#BOLÍVIA bloqueio e tensão próximo a Santa Cruz de La Sierra

Já faz mais de 24h que apoiadores se Carlos Mesa bloquearam um dos principais acessos à Santa Cruz de La Sierra. Uma fila de vários quilômetros de veículos vai crescendo nas proximidades da cidade de Puertachuelo. Pessoas idosas já acusam mal-estar, fome, inchaço.
Há pouca comida, água e as condições de higiene são precárias, com ônibus de viagem tendo que despejar seus dejetos na estrada. O cheiro é ruim, e as pessoas tem poucas opções para banhar-se. Já, dentre os que fizeram o bloqueio –apoiadores de Mesa – há comida, água, mobilidade e até diversão, como a roda de música que ocorreu ontem à noite. “Fazemos isso por todos nós, companheiros”, dizem os mesistas aos que estão presos no bloqueio.
Veja o relato da situação feito pela manhã dia (24), ao vivo pelo facebook:

NO JOGO DA TENSÃO, VALE TUDO, ATÉ A DESUMANIDADE


Uma cena dramática, demonstra até onde querem ir os que se opõe ao resultado que dê a vitória à Evo Morales, na disputa acirrada com Carlos Mesa.
 
Uma ambulância que vinha da fila quilométrica de veículos não conseguiu passar pelo bloqueio feita pelos opositores de Evo, e a pessoas que estavam presas no bloqueio tiveram que ajudar a abrir caminho, enquanto apoiadores de Mesa nada fizeram.
 
Depois de uma comissão tentar negociar com os líderes que bloqueiam a estrada, pedindo clemência e compreensão ouviram:
– Não querem apoiar, então aguenta!
– Vocês sabiam que haveria o bloqueio. Por que vieram?
– Temos algo maior aqui, que é comum a todos: queremos tirar este merda do poder.
 
As Cholas (senhoras indígenas) passam chorar e gritar:

–COVARDES!

Depois de uma hora, que foi o prazo negociado, apoiadores de Carlos Mesa, ficaram passando de moto encapuzados, entre os carros parados, com paus, ameaçando as pessoas que estão no bloqueio. 
 
Depois de muita tensão, uma senhora que apoia Mesa, levou um pouco de água, para alguma senhoras que estão no bloqueio, e disse que traria comida e ajuda, mas que o justo é que eles apoiem Carlos Mesa em troca deste cuidado.
A informes de que situações graves de conflito se estendem por várias regiões, principalmente nas regiões em que o candidato de oposição tem maioria, como é a região de Santa Cruz de La Sierra, próximo ao bloqueio de onde repórter Leonardo Milano fez essa reportagem.

#CoberturaEspecial #EleiçõesBolívia
#AjudeOsJornalistasLivres a fazer esta narrativa.


COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Linera e Evo, uma parceria que mudou a Bolívia

O ódio ao índio, por Álvaro García Linera*

Jornalistas Livres reproduzem artigo de Álvaro García Linera, vice-presidente da Bolívia no exílio, porque a tragédia boliviana ajuda a entender a nossa própria tragédia. Lá

Evo, amigo, o mundo está contigo!

Grande ato de solidariedade ao povo boliviano, vítima de um golpe de Estado que derrubou o presidente legitimamente eleito Evo Morales. A oposição não aceitou