Nova operação vingança

PMs sequestram e torturam em retaliação à morte de colega na Zona Sul de São Paulo
Nova operação vingança
Na imagem, abordagem que resultou em duas mortes e uma nova operação vingança. Fonte: reprodução

Após a morte do policial militar Hiago Mariano Nogueira Gobi, de 24 anos, na noite de terça-feira (17), ao reagir a um assalto na Vila Monte Alegre, Zona Sul da capital paulista, a população da região conhecida como Fundão do Ipiranga, localizada na Zona Sudeste de São Paulo, tem vivido momentos de terror. 

A morte, de acordo com vídeos registrados por câmeras de segurança, decorreu de uma troca de tiros em reação a uma tentativa de assalto. Um dos assaltantes, um jovem de 20 anos, também faleceu.

Desde então, as comunidades dos bairros de Jd. São Savério e Parque Bristol estão em estado de alerta.

De acordo com relatos, os policiais têm abordado pessoas aleatoriamente nas ruas, invadido casas, torturado pessoas e, inclusive, chegaram a sequestrar a mãe e a esposa de um dos jovens envolvidos no conflito.

Esse tipo de retaliação, também conhecida como “operação vingança”, não é novidade nas periferias brasileiras. Em julho deste ano, o país presenciou cenário idêntico após a morte de um soldado da ROTA, no litoral paulista. A chamada “Operação Escudo” terminou com morte de 28 civis, sem contar os casos de tortura e ameaças.

“Esperamos que além de lamentar a morte do PM, a Ouvidoria das Polícias também tome providências para que ações arbitrárias, violentas e ilegais, como as que estão ocorrendo no Fundão do Ipiranga, sejam averiguadas e devidamente coibidas. Se for na base do olho por olho, dente por dente, toda a PM terminará cega” – afirma liderança comunitária que, por motivos de segurança, prefere não ser identificada.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Cultura não é perfumaria

Cultura não é vagabundagem

No extinto Reino de Internetlândia, então dividido em castas, gente fazedora de arte e tratadas como vagabundas, decidem entrar em greve.

Na frequência do ódio

Na frequência do ódio

O Café com Muriçoca, que passa a ser toda quinta-feira, reflete sobre a perseguição política e o cerceamento ideológico a quem rejeita a riqueza como estilo de vida aceitável.

As crianças e o genocídio na Palestina

As crianças são as mais vulneráveis, além de constituem metade da população que compõem a Faixa de Gaza, território considerado a maior prisão a céu