A vacinação acaba numa corrida do cada um por si

Incertezas da vacinação geram tumulto. Profissionais de odontologia, assistência social, psicologia e outros do setor privado de Sorocaba procuram unidade de saúde de município vizinho para receber a primeira dose da Astra Zeneca

Incertezas da vacinação geram tumulto. Profissionais de odontologia, assistência social, psicologia e outros do setor privado de Sorocaba procuram unidade de saúde de município vizinho para receber a primeira dose da Astra Zeneca

Fernanda Ikedo, para os jornalistas livres

Maria tem 65 anos, é dentista e atende em consultório particular em Sorocaba, de São Paulo. Não tem nenhuma comorbidade e, pelo calendário divulgado, inicialmente, pela prefeitura, deverá tomar vacina, provavelmente em março. Isso se tiver seringa, se tiver insumos para a vacina, se as doses chegarem corretamente em Sorocaba.

Não está nada fácil acompanhar os noticiários. Ainda mais com o presidente do Brasil se desfazendo da vacinação e colocando todos os empecilhos possíveis, ao contrário de outros países do mundo, que estão preocupados em deixar o povo imunizado.

Maria, nome fictício, anseia pela vacina, assim como milhares de brasileiros que acreditam na ciência. Para piorar o quadro de ansiedade, recebeu fotos e prints do Instagram enviados por uma amiga sobre colegas de profissão de sua cidade sendo vacinadas em um posto de saúde em Votorantim, cidade vizinha, na quinta-feira, dia 28.

“Até me aconselharam a usar um comprovante de Votorantim, mas eu me sentiria furando fila, comose eu estivesse‘burlando’ o sistema, que já está todo bagunçado”, afirma Maria.

Os comentários em grupos de WhatsApp só aumentam, da mesma forma que são publicadas as fotos nas redes sociais mostrando a alegria de receber a vacina e ainda com direito à comprovação na carteira de vacinação.

Carteira que revela além da data, a Unidade de Pronto-Atendimento (PA infantil), que fica na parte de trás do Hospital Municipal de Votorantim.

Após tumulto e fila no primeiro dia da vacinação, a prefeitura de Votorantim publicou comunicado no portal Votorantim.sp.gov.br, na quinta, 28, ressaltando a necessidade dos comprovantes:

A Prefeitura de Votorantim através da Secretaria de Saúde informa:

Nesta primeira fase  de vacinação serão imunizados os profissionais da saúde, tanto os liberais, quanto os que comprovem trabalhar na área de saúde como em clínicas, cuidadores, entre outros.
Devem levar o comprovante de endereço, registro profissional ou, carteira de trabalho que comprove trabalhar na saúde e cartão do SUS ou, CPF.
A vacinação será no Pronto Atendimento Materno-infantil, na região central.

No Pronto-Atendimento nesta quinta, estavam pedindo comprovante de endereço,documento com foto e carteira do conselho, mas como deram alguns problemas a vacinação só será retomada após uma reorganização.

Há profissões que mesmo sendo da saúde estão pouco expostas, como psicólogo clínico particular, por exemplo. Mas psicólogo social tem muitos riscos. Como que se estabelece critérios para a equipe da vacinação?

Dentistas são muito expostos a riscos, seja da rede pública ou particular. Mas e quem só é formado em odonto,tem a carteirinha do conselho mas não exerce a profissão? como diferenciar?

Foto Noticia Principal Grande
Normas da vacinação em Votorantim

De acordo com a advogada Emanuela Barros “pelo princípio da legalidade, que deve se pautar o serviço público, quem tem direito à vacinação é quem trabalha ou mora no local e quem burla essa regra, pode sofrer alguma sanção”. O uso de documento falso está tipificado no art. 304 do Código Penal e é um crime comum, podendo ser praticado por qualquer pessoa, e se consuma com o efetivo uso do documento falsificado.

Em alguns Estados há casos comprovados dessas fraudes e por consequência houve o bloqueio do recebimento da segunda dose.

Em entrevista ao G1 a secretaria municipal de saúde de Votorantim, Izilda Chiozzotto, o estoque de imunizantes será esgotado até o fim do dia e a cidade terá que aguardar uma nova remessa para retomar a campanha. “Eu peço encarecidamente: calma, as pessoas vão receber essa vacina, não precisa vir de outro município. Não é que a gente não queira fazer, é que as doses que Votorantim recebeu

fila da vacinação

POSTS RELACIONADOS