Quatro anos de imprensa popular em Minas Gerais

 

Em maio de 2013, foi lançado em Minas Gerais o jornal Brasil de Fato MG, que, a partir de agosto daquele ano, passou a sair semanalmente, completando agora quatro anos de edições ininterruptas. Em formato tabloide, com a proposta de apresentar à sociedade uma versão popular das notícias do estado, do Brasil e do mundo, são 200 edições e mais de 10 milhões de exemplares distribuídos gratuitamente. O Brasil de Fato MG é um desdobramento de uma experiência exitosa de comunicação – o jornal Brasil de Fato – lançado nacionalmente em 2003.

 

Com uma tiragem de 160 mil exemplares por mês, o Brasil de Fato MG chega a diversos pontos movimentados de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Uberlândia e outras 40 cidades mineiras, tanto pelas mãos de distribuidores oficiais, como pela distribuição voluntária de parceiros, e também por assinaturas, em que o leitor paga somente o custo do envio.

 

Foto: Brasil de Fato MG

Joana Tavares, editora do Brasil de Fato MG, conta que o jornal é resultado da unidade entre entidades e movimentos da classe trabalhadora, que apoiam a luta pela democratização da comunicação. “Ainda hoje no nosso país, poucas famílias controlam a mídia, o que faz com que as notícias sejam enviesadas conforme interesses políticos e econômicos. Isso nos coloca o desafio de construir nossas próprias ferramentas de comunicação, com uma visão a partir das necessidades do povo”, afirma.

 

Diálogo

As seções do jornal são variadas e envolvem cotidiano, política, entretenimento, cultura e esportes. A estratégia do jornal é construir uma edição que politize a realidade, mas que seja atrativo e chame a atenção do leitor. “Tentamos discutir problemas, e suas soluções, daquelas pessoas que levantam cedo para trabalhar, que dependem de transporte público, que sofrem com os subempregos… Mas também falamos de novela, culinária e cultura, porque essas são questões que fazem parte da nossa vida”, diz Joana.

Foto: Brasil de Fato MG

 

Nas ondas do rádio

Desde abril deste ano, todos os sábados, das 11h ao meio dia, o programa Brasil de Fato vai ao ar na Rádio Autêntica/Favela FM, em Belo Horizonte. A iniciativa pretende ampliar o público que tem acesso ao conteúdo jornalístico produzido pela equipe. “Apesar do pouco tempo que estamos no ar, já percebemos que o nosso público tem gostado do programa. É comum recebermos e-mails e ligações de ouvintes que sugerem e discutem nossa pauta”, destaca Amélia Gomes, coordenadora do rádio.

 

História

Brasil de Fato foi lançado em 2003, no Fórum Social Mundial em Porto Alegre. O jornal de caráter nacional era distribuído por meio de assinaturas. Em formato standard, a publicação continha textos analíticos e direcionados a um público formador de opinião. Em 2013, foram criadas edições regionais, em formato tabloide, em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No ano passado, foram lançadas edições em Pernambuco e no Paraná. Atualmente, o sistema Brasil de Fato de Comunicação abrange os jornais impressos, o site de notícias, a Radioagência Brasil de Fato e o portal Expressão Sergipana.

 

 

Confira todas as edições impressas:

issuu.com/brasildefatomg

Mais informações

Página do Facebook: www.facebook.com/brasildefatomg/

Site Nacional: www.brasildefato.com.br/

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS