PF força conexão entre Vaza Jato e Operação Chabu em SC

Para estancar sangria de Sérgio Moro e criminalizar jornalistas, PF aposta em ligações toscas do Pavão Misterioso
Prefeito Gean Loureiro continua afastado da Prefeitura de Florianópolis

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (ex-MDB), continua afastado do cargo desde a segunda-feira pela manhã (17/6), quando foi preso e teve seu celular e computadores apreendidos pela Operação Chabu, desencadeada pela Polícia Federal em Santa Catarina. Gean foi preso junto com mais sete agentes policiais, incluindo o delegado federal Fernando Caieron, dirigentes públicos e empresários da área de tecnologia acusados de compor uma rede criminosa de tráfico de informações sigilosas a políticos e empresários investigados por corrupção. Foi solto ao final do mesmo dia, mas o delegado continua preso, junto com mais cinco agentes. O caso ganhou ainda mais repercussão nesta semana, depois que a PF “plantou” em veículos de direita ligações improváveis entre a espionagem denunciada pela Operação Chabu e os vazamentos do Morogate.

 
Na quarta-feira (19/6), os advogados do prefeito tentaram suspender o seu afastamento no TRF4, mas não obtiveram êxito. Por enquanto, quem administra a capital é o vice-prefeito José Batista Nunes (PSDB). Em live veiculada nesta sexta-feira, 21, na página do Facebook do vereador Afrânio Boppré, ele e o vereador Lino Peres afirmam que a oposição está muito apreensiva porque Gean Loureiro tem frequentado a Câmara de Vereadores e o seu gabinete, de onde entra e sai levando pastas e documentos. Querem saber, por exemplo, por que o prefeito, sendo apontado como o articulador da “Orcrim”, foi solto no mesmo dia da prisão e continua livre para passear no seu gabinete e recolher provas.
 
Os quatro vereadores da oposição, Afrânio Boppré (PSoL), Marquito (PSoL), Lino Peres (PT) e Vanderlei Farias, o Lela (PDT), já emitiram duas notas conjuntas reivindicando informações da Polícia Federal para se posicionarem com mais clareza sobre o ocorrido. “Decidimos evitar julgamentos ou absolvições enquanto não tivermos informações em profundidade”, explica Lino. Querem saber que informações há nos equipamentos e celulares apreendidos e o possível envolvimento de outros funcionários públicos municipais nessa rede de tráfico de informações. “Se Gean diz que é vítima de uma armação, queremos saber quem é esse agente oculto que tem tanto poder e influência na vida da cidade”, afirma Boppré.
 

PF APELA PARA O PAVÃO DE PERNA CURTA

 
Moro conduz PF ao grotesco

Nesta quinta-feira, 20/6, a revista Isto É publicou reportagem de capa na edição do fim de semana, intitulada “Cerco aos hackers” , 
afirmando que a PF está investigando as “possíveis ligações” entre a Operação Chabu, a Vaza Jato e a atuação de agentes cibernéticos em Santa Catarina, no Brasil, Dubai e Emirados Árabes. Segundo “investigações preliminares”, a PF teria encontrado conexões entre o jornalista investigativo Glenn Greenwald, do The Intercept, Edward Snowden, refugiado na Rússia, com os irmãos bilionários russos Nikolai e Pavel Durov. Os Durov são proprietários do programa de conversação em chat, o Telegram, de onde vazaram os diálogos entre o ministro da Justiça Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, revelados por Greenwald e sua equipe no escândalo conhecido também como Brasilgate. Finalmente, a PF teria encontrado ligações com Evgeniy Mikhailovich Bogachev, conhecido como Slavic, que criou o vírus Cryptolocker e o código Zeus. Slavic é procurado pelo FBI sob a acusação de cometer crimes cibernéticos, afirma a reportagem, sempre baseada no narrativa surgida no domingo passado, no perfil anônimo do Twitter, o “Pavão Misterioso”, já denunciado por vários sites de aferição como fake news grosseira, a exemplo do Estadão.

Conforme o diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, entrevistado pelo IstoÉ, o órgão “acredita ter se aproximado dos hackers que invadiram a privacidade dos procuradores”. A relação conspiratória, clara tentativa de criminalizar os jornalistas do The Intercept e levar os denunciadores da tribuna para o banco dos réus, foi levianamente lançada em veículos brasileiros de direita desde o início da semana. Estão aí todas as tintas de mais uma farsa do ex-juiz que fraudou a justiça com seus processos persecutórios e seletivos, baseados numa relação de influência ilícita sobre os procuradores da Lava Jato e na manipulação dos autos de acusação para condenar em tempo record o ex-presidente Lula à prisão. Emparedado pelas revelações do site The Intercept, trazidas a conta-gotas, como uma morte lenta, Sérgio Moro precisa com urgência de qualquer subterfúgio pra sair da berlinda e partir para a ofensiva.
 
O único indício apontado pela revista de que a relação apontada por um perfil anônimo no twitter pode merecer a credibilidade dos seus leitores é o fato de a PF dar importância a ela. “Embora parecesse inverossímil num primeiro momento, por conter erros de grafia e tradução, ISTOÉ confirmou que a PF segue sim o rastro da pista, considerada importante pelos agentes hoje à frente do caso.” Os métodos caluniosos e fantasiosos são os já conhecidos na herança lavajatista. Enquanto a PF sege as pistas do “Pavão Misterioso”, em Santa Catarina, ninguém entende os rastros da polícia, que parece encobrir na Operação Chabu a sua própria corrupção interna. 
Mais sobre a Operação Chabu e Alcatraz
https://jornalistaslivres.org/corrupcao-dentro-da-pf-leva-a-prisao-de-delegado-e-prefeito-de-florianopolis/
 

COMENTÁRIOS

6 respostas

  1. Na verdade, uma ligação entre roubo de mensagens de Dallagnol e a organização investigada pela operação Chabu potencialmente dissociaria Greenwald da associação criminosa com o hacker russo, e possivelmente até mesmo de qualquer ação criminosa no sentido de contratar hackers para roubar mensagens. Os interesses dessa orgainzação criminosa podem ser tais que a eles convém vazar essas informações para a imprensa, e pode ainda ser particularmente interessante fazê-lo a um veículo mais ideológico, a fim de criar uma polêmica que pode servir de distração, além de conseguir em Lula uma espécie de apoio popular a outros indiretamente beneficiados de anulações de processos da Lava-Jato.

  2. Os links a seguir nos fazem duvidar de que apenas as autoridades russas estavam interessadas em hackear o telefone Moro, que os hackers eram apenas russos e que trabalhavam apenas por dinheiro. Também observo que a Constituição Russa proclama a prioridade dos valores humanos universais em relação às leis do Estado, que permite alcançar a verdade e a justiça mesmo através da violação da lei (se outros métodos forem impossíveis).

    Um ativista russo de direitos humanos que sobreviveu a uma prisão no Brasil disse há um ano: “Agora não vamos abandonar o povo brasileiro em sua luta contra o terrorismo de estado. O próximo passo será o retorno do Brasil à ordem constitucional e à limpeza dos departamentos judiciário e policial”.
    http://www.sitebs.ru/blogs/37215.html
    Hackers brasileiros e russos ajudam uns aos outros.
    https://news.softodrom.ru/ap/b24645.shtml?fbclid=IwAR0eoOfHP8m_BGdckmE1VosBT8R_eXP4VEBgih0VJg_wWQ4GylrEZE33jFI
    Entre os hackers falantes de russo, a regra é: quando você é solicitado a ajudar em propósitos patrióticos, você deve concordar.
    https://news.rambler.ru/other/42230502-kogda-tebya-prosyat-pomoch-iz-patrioticheskih-tseley-ty-soglashaeshsya-fragment-novoy-knigi-daniila-turovskogo-pro-russkih-hakerov/?updated

  3. Você sabe por que em um estado legal não há ataques cibernéticos a promotores, juízes e policiais? – Porque eles são apenas as ferramentas da lei, e o verdadeiro inimigo do criminoso é a lei e o povo. O ataque aos funcionários do governo ocorre apenas quando os juízes, promotores e policiais deixam de obedecer ao povo e à Constituição.
    Russos aconselham a polícia federal: “Procure aqueles que ordenaram o ataque de hackers contra Moro entre as milhares de vítimas da ilegalidade no país”. https://newsfrol.ru/25/6012/

  4. Parabéns Gleen! continue descobrindo sobre o escândalo da farsa a Jato

POSTS RELACIONADOS