Terá que mudar o nome para o Brasil?

.

por Manoel Moleiro – de Barcelona.

Aquí te dejo otro detalle del mapa más hermoso de Brasil jamás pintado. Fue realizado por Pedro Reinel y su hijo Jorge Reinel, en 1519, en la ciudad de Lisboa.

Terá que mudar o nome para o Brasil? O que você acha?

Você acha que teria alguma utilidade inundar de mensagens as redes do Senhor Bolsonaro para que tomasse medidas de proteção com a Amazônia?

O Pau Brasil aparece em todos os primeiros mapas do Brasil do século XVI. O Comércio da madeira desta árvore, tão cobiçada na Europa para tingir os tecidos de vermelho, foi tão importante que motivou a mudança de nome a este país passando de se chamar santa cruz a se chamar de Brasil.

Em todos estes mapas há uma característica comum: O rio e as árvores. A água, os papagaios, os dragões, (certamente os jacarés,  o medo que causavam nos europeus, transformava-os, de repente, em dragões) eram  sinais de identidade deste grande país que está sumindo sob o ímpeto das chamas.

Talvez o Senhor Bolsonaro esteja a pensar no fogo como novo sinal identificador desse fascinante país, de nome Brasil.

Para o seu deleite deixo-vos um mapa, de 1565, realizado pelo mais prolífico dos cartógrafos portugueses, Diogo homem. O mapa faz parte do universal do Diogo homem que conserva, como o tesouro que é, a Biblioteca Nacional da Rússia em São Petersburgo.

¿Habrá que cambiarle el nombre a BRASIL? ¿Tú qué piensas?

¿Crees que tendría alguna utilidad inundar de mensajes las redes del señor Bolsonaro para que tomase medidas de protección con la AMAZONIA?

El PAU BRASIL aparece en todos los primeros mapas de Brasil del siglo XVI. El comercio de la madera de este árbol, tan codiciado en Europa para teñir los tejidos de rojo, fue tan importante que motivó el cambio de nombre a este país pasando de llamarse SANTA CRUZ a llamarse Brasil.

En todos estos mapas hay una característica común: el río #Amazonas y los árboles. El agua, los papagayos, los dragones, (seguramente los yacaré que el miedo que causaban a los europeos convertía de repente en dragones) era unos signos identificativos de este gran país que están desapareciendo bajo el ímpetu de las llamas.

Quizás el señor Bolsonaro está pensando en el FUEGO como nuevo signo identificativo de ese fascinante país de nombre BRASIL.

Para su deleite les dejo un mapa de 1565 realizado por el más prolífico de los cartógrafos portugueses, Diogo Homem. El mapa forma parte del #ATLAS UNIVERSAL DE DIOGO HOMEM que conserva, como el tesoro que es, la BIBLIOTECA NACIONAL DE RUSIA en San Petersburgo.

Categorias
Amazônia
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta