ATIVISTAS SE REÚNEM EM DEFESA DA BIODIVERSIDADE DO RIO SADO

Foto: Katerina Drozhzha
Por V.G.
Ativistas convocados pela página SOS Sado se reuniram em frente à Assembleia da República em Lisboa, onde será apreciada a petição “Pela Defesa da Reserva Natural do Estuário do Sado” apresentada pelo Partido Ecologista, conhecidos como “os Verdes” (que tem coligação com o PCP – Partido Comunista Português). A votação ocorrerá amanhã, 20/12.
O Rio Sado deságua em Setúbal, cidade situada a 32km de a sul de Lisboa. Nasce na Serra da Vigia, em Ourique e corre em direção ao norte. O rio contém uma das maiores biodiversidades do país e reúne comunidades agro-florestais, permaculturais e comunidades alternativas.
A dragagem do Rio Sado é particularmente preocupante pois está sendo realizada perto de antigas indústrias de contaminação desde a última terça-feira, 17 de dezembro às 21h. Com sedimentos repletos de metais pesados, como zinco, cobre, chumbo e crômio, a dragagem pode levantar essas substâncias e contaminar a maior bacia hidrográfica de Portugal. Esses metais pesados, há décadas adormecidos, uma vez de volta ao curso do Rio, são altamente nocivos à saúde dos seres humanos e a todo o ecossistema circundante.
O Rio Sado é fonte da vida de um rico ecossistema e lar de golfinhos roaz-corvineiro, ameaçados de extinção. O motivo aparente da dragagem é possibilitar o tráfego de embarcações de grande porte. A troco de quê? O custo será alto e o povo de Portugal está cada vez mais consciente da importância da diversidade para a manutenção da própria vida.
Esta iniciativa conta com os seguintes movimentos e associações: Climáximo, Clube de Arrábida, Greve Climática Estudantil, Ocean Alive, SOS Sado, Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, Extinction Rebellion, Habita, Stop Despejos, SOS Animal, PAN: Pessoas, Animais e Natureza, o Bloco de Esquerda e Nu Sta Djunto.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS