Ed René repudia apoio de evangélicos a Bolsonaro: “Monstros sociais”

Em um culto no último domingo (30) na Igreja Batista da Água Branca (Ibab), em São Paulo, o pastor Ed René Kivitz chamou de intoleráveis as falas preconceituosas e os discursos de ódio de Bolsonaro, candidato de extrema-direita à presidência da República pelo PSL. Kivitz abordou as falas por ocasião das eleições que se aproximam e o envolvimento de várias igrejas e líderes no pleito, inclusive apoiando Bolsonaro.

O pastor lembrou do adultério do rei Davi com Bate-Seba, mulher de Urias, um dos homens de seu exército. Após engravidá-la e tentar, sem conseguir, fazer com que Urias acreditasse que o filho era dele, Davi manda seu súdito fiel ao campo de batalha para ser morto. E assim aconteceu, como está relatado no Segundo livro de Samuel, capítulo 11. Depois disso, Davi tomou Bate-Seba para si, como esposa.

Como profeta escolhido por Deus, Davi estava tão alienado que não conseguiu reconhecer seus próprios erros. Dessa angústia, nasceu o Salmo 51, uma oração do rei Davi a Deus, pedindo desculpas por seus erros e crimes, até um assassinato, pois suas mãos estavam sujas de sangue.

Ed René lembrou que o Davi era um homem “segundo o coração de Deus”, íntimo de Deus, piedoso, mas mesmo assim foi capaz de cometer tais atrocidades.

“Eu me pergunto por que um homem de Deus, um homem íntimo de Deus, piedoso, faz um mal nessas proporções?”

Segundo ele, a resposta está em forças monstruosas que todos temos dentro de nós:

“A palavra de Deus me informa que existem em nós forças, que nos vêm dos nossos antepassados. Forças atávias, que, se não forem mantidas sobre controle, despertam monstros. E nos levam a fazer coisas que só podem ser explicadas porque fomos arrebatados do nosso juízo, da nossa razoabilidade, do nosso senso.”

Isso explicaria também nosso contexto político atual e a aceitação de discursos extremistas, como os de Bolsonaro:

“Os monstros tomaram conta de nós. É isso que a Bíblia chama de tentação, quando a nossa carne assume o controle. Essas forças e esses monstros estão dentro de nós, mas também estão nas nossas sociedades. E os fenômenos sociais fazem com que esses monstros apareçam. E de repente, uma sociedade se torna monstruosa. Estou com muito medo de que isso esteja acontecendo no nosso país.

Sim, estou me referindo ao nosso processo eleitoral, às nossas eleições de domingo e aos monstros que estão soltos na nossa sociedade.”

Ed diz que essas forças estão dentro das igrejas também:

“A violência, a intolerância, os extremismos, os monstros de todos os lados, que são acordados, eles despertam. E esses monstros tomam conta da sociedade, e inclusive da igreja.

Nos já vimos a igreja, por exemplo, comprometida com a Ku Klux Klan. Diáconos e pastores batistas membros de uma seita racista e do movimento de segregação racial nos Estados Unidos. Nós já vimos o Apartheid na África do Sul, e a igreja estava presente sustentando o regime racista. A igreja protestante na Alemanha sustentou o nazismo.”

Por fim, o pastor aborda as falas de Bolsonaro:

“Eu fico chocado com as expressões do Jair Bolsonaro dizendo que ‘o problema da ditadura é que torturou mas não matou, poderia ter matado mais’, ‘não estupraria você porque não merece’. Eu fico chocado com a brincadeira ‘vamos metralhar os petralhas’, com uma criancinha fazendo sinal de revólver.

Fico chocado quando Jair Bolsonaro, no legítimo exercício da sua cidadania, é esfaqueado em praça pública.

Os monstros estão soltos. E estão soltos também entre nós.

O discurso racista, homofóbico, classista, machista, está presente dentro das nossas comunidades.”

Ed afirma que qualquer homem é capaz de qualquer coisa, assim como Davi foi capaz de assassinar um súdito seu, para ter sua esposa.

“A santidade não é um comportamento, não é prática rotineira de atividade religiosa. A santidade é um tipo de coração, é uma postura diante de Deus, um coração quebrantado, que Deus não despreza. É colocar nossos monstros diante de Deus e pedir misericórdia, que apague nossas transgressões, para que não nos abandone.”

 

Fonte: https://ativismoprotestante.wordpress.com – Publicado em 02/10/2018.

