A Vai-Vai caiu por conta dos seus acertos

Do site Alma Preta-  por  Juarez Xavier

A Vai-Vai não caiu pelos seus erros, mas pelos seus acertos: direção de negros, maioria de negros, presença das famílias negras, história negra quase centenária, resistência negra no centro de São Paulo, temática negra, invocar orixás nos samba-enredos, e orgulho negro!

Só os “supremacistas brancos” nos querem humildes!

Camisa, Peruche e Nenê caíram porque eram escolas negras.

Ninguém, nos tempos áureos dessas escolas, melhor representou a majestade negra em São Paulo.

Quando caíram, chorei, porque sou negro, e vi o que se desenhava no horizonte.

Pensei: se derrubaram essas escolas, se não aprendermos, seremos os próximos.

E não aprendemos! Eles, sim!

A disputa é pelo território, pelas suas lutas e riquezas. A cadeia de criação e produção das escolas de samba é uma das maiores da indústria da nova economia no estado de São Paulo!

Só para lembra, a capoeira é a maior difusora da língua portuguesa no mundo e o candomblé é a mais rica expressão da cultura ancestral africana preservada no Brasil.

É mais do que desfile, cara pálida!

Quero o orgulho e a arrogância negra no samba de São Paulo, novamente, pois do contrário, perdemos todos!

 

COMENTÁRIOS

3 respostas

  1. Quanta besteira…e quando a Vai-vai, foi campeã? Foi por conta da supremacia branca…? Eita vontade de criar problemas onde eles não existem!

  2. E agora que a Mangueira venceu no Rio com enredo semelhante? A supremacia branca só existe em São Paulo?…isso mostra que o artigo é açodado e busca apenas criar uma manchete de cunho sensacionalista…a escola Vai-Vai foi rebaixada porque as outras apresentaram um melhor espetáculo… simples assim….

  3. “Rebaixada, Vai-Vai é investigada por desvio de verba pública e enfrenta racha”… matéria da Folha de São Paulo de 07/03/19…

POSTS RELACIONADOS