo e’ o meu direito fui casada a sessenta e um ano não aceito que tira um centavo e’ meu com todo o respeito qui Deus com sua infita bondade abençoa todos deixo aqui o meu pedido

  7. Senhor Presidente, está na câmara dos deputados a PEC 176/12, para ser analisada o objetivo dela é contemplar os idosos e as pessoas com doenças graves, receber na totalidade o seu direito pertinente do precatório. Como Senhor sabe a lentidão da justiça, faz com que esses pagamentos levam 10 a 15 anos para ser pagos. Por de uma olhada com carinho nessa PEC. Obrigada.

  8. Carta para o Sro. Presidente Bolsonaro.

    Caro Srº Presidente desde que você foi o nosso presidente do Brasil, estou vendo que o Sro Bolssonaro esta muito preocupado em ensinarem as nossas crianças não crescerem LGVT,… Por um outro a bandidagem estão soltos matando trabalhadores, temos bandidos ai com 12, 13 e 14 anos matando pessoas por um celular , foi o que aconteceu com a minha família perdi o me genro em um assalto por causa de um celular. Agora eu pergunto a criação das nossas crianças para não serem LGVT, vai fazer diferença , então não teremos mais assaltos não teremos mais adolescentes bandidos com arma na mão matando as pessoas, é essa educação que teremos.
    crianças não LGVT,.. e adolescentes bandidos. Sro. Presidente a maioria dos assalto é feito por bandidos menores eles mandam sem dó. Eles aparecem de motos e munidos de arma e matam pessoas…. meu Deus Srº. presidente Bolssonaro você precisa de fazer a diferença e acaba com esses marginais.
    Lembro que nas eleições foi falado em rede nacional um monte coisas que iria muda para combater a criminalidade,.. cito O Governador Doria falou não iria existir saidinha das cadeias, não foi cumprido , os bandidos saem das cadeias já roubado e mandado pessoas nas ruas e depois volta para a cadeia dando risada dessas saidinhas. Tem que construir mais cadeias no meio de ilha deserta e prender esses menores bandidos e colocar para trabalhar , porque alem de eles matarem um pessoas honestas, nós pagamos para manter bandidos presos só na vida boa, e ainda alguns recebendo o nosso dinheiro suado na cadeia, sabe por eles recebem visitas das suas mulheres ou namoradas e elas engravidam e depois ficam recebendo pensão tirando do nosso salário de muito pobre trabalhador.
    Até quando o Brasil vai ter uma mudança de verdade.
    Porque o resto é promessa.

    Edileusa M. Santos

    Obrigada

  9. Sonho de msg. Quem dera ela chegasse até o Sr Presidente e ele as colocasse em prática, nosso Brasil com certeza melhoraria. Sendo governado por uma pessoa mãos de ferro.

    1. infelizmente estamos num governo que a intenção não é proteger os povos indígenas e sim extermina-los favorecendo os grande fazendeiros, agricultores e criminosos garimpeiros ilegais que além de destruírem o nosso tesouro matam os nossos índios. Temos um presidente que esta cagando pro cidadão, que não se importa com as mais de 150 mil vidas perdidas pela covid-19, um presidente fascista com a família envolvida ate o pescoço com criminosos milicianos, um presidente que disse que ia acabar com a corrupção no governo mas estava lá, de baixo do nariz dele, um dos seus lideres escondendo dinheiro na bunda. O brasileiro nunca errou tanto em colocar um mal educado pra governar o Brasil, um cara que faz historia sendo o ”presidente mais baixo e mal educado” ameaçando jornalistas, fazendo a maior putaria numa reunião que deveria ser pra discutir o futuro do Brasil e não ser um show de baixaria, um cara que coloca uns ministros malucos como o ex ministro da educação Abraham Weintraub e brinca de ficar tirando ministros dos poderes por birra como se os ministros fossem moleques que não estudaram anos e anos e construíram uma grande carreira como o ex ministro Sérgio Mouro. Cara, sinceramente, o Brasil não merece ter um presidente tão… sei la… tão ”Jair Bolsonaro” ta ligado!?, o meu pais, a minha nação, merece mais, pelos meus pais, amigos, familiares, meus futuros filhos e netos, por mim e por todos os brasileiros, um governo melhor longe de ser parecido com esse atual.

      meu nome é Kleber tenho 16 anos e temo pelo futuro do pais.

