Moradores e pelo menos dez entidades do movimento social de Contagem, na Grande Belo Horizonte, lançaram na manhã de hoje, no bairro Europa, o projeto Cidade Viva, que pretende plantar 100 mil árvores nos próximos anos, principalmente junto à represa Vargem das Flores, ameaçada pela especulação imobiliária. Na ocasião, foram plantadas mudas de árvores frutíferas, como jabuticabeiras e graviola, além de ipês e outras espécies.
Curiosamente, Contagem é a cidade mais arborizada entre os 34 municípios da Grande BH, mas constantemente sua área verde é ameaçada, como aconteceu há alguns meses, quando as árvores da Avenida Babita Camargo quase foram eliminadas pela prefeitura. Só foram salvas diante da mobilização social em torno da sua manutenção.

Agora, o foco da preocupação dos moradores é a preservação da represa Vargem das Flores, responsável pelo abastecimento de água para Contagem, Betim e Belo Horizonte. Durante a atual administração da cidade, a terceira maior de Minas, com cerca de 650 mil habitantes, houve um grande avanço da especulação imobiliária no entorno da represa, chamando a atenção das entidades ambientalistas pela sua preservação, devido ao desmatamento da área.


Obs. Material editado com o apoio dos jornalistas livres de Contagem e Betim.