Solidariedade Internacional contra a prisão dos representantes políticos catalães

Uma centena de portugueses e catalães se manifestaram ontem (26/03), no final da tarde, diante da embaixada da Espanha, em Lisboa, na Avenida da Liberdade, para exigir a “libertação dos presos políticos” da Catalunha, considerando que existe uma “judicialização” dos acontecimentos.

O ex-presidente da Catalunha foi detido no norte da Alemanha, proveniente da vizinha Dinamarca, no cumprimento de um mandado europeu de detenção, emitido pela Espanha.

Na sexta-feira, o Supremo Tribunal Espanhol acusou de delito de rebelião 13 separatistas pela sua participação no processo de independência da Catalunha, entre os quais o ex-presidente do executivo regional Carles Puigdemont. Protestos ocorreram em todo o mundo contra a prisão dos líderes separatistas, eleitos por voto popular.

O parlamento Catalão discutiria amanhã, 28/03, o direito de Carles Puigdemont, Jordi Turull e Jordi Sánchez de submeter suas candidaturas à presidência da Generalidade. A petição foi feita pelos partidos Juntos pela Cataluña (JCat), Esquerda Republicana de Cataluña (ERC) e Candidatura de Unidad Popular (CUP), que somados representam a maioria do parlamento catalão.

Carlos Serrano, brasileiro, doutorando em ciência politica em Lisboa, estava presente no ato e prestou depoimento no vídeo abaixo, neto de combatente republicano na Guerra Civil Espanhola e filho de catalão, explica que o processo não vem de hoje, que a luta pela independência da Catalunha é histórica e sempre foi combatida a sangue e fogo por governos autoritários espanhóis, como o de Mariano Rajoy, representante máximo dos interesses da monarquia espanhola.

 

Membros do Bloco de Esquerda estiveram presentes: “Existem 13 presos políticos em território europeu. É inaceitável e inacreditável que não exista uma tomada de posição séria sobre o que o Estado espanhol está a fazer e temos visto muita violência da polícia sobre manifestações pacíficas. Foram eleitos livremente, só podemos estar solidários e fazer pressão para que exista uma posição dos vários governos e parlamentos”, disse Isabel Pires, deputada do Bloco de Esquerda.

Mais de 90 pessoas ficaram feridas em protestos na Catalunha.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

UFMT lança podcast Vida em Quarentena

O podcast Vida em Quarentena, programa gratuito sobre as histórias de período de isolamento devido à situação da pandemia da Covid-19, estreou nesse domingo, 29