  10. Exelentissimo sr. presidente em primeiro lugar dizer de todo meu respeito pelo sr. gostaria que o sr olhasse para esses emprestimos consiguinados mesmo sem assinar contrato estão descontandos dos aposentados e os emprestimos mesmo fora dos limites que estão fazendo pessoas de 60 70 anos sendo exploradas com juros abusivos sou uma pessoa humilte mais tem meu maior respeito

  11. Quero expressar todo meu respeito e admiraçao não sei se vai chegar até exelentisso presidente

  12. Sr presidente o senhor deve falar menos e com objetividade e danificar a desfilar diante da mídia de dos repórteres que queremntumultuar é o excelentíssimo tem ido na onda , menos, menos presidente. Sim, minha pergunta também, obs: o ministério do MORO RACHA OU NÃO RACHA? Kkkkkkkklkkaaaaaaaaa.

  13. Excelentísimo presidente da República Federativa do Brasil

    Não sou de direita e agora também não sou de esquerda. Sou apenas um cidadãos brasileiro que vive fora do país a 21 anos. Não estou legitimado para opinar sobre política brasileira vivendo na Espanha. Estou de acordo com vossa senhoria que o Brasil vai ter problemas com a economia, como está passando em todo mundo nesse momento. Foi um erro gravíssimo a postura do governo frente essa pandemia ao realizar a última manifestação. Todo ser humano pode equivoca-se , vossa senhoria também, mas persistir sería de néscio. Agora é hora de assumir a responsabilidade e reconhecer publicamente que estava equivocado e tomar o mando da nação sem delegar aos governadores dos Estados. Tomando medidas que outros mandatários do mundo estão tomando. Espero que o presidente do meu país seja lembrado na história como: “O presidente que soube retificar a tempo”. Com humildade poder tomar decisões firmes e contundentes, frente uma crise mundial, protegendo seu povo, tanto de direita como de esquerda.

  14. JÁ BASTA!!!

    É hora de buscar soluções! Já é hora de ser solidário, de evitar discussões partidárias e de querer te razão em sua orientação política. Chega de buscar culpados, porquê olhar atrás já não ajudará resolver o que nos espera. Olhar pra cima (governo),ou olhar para baixo(polvo), sem união, apenas alimentará uma miopia social que desenfoca a realidade atual. Olhar à Direita política ou olhar à Esquerda, é perder tempo.
    O importante agora é olhar em frente… porquê sei que os brasileiros somos fortes e quando estamos unidos de verdade, vencemos como a nossa “SELEÇÃO”(*****)!!!
    Ao invés de perde tempo com nossas minúsculas diferenças de opiniões, Sigamos a convergência da solidariedade e a consciência social.
    O peor está por chegar.

  15. Caro Se. Presidente Jair M. Bolsonaro: Sou brasileiro da gema, amo este Brasil, como ninguem. Trabalho, desde aos 6 anos de idade na roça e ainda com 78 anos, trabalho como representação, para ajudar minha familia. Elegemos o Sr., pois sabemos, que Deus colocou o Sr. la, para dirigir este pais, com segurança. Sabemos, da ineficiencia da Camara, do Senado, e do corrupto STF.
    Aqui, vai um pedido, de 70 milhões de verdadeiros, patriotas: Corte agora, as mordomias, dos deputados, senadores e do STF. Chega de pagar casas, alimentos, escolas, saude a toda esta laia de sangue sugas, lixos de brasileiros, corruptos, que querem manter nossa amada nação, sob os pes destes vermes.Todo dinheiro que estes vermes, consomem, para seus desmandos, vamos envia-los à saude, segurança e educação e esta laia de imorais, sem carater e patriotismos, vão viver com seus polpudos salarios. Agindo assim, o Sr. chegará a 100% de aceitação, porque não aguentamos, tantas mordomias, rapinagens e falta de patriotismo.
    Renove o STF, centro da corrupção legalizada, expulse os deputados impatriotas e senadores. corte as aposlentaodrias polpudas dos politicos e termos o Brasil, que sonhamos.
    O Brasil te ama.
    Deus te protegerá,ninguem poderá atingil-lo. Sabemos, que estais, rodeados de hienas, TVs, Jornais, os corruptos, Lula solto, desfrutando donosso dinheiro, que roubou, etc. etc.l etc.
    PRESIDENTE, SALVE NOSSO BRASIL, ESTAMOS CONTIGO.
    Um abraço de uma familia realmente BRASIL
    – Flavio. R. P. da rosa e familia..

