No início da tarde de hoje (28), agentes do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) invadiram o Festival Lula Livre, que havia acabado de começar nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, e apreenderam materiais do Partido dos Trabalhadores. Com a desculpa de que os participantes do festival estariam “realizando campanha antecipada”, os agentes levaram os itens recolhidos para o Quartel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que fica a poucos metros do local do festival. Os materiais apreendidos não faziam menção a nenhum pré-candidato do partido. Na maior cara de pau, os fiscais levaram uma bandeira do Partido dos Trabalhadores de um dos participantes – usar uma bandeira de partido antes do registro dos pré-candidatos como candidatos não é crime eleitoral segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Confrontados pelos Jornalistas Livres, os agentes se recusaram a se identificar. Duas mulheres estavam, aparentemente, comandando a ação, mas também se recusaram a se identificar. Uma delas tampava o rosto e filmava as pessoas que tentavam registrar as arbitrariedades cometidas pelos agentes do TRE-RJ.
Nós tentamos entrar em contato com a assessoria de imprensa do TRE-RJ por e-mail e por telefone, mas, segundo o site da instituição, os jornalistas estão de folga no dia de hoje.