LESBOFOBIA: PSOL Niterói (RJ) solidariza-se à vereadora Verônica Lima, agredida pelo vereador Paulo Eduardo Gomes

PSOL repudia a atitude do vereador Paulo Eduardo Gomes, militante histórico do partido, que cometeu "grave erro"
Vereadora Verônica Lima, atacada pelo vereador psolista
Verônica Lima com Boletim de Ocorrência em mãos

Leia a nota publicada pelo PSOL de Niterói a respeito da agressão lesbofóbica à vereadora Verônica Lima

“O Partido Socialismo e Liberdade de Niterói, a partir de seu Diretório Municipal, vem a público se solidarizar com a vereadora Verônica Lima, mulher negra, que foi agredida verbalmente de forma machista e lesbofóbica, pelo vereador Paulo Eduardo Gomes, de nosso partido, em reunião do colégio de líderes da Câmara Municipal de Niterói.

Não podemos concordar com atitudes como esta em nenhuma hipótese.

Toda e qualquer ação opressora precisa ser combatida e superada. Nosso país e nossa cidade convivem estruturalmente com essas opressões e acreditamos que é papel de nossa representação nos parlamentos denunciar essas mazelas e propor políticas públicas para superá-las, como historicamente fazemos.

A razão da existência do PSOL é a luta por uma sociedade livre de toda forma opressão e desigualdade, contudo sabemos que não estamos livres de reproduzir em nossa militância e em nossas representações opressões como machismo e LGBTfobia. Entendemos portanto que esta luta precisa ser contínua, mesmo internamente, para que nenhuma mulher sofra constrangimentos ou violências.

Por isso também lamentamos e repudiamos a atitude de nosso companheiro, um militante histórico do nosso partido, mas que cometeu esse grave erro.

Após o ocorrido o mesmo fez autocrítica, se retratou com a vereadora imediatamente e depois publicamente em Plenário, e se colocou aberto a espaços de formação e aos debates partidários a respeito de sua atitude para superá-las.

Desta forma, nas instâncias partidárias trataremos do caso, tendo as setoriais de mulheres, LGBT+ e de negros e negras como protagonistas das ações com o objetivo de que o companheiro compreenda com profundidade a gravidade de seus atos e os supere por posturas respeitosas com as mulheres e LGBTs.”

Diretório Municipal do PSOL Niterói
08 de julho de 2021

COMENTÁRIOS

Uma resposta

  1. Não estou surpresa. Existe um motivo para mulheres negras militantes não confiarem em homens brancos. Basta alguém não fazer o que o homem branco quer, que as máscaras caem. Não foi grave erro. FOI CRIME!

POSTS RELACIONADOS