  16. Na minha opinião o Presidente está tentando fazer as coisas certas, porém não está. Vamos e venhamos ele estava correto em abrir tudo o povo precisa trabalhar querendo ou não alguns abrem levam multas todos precisam de dinheiro, Neste ponto estava certo depois voltou pra trás; As escolas não podem ser só pelo computador, quem,não tem computador? Pessoas do presidio não ter visitas não sair é certo porem como meu caso minha filha é autista internada porque não posso ver? ela perfeita eu também, está errado, analise os casos e não proíba este tipo de visitas;. Agora falar tantos palavrões na televisão não pode existem crianças assistido pessoas idosas etc Presidente não faça mais isto. Quanto ao coronavirus não estou aceitando esta doença pois não existe dor de garganta febre tosse é época de frio todos pegam gripe, não é esta doença quantas reportagens de pessoas que morreram de câncer doença cardíaca e falam ser esta doença não é. Para Presidente, acorda o Brasil precisa andar trabalhar viver sair ir em médicos e hospitais não podem. Se entrar pra consulta eles internam . Para Presidente acorda deixa o povo trabalhar . Estes 600 que está dando não é para os necessitados quantos carregadores de lixo drogados etc estão recebendo e quem precisa não está. Acorda presidente

  17. Exmo.sr.Presidente, Jair Messias Bolsonaro,
    tomo a liberdade de sugerir-lhe a ideia do PEC 609 de autoria do pranteado

    Plínio Salgado,quando era deputado federal por São Paulo, em 1966, que infelizmente não foi aprovado. Seria um belo modelo de mudança estrutural, para evitar o caos. A FIB atual certamente poderá ajudá-lo na Reconstrução Nacional. Obrigado pela atenção.

  18. Meu nome é Sandra Maria Meireles Gomes, estou tentando pegar o meu auxilio emergencial que esta disponível na caixa econômica federal. já fui na agencia 3 vezes e está constando senha bloqueada não sei o que fazer moro em casa de herdeiros (10 pessoas) estou precisando, meu endereço rua braz rubim 505- Caratoira Vitória ES.

    1. Estou passando uma situação bem parecida. Meu nome é Danieli oliveira da costa.Sou mãe solteira desempregada. Recebi só 3 parcelas do
      auxílio, no dataprev está aprovado, fui ao caixa 3 vezes tbm e não fizeram nada. Não sei mais o que fazer. Está difícil.

  19. Bom dia Sr. Excelentíssimo Presidente da República, meu nome é Sadami, sou descendente de japoneses meus pais eram imigrantes ( minha mãe da região do vale do ribeira) mais exato Registro. Somos oito irmãos. Meus pais nós deixou um sítio de 29 hectares, nós dependemos desse sítio para nosso sustento, mas infelizmente ele se encontra com processos na justiça ( estando com dúvidas com a união) devido a financiamento rural (banco) na verdade é que não entendo muito do assunto, mas houve uns anos atrás que o governo concedeu anistia a alguns pequenos produtores rurais ( infelizmente minha mãe não estava nesse pacote) hoje ela já é falecida e ficamos com o sítio arrendado aos primos ricos e vemos preso com medo que o sítio vá a leilão e esses primos arrematem a preço de banana. Nos sendo os legítimos herdeiros ficarmos sem nada . Resumindo, gostaria de saber se há alguma possibilidade de uma nova anistia ( a dívida estiem nome de minha mãe; Suzana Hoshino e de um dos filhos. Sadao Hoshino) por favor nós não temos condições de contratar um advogado. O único caminho que encontrei foi recorrer ao Sr. Por favor se puder encontrar-me uma solução um caminho, fico grata imensamente (me perdoe as palavras incorretas). Já não sei a quem recorrer, tenho três filhos que sonham em ir pra faculdade, dependemos desse sítio. Muito obrigada, aguardo ansiosamente por uma resposta.