Ed René repudia apoio de evangélicos a Bolsonaro: “Monstros sociais”

COMENTÁRIOS

13 respostas

  1. Mais um comentário recheado de parcialidade, assim como os dos pastores que apoiam o BOZO!!!

  2. Agora sabemos quem criou o Ariovaldo Ramos, orgulho do PT.

  3. Adoraria congregar na igreja que o senhor pastoreia, pena que moro em Goiás, pra mim não está sendo fácil conhecer o evangelho e ter que ver o sr bolsonaro como aquele que é símbolo cristão

  4. SO ACHO QUE HA MUITAS FALACIAS NESSE GOVERNO ATUAL, ESQUECEM DOS ANOS DE ESCRAVIDAO MERGULHADO EM CORRUPÇAO, CONFESSO QUE NAO SOU FÃ DAS PALAVRAS DO PRESIDENE, MAS CONFESO QUE NAO ME AGRADA EM NDA DE UMA ORGANIZAÇÃO CRIADA NO PASSADO, E TENHO CERTEZA QUE O VERDADEIRO BOZO, SAO OS QUE VIVENCIARAM ESSA PALHAÇADA, APLAUDINDO DE PÉ A NÃO SENDO DESTRUIDA

  5. Quero saber desse pastor se ele é perfeito,nunca pecou,nunca falhou. Me responda.

  6. E ele apoiava quem? Andrade?? Perdeu 50% da minha admiração.

  7. Eu fico chocado quando um pastor fica falando desse jeito ao invés de estar orando e ensinar aos seus seguidores a respeitar às autoridades que Deus permitiu ficarem no poder, da forma que falou nesse link:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10216596845895648&set=a.10201032721362262&type=3&eid=ARB4a3E54lPXBCf3WGS37-42D3HvvF5I1sLp1dX3el5JzfCn5KpngkxkVTuozvxbD-vQKMZRx84WeW-n

    e me pergunto, O senhor não é um pastor? então porque não livrou o país e exorcizou o Presidente Bolsonaro? Deve ter orado muito para que o Bolsonaro não se eleja, mesmo assim, agora Ele é seu presidente. Parece que Deus não o escuta ou não dá importância a sus reclamações… O senhor preferia que continue a turma do PT no poder, mesmo sendo ateus confessos, corruptos…?
    Acho que está na hora de colocar seus monstros de ódio e falta de respeito e submissão ao homem que Deus permitiu de dirigir este país!

    É colocar nossos monstros diante de Deus e pedir misericórdia, que apague nossas transgressões, para que não nos abandone.”

    Espero que seja humilde e ore a respeito, pois é isso que se espera de um homem que conhece a Deus…
    Estou orando por você e pelas pessoas que ouviram a sua mensagem de ódio e pré-conceito.

  8. tem fundamentos, mas é razoável não ser extremista achando que Deus na sublime condição de Senhor do Universo não tem o controle inclusive sobre a gestão do reino do Mundo em detrimento do seu Reino. É claro que o Senhor a tudo Governa e tudo lhe apraz a fazer conforme o seu grande plano.

  9. Eu lamento o descuido do presidente no tocante sua maneira de falar, mas também lamento que pastores fiquem apenas criticando ao invés de orar a Deus para que de sabedoria as autoridades por ele constituida, a bíblia nos ensina que devemos orar pelas autoridades, pois elas são eleitas por Deus. As igrejas e seus pastores não devem ser partidárias, tendenciosos, pois assim estao prestando um descervisso aquilo que se propuseram. Orai uns pelos outros, sem politicagem.

    1. Não é descuido em maneira de falar, são atos, fatos, crimes. E orar pelas autoridades não significa apoiar quem ocasionalmente a exerça. Devia-se orar por Hitler – para que fosse tocado e se arrependesse. Mas apoiá-lo, por omissão do dever de criticar seus crimes, é ser cúmplice. Agora, hoje: imagine ter de responder ao Deus Pai por 100 mil “pequeninos” (são a criança, o pobre e os mais frágeis em geral) mortos!? Pois é a cifra que as melhores universidades (Oxford à frente) atribuem ao negacionismo referente à Covid, à omissão e os obstáculos propositadamente colocados para as ações de saúde públicas. Ou alguém crê que poderá ocultar sua cumplicidade aos olhos de Deus Pai, na hora do Juízo?

  10. Concordo plenamente com você companheiro, pastor.

  11. Disse tudo este Pastor…..Até pq Bolsonaro nem Cristão Evangélico eh, ele simplesmente entrou pra este grupo religioso -pouco tempo antes das eleições d 18 por sinal- pq o setor eh enorme no País e ele teria q aumentar seu NICHO eleitoral -q era só de Militares basicamente quando era só deputado INOPERANTE- na busca -INFELIZMENTE CONSEGUIDA- de ser presidente HORROROSO INCOMPETENTE GENOCIDA!!!! Estão ao lado dele simplesmente Valdemiro, R.R. Soares, Macedo, MAUlafaia, Feliciano, enfim SÓ “GENTE DO BEM”!!!!!

POSTS RELACIONADOS