“Angustiante é quando o Estado te abandona”, desabafa presidente da Argentina sobre pandemia

O presidente da Argentina Alberto Fernandez fez um desabafo durante a entrevista coletiva na qual anunciou a prorrogação do isolamento social no país até 7 de junho.

O presidente da Argentina Alberto Fernandez fez um desabafo durante a entrevista coletiva na qual anunciou a prorrogação do isolamento social no país até 7 de junho. Ele afirmou que vem sendo questionado por veículos e jornalistas sobre a angustia dos argentinos em permanecerem em quarentena por tanto tempo em razão das medidas de restrição social decretadas pelo governo dele.

A Argentina contabiliza 12.063 casos confirmados da Covid-19 e registra, ao todo, 453 mortes. No Brasil, o boletim divulgado neste domingo (24) pelo Ministério da Saúde aponta 363.211 casos confirmados e 22.666 óbitos.

O número de mortes por Covid-19 no Brasil é 50 vezes maior que o da Argentina.

A mensagem embutida nas palavras de Fernandez é uma aula de como o Estado é importante na condução de um país.

– É angustiante se salvar ? Angustiante é ficar doente e não se salvar. Não preservar a saúde. Angustiante é isso. Angustiante é o Estado te abandonar e te diga: “te vire como puder. Não que o Estado te diga: “fique em casa e se cuide e enquanto isso vou procurar onde está o vírus”. Angustiante é que o Estado não esteja presente. Eu falo com os epidemiologistas e, seguindo os conselhos deles, foi que pedi para que as crianças tenham um tempo para sair da casa, que tenhamos tempo para sair da casa. Estamos numa pandemia que mata gente. Da para entender ? Estamos numa pandemia de um vírus desconhecido, estamos numa pandemia de um vírus que não tem vacina, que nem remédio”, desabafou, antes de reforçar as recomendações aos argentinos e pedir para que a imprensa não semeie a angústia:

– Fique em casa, cuidem-se e tentem isso da melhor forma possível. Todos teremos a possibilidade de sair, de arejar quando precisarmos. Mas lhes peço: “Deixem de semear angustia”. Angustiante é que não cuidem de você, é quando o Estado te abandona. Angustiante é quando o Estado diz que “aqui não está acontecendo nada”. Aqui estão acontecendo coisas sérias, por isso a forma como atuamos”, afirmou.

Ouça o presidente da Argentina Alberto Fernandez:

Categorias
Argentina
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

AfrikaansArabicChinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianJapaneseKoreanPortugueseRussianSpanish

Relacionado com