  20. MEu presidente cuidado com os lobos vestidos de ovelhas

  21. Tenho algumas ideias para o novo governo meu presidente jair messias Bolsonaro como Ex: 1-usar internet para consulta agendada por horário, para acabar com a fila no sus igual aos planos de saúde.
    2- plantar árvores frutíferas ruas para população colher e o que não colher as prefeituras podem vender nas feiras , contratar firmas honestas para fazer o capeamento de asfalto o famoso tapa buracos com qualidade como asfalto q estava antes e não como deixam ,piores do que antes de capear , existem máquinas q fazem Isso e deixam melhor o buraco e nao muda o asfalto , em qualquer país de primeiro mundo tem milhares de vídeos demonstrando isso q fica excelente o tapa buraco infelizmente no nosso país é feito de qualquer maneira pra poder fazer em breve de novo…

  22. Excelentíssimo senhor Presidente Jair BOLSONARO sou da cidade de Pilar Paraíba o qual temos aqui quase 12 mil habitantes gostaria de lhe conhecer de perto fui a sua posse botei no senhor mais meu sonho antes de morrer quero lhe abraçar e vir de novo no senhor venha conhecer minha cidade Pilar Paraiba dou amigo de Aguinaldo Ribeiro e De Daniella Ribeiro a senadora conheço desde da minha infância esse e meu ZAP contato de meu filho kelvin Nathan Meireles Bezerra 083 988300233 min responda Presidente pelo amor de Deus quero conhecê-lo e abraçar o senhor abraço NILSON BEZERRA dos Santos

  23. Excelentíssimo Senhor Presidente da República.
    Bom dia, moramos no condomínio Village Pavuna zona do Rio de Janeiro. Peço a vossa intervenção pelo amor de Deus. Houve um escapamento de gás a empresa NATURGY foi acionada veio até o local mas o chefão do tráfico impossibilitou com ameaça de morte dos técnicos da NATURGY de sanar o vazamento do gas. Afim de preservar a segurança de 3 mil pessoas que residem no citado condomínio a NATURGY fechou geral o fornecimento. Excelentíssimo Presidente bebezinhos crianças idosos pessoas com necessidades especiais sem gas desde a tarde do dia 19/10/2020. Esse tema foi reportagem na Band News etc…não temos para onde ir somos idosos com limitações por doença. Estamos apavorados eles vão invadir o condomínio se chegar a polícia. A NATURGY foi na 39aDP relatar que precisava sanar vazamento de gas no condomínio mas o comandante para preservar a polícia não autorizou o acompanhamento dos homens para dar segurança a NATURGY.

  24. Bom dia!!! Meu querido presidente sr Jair Bolsonaro, sou um dos milhares de robôs sou seu fã número um no meu Facebook Agostinho Abreu faço tudo de bem e compartilho tudo do sr , o sr presidente troce a esperança para nós povo brasileiro eu queria dizer o meu muito obrigado de verdade de coração , queria fazer um pedido para o sr presidente é que meu filho mora na Austrália em vitória Melbourne que está a nove anos lá ele faz mudança é o visto dele está para vencer por causa da pandemia não está conseguindo renovação para ficar lá pois ele tem o visto de trabalho tem como sr dar um força para ele ficar lá pois ele não tem como voltar pois tem dinheiro para voltar o nome dele é Renan Boch de Abreu tem como sr me ajudar com o consulado de lá para consegui o visto para ele agradeço o sr desde agora é acredito na sua ajuda por o sr é o melhor presidente do Brasil como eu já disse sou seu fã número um e acredito na sua honestidade por o sr está lutando com um sistema de ladão muito grande todos os políticos são contra o sr e mais mídia mais eu digo não desista o povo está com o sr eu sempre fala que o sr o homem mais honesto do Brasil por se o sr tivesse roubado um galinha o sr já estava prezo por todos são contra e querem derrubar o sr presidente um grande abraço eu peço não desista de nós brasileiros obrigado de verdade

  25. vossa excelência senhor presidente da república Jair Messias Bolsonaro.

    Vim perdir-lhe que o senhor mande verificar o que está acontecendo com os bloqueios de quem já vem recebendo,pois fomos aprovados e bloqueiram nossa 6ª parcela.Muita gente está precisando desse dinheiro,pois devido a pandemia fomos prejudicados no nosso pequeno negócio,e esse dinheiro tem me ajudado muito.A mim e a vários brasileiros necessitados.
    Peço-lhe por favor,que reparem e nos dêem o direito que já temos.
    agradeço-lhe desde já.
    Dennis e milhares de brasileiros.

  26. Excelentíssimo senhor presidente. Venha por meio dessas palavras mostrar a realidade do abandono do PSL com o município de Currais Novos RN . Não enviou nem recurso.

