Domingo em defesa da Serra do Curral

Organizado com o apoio de mais de 100 entidades, coletivos ambientais, movimentos sociais aconteceu em Belo Horizonte (MG) neste domingo (4/6) o 6º Abraço à Serra do Curral. A convocação inclui parlamentares mobilizados pela criação do Parque Nacional da Serra do Curral.

O ato é realizado desde 2017, a 6ª edição do Abraço à Serra do Curral acontece num momento em que decisões judiciais suspendem as atividades minerárias na área tombada da Serra fortalecem os movimentos que defendem a preservação integral do seu ecossistema.

A Serra do Curral é um patrimônio nacional e faz parte da Serra do Espinhaço, que por sua vez é Reserva da Biosfera da Unesco.

Além de sua ligação centenária com os moradores da cidade de Belo Horizonte, a Serra do Curral abriga grande diversidade de espécies de fauna e flora Cerrado e Mata Atlântica e numerosos mananciais pertencentes às bacias dos rios das Velhas e Paraopeba, responsáveis pelo abastecimento de cerca de 70% da população da capital e de 40% dos moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Nela nascem o ribeirão Arrudas, os córregos do Clemente, Capão da Posse, Cercadinho, Acaba Mundo e Serra.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Plano Diretor da Grande BH para quem?

Por frei Gilvander Moreira[1] Ferramenta constitucional para o planejamento metropolitano, prevista no artigo 46, inciso III da Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989,