  27. Boa noite perciso muito de ajuda. Tenho 47 anos tô passando por uma dificuldade muito grande por que na minha idade ninguém me dá emprego sei que o senhor vai me responder porque o senhor e uma pessoa humilde tudo que ué quero e trabalhar para poder manter minha familha agradeço muito pela resposta e acredito que pode me ajudar pelo amor de Deus

  28. Excelentissimo Sr. Presidente JAIR MESSIAS BOLSONARO,
    Eu, Ademir Thenorio da Silva, brasileiro, casado, contador crc nº 134.650 SP.
    Vem mui respeitosamente expor a Vossa Excelência o seguinte
    Nós da classe contabilista, estamos sufocado com as multas aplicadas em nossos clientes, referente a SEFIP 2010 pela RFB,
    Trata-se de uma medida já em pauta e aprovada pelo senado PLC 96/2018 que prevê a anulação de débitos tributarios de empresas e até agora nada de sair .
    Sr. Presidente, os clientes estão repassando para a responsabilidade do contador, essas multas recebidas pela RFB que mesmo com a situação dessa pandemia estão, enviando pelo correio a cobrança sem dor e nem piedade para pagamento em 30 dias corridos. sob pena de desemquadramento do simples nacional
    Nos lutamos todos os dias com muitas burocracias para ganhar nosso pao de cada dia para nossas familias e ainda tenhamos que arcar com essas despesas que não nos pertence
    Peço de Vossa Excelência um parecer se possível favorável em favor da classe contabil.
    Estamos junto com Sr. nessa luta para a grandeza de nosso país.
    Atenciosamente,
    Ademir Thenorio da silva – CRC 134.650 SP
    e CONFIAMOS E NOSSO DEUS e confiança no Senhor;

  29. Boa Noite.Envio está mensagem admirando o grande trabalho dos pesquisadores que tem feito um excelente trabalho sobre a vacina E tem comprovado a eficácia dela que chega a 100 por cento em todos.Mas estamos preocupados mesmo assim porque mesmo que tenhamos essa vacina a uma grande população em Massa que precisa tomar primeiro são os funcionários que estão na frente na área da Saúde depois dos infectados ,os mais velhos os Mais Jovens e se puder Até as Crianças não? Até essa Vacina ir a população inteira faltará ainda muita vacina a ser exportada para todos e isso leva dias Até meses para poder vacinas a toda a População Brasileira Além do Mais devo s mesmo que tenha sido comprovada muitos estão ainda inseguros a tomar ou seja não será todos e mais precisamos ver a eficácia dela se trás algum tipo de efeito colateral e ainda temos que ver a potência dela contra o vírus se reage bem e nao temos mais o risco de Pegar .Mesmo assim a Pandemia prejudicou muitos brasileiros que ficaram desempregados por causa da Doença e Até consegui a se estruturar não sera simples para a sociedade a retomar seu rumo na Área profissional pois houve muita falecia e desemprego por causa da crise junto com a Pandemia Até que toda a população e o Governo se estabelecer isso leva meses fora ué muitos ficaram desesperançasos e vai ter que Tomar um jeito de como começar sua vida depois da Pandemia fora que isso trouxa a muitos perdas incontáveis de pessoas Até eles poderem voltar sua rotina muitos terão que passar por psicólogos pô s sua saúde não só mental e física foram tabem atingida por isso por favor peço que não descarte o Auxilio e enquanto tiver que todos ter que tomar o cuidado de não passar a doença para poder ter auto controle do Problema e não haver mais casos Até que todos tenha se imunizado com a vacina tenho certeza que as regras e leis exigidas de não aglomeração não mudará Até que a vacina tenha causado efeito pelo menos em noventa por cento da População Brasileiro Até lá creio que ainda o desemprego esteja alto Até tudo se normalizar por isso sugiro que continuem e não despende o Auxilio ou outro benefício nem que seja cem reais pra dar uma ajuda pro Povo. Ou se não tentem alguma coisa pra poder gerar emprego para a população porque o que vejo aqui que se tem vacina é para não deixa o povo morrer né?E eles desampara tabem não irão sobreviver a fome e haverá muita tragédia e isso que não podemos permitir em nosso País. Eu creio que estamos no fim mas querendo ou não terá que ser assim é só por um pouco de tempo não vai demorar mas sugiro isso para não haver descontrole da situação do País gerando revolta no povo e mais Problemas a nossa sociedade e Até para o Governo é Claro.Bem deixo aqui para vocês pensarem bem no caso e se for possível não despense isso pois foi uma visão e análise com cuidado que eu tive de toda a situação e informações que obtive nos casos e na Pandemia e logo tentei conectar essas informações com algum conselho para ajudar vocês .Se vocês tiverem outra ideia boa será mas se não tá aí meu conselho só digo faça o que tem que ser feito para o País.A econômia vai ter que segurar não vai acabar todo o dinheiro da Economia sendo que pagamos impostos e além do mais a inflacao absurda que pagamos fora muitos que morreram e não recebem mais o benefício tabem conta ou seja o que Bolsonaro ou Guedes fala é um pouco de absurdo sendo que houve muitos mortos que recebi o benefício e com isso foi desligado do programa ou seja morreu mais gente do que recebeu então acho que não está assim como eles dizem é só uma pequena análise dele de todas as informações possíveis de pessoa que o sistema contou que a máquina deveria dar mas não contou os mortos os que teve que devolve só falou o que a econômia ia gastar mais não teve banqueiro que contou moeda pormoeda lá nos cofres foram máquinas que obedecem e se não for bem informada erra .Entende aonde quero chegar?Bem é isso Boa Noite.

  30. Gostaria de saber o que faremos de nossas vidas como profissionais liberais com esta pandemia só aumentando a cada dia sem o Minimo do auxílio emergencial morreremos de fome ou de Covid

  31. Senhor presidente, o povo votou em você, porque não aguenta mais tantas injustiça com as pessoas que trabalha paga seus impostos e perde a vida por conta de um vagabundo, ladrão que não quer saber de trabalhar, são pessoas jovens, parece que não tem lei ou poder público que acabe com essa barbaridade,e a cada dia fica pior,só o senhor que pode fazer alguma coisa por nós, não temos mais chances de vida,quem escolhe qual vai viver e vai morrer e o bandido,por favor lute por nós o povo de bem,esse e meu apelo para o presidente.

  32. ola ! meu presidente jair bossonario. e com muito respeito pela vossa exelencia q faco um grande pedido da minha aposentadoria, primeiro de tudo eu traballhei de costureira, e depois de auxiliar de servicos gerais na carteira quase 3 anos, depois trabalhei de faxineira, mais eu nao sabia q dando continuacao ao cntinuar contribuindo para o inss, como domestica e pagando pela metade por baixa renda. eu hoje iria ter varios poblemas ao chegar a doenca e a depressaoe a anciedade q me passou a fazer mal, por conta da doenca e aida por cima, tive a chicungunha e a zica. ela acabou com minha vida toda e meus ossos principalmente na coluna, as minhas maos incham junto com o corpo todo agora to com muita ernia de disco, q me doi e me trava as virilhas e os calcanhares, me cinto uma mulher inutil na minha vida, so nao demostro mais porque tenho jesus na minha vida…… nao contando com um estrupo, q sofri na bahia, aos meus 15 anos, e uma surra de fios de energia dobrado aos meus 7 anos,
    do meu falecido avo. tudo que falo esta arquivado nas delegacias de policia uma em itaborai rj. e outra em salvador na cidade baixa. tomo remedios controlados, tenho poblemas para comprar, vivemos de um salario minimo do meu esposo, ele e doente dos rins,coracao,tonturas,e diabetico de insulina, so um medicamento dele e quase, $ 200, reais, fora os outros e o meu, pagamos energia as vezes passando de, $ 200, reais e a agua e a internete para dois netos poder estudarem, eu crio eles deis q nasceram sobre a guarda judicial. ja foi feita 3 pericia, com laudos e ressonancias feita pelo sus,,,, acusando a doenca,,,, dia 02/02/2021 estive na presenca do juiz, e do advogado do inss, pelo advogado eu escutei o falar dele quaze como nao aceitavel e favoravel pela minha cituacao. so deus sabe o q eu sinto !!!!! tenho todas as provas do q falo. moro na imaculada conceicao, 300, cep,, 58309,,035 cidade de bayeux, em um lugar q nem recursos tem para a area pobre, como cursos e passagens pra fazer em joao pessoa, fico muito triste !!!!!! meus agradecimentos a vossa exelencia ” jair bossonario ” presidente. fica na paz do senhor jesus cristo, amem !!!!!!!

  33. Excelentíssimo Sr. Presidente Bolsonaro
    Em primeiro lugar, quero parabenizar pelo trabalho que faz para o país.Gostaria que mandasse fazer uma fiscalização na CEF loteria.Sabemos que existe fraude nós resultados..É um absurdo o que acontece.Já disseram os da caixa que não tem como.Acredito no seu trabalho e somente o Sr. poderá descobrir.Lá só ganha quem eles querem.É bom verificar. Abraços.

    Renato Mendonça Pereira RG 1025033455. Cidreira RS

  34. Sr Presidente:
    Preciso da sua ajuda, sou do Ceará, mas moro em Tanguá-Rj, fui diagnosticada com esquizofrenia e parei de pagar à previdência, devido problemas do meu companheiro com Câncer, o qual, chegou à Óbito e um filho p criar q hoje com dezesseis anos e tenho direito de isenção da previdência devido meu problema, o qual , já dei entrada na minha aposentadoria por invalidez e pediram contribuições pagas, mas, pela Lei sou isenta e a Pensão que fiquei do meu companheiro não está dando para agente viver, remédios, preciso mim alimentar melhor e dar assistência meu filho.
    Peço compreensão e ajuda c todo respeito e dignidade.
    Att
    Eline

  35. Boa tarde senhor presidente. Queria saber do senhor quando o senhor vai para de fazer covardia com o povo brasileiro . Esta do auxílio emergencial foi uma das piores .necessitamos do auxílio e o senhor ordena para nós da esmola . Como consegui colocar a cabeça no travesseiro e dormir . Sei que se ler esta vai me chingar com várias palavras de baixo calão . Mas não tem problema . Pois o senhor vai ficar na presidência até 2022 . E pode ter certeza que tem muitos pobres que irão fazer campanha contra o senhor . Se o senhor se candidatar . Pois sei que não vai .não se preocupe só com o Lula. Pois o povo hoje tem a outra opção . Que é o deputado André janones. Este vai ser o presidente mais votado da história deste país. Espero que antes do término de seu mandato o senhor é seus ministros façam pelo menos uma coisa que vai fazer bem ao povo brasileiro . Pois o que fez até hoje foi para nós prejudicar. O mais triste é que o senhor usou o nome de Deus em sua campanha .com tudo que o senhor faz . O senhor acha que Deus está do seu lado . Tenho 62 anos e nunca vi nesta vida uma pessoa de um coração tão ruim . Peço a Deus todos os dias pelo povo brasileiro que vai conseguir sobreviver ao covid . Peço aos que estão sofrendo doentes e com fome . E peço também que ele perdoe o senhor .perdoe pelas palavras mais sou um cidadão humilhado que vai ter que viver com os 175 reais que o senhor me deu .

  36. Excelentíssimo Senhor presidente da República. Pelo em nome do povo brasileiro que se ordem ao exército para fechar o STF,é o sonho de toda os brasileiros,afinal seu governo é composto na maioria de militares,exerça seu poder de chefe de Estado e nos dê esse orgulho. Sou sua eleitora independente de tudo que possa acontecer e defenderei seus princípios junto aos meus filhos porque sei que é o certo. Obrigado por ser nosso presidente,tenho muito orgulho de ti,só acho que tem que botar mais exigência na situação que lamentavelmente estão Armando para te queimar pra 2022. Força Capitão,estamos contigo. Acaba com o STF que os problemas serão solucionados mais facilmente. É o clamor da nação: Fora STF.

  37. OLA MEU AMADO E QUERIDO PRESIDENTE . ME CHAMO NAKAIANE MORO NO INTERIOR DE MANAUS -AM NO MUNICIPIO DE COARI-AM … EU VENHO AQUI LHE PEDIR DE TODO CORAÇAO ME AJUDE A REALIZAR O SONHO DA MINHA MAE JOAQUINA F. DA SILVA . DE TER UMA CASA PROPIA PRA ELA MORAR.. NAO TEMOS CONDIÇOES FINACEIRAS PRA COMPRAR UMA CASA .. ELA E APOSENTADA TEM 66 ANOS … ME AJUDE PRESIDENTE .. POR FAVOR
    OBRIGADO …

  38. Moriel Corrêa Pizzetti Meu Facebook, Lula e Bolsonaro e meu sogro

  39. Sr. Presidente;
    Lembra ainda do hino do Exército Brasileiro?, ‘se a nossa nossa Pátria ama fosse um um dia ultrajada lutariamos com rigor’, pois é entendemos que isso já aconteceu, e cadê as FORÇAS ARMADAS?…

POSTS RELACIONADOS