Vitórias em candidaturas progressistas

Mesmo com o avanço do bolsonarismo na política brasileira, bancadas progressistas tiveram importantes conquistas

Após uma decepção diante dos resultados contrários aos que indicavam as pesquisas e eleições de candidatos aliados ao bolsonarismo, algumas outras vitórias serviram como  luz no final do túnel. A esperança para um Brasil mais democrático e inclusivo está nas conquistas de candidaturas progressistas, que fizeram história nas eleições de 2022. 

Por Beatriz Pecinato e Raquel Tiemi

No estado de SP, Guilherme Boulos (PSOL) foi o candidato a deputado federal mais votado com mais de 1 milhão de votos. Além disso, seu partido, Partido Socialismo e Liberdade, bateu recorde ao eleger a maior bancada da sua história com 14 deputados federais. Ao encontro desse avanço, grandes expoentes da direita não conseguiram se eleger, como Nise Yamaguchi (PROS) e Eduardo Cunha (MDB). 

Candidaturas existencialistas eleitas 

O avanço também foi registrado através de nomes inéditos na política que representam grupos marginalizados pela estrutura histórica vigente no país. As apurações deste domingo (02) destacaram a vitória de candidaturas existencialistas. 

Algumas candidatas LGBTQIA+ eleitas foram Erika Hilton, primeira deputada federal trans negra (PSOL-SP), e Duda Salabert (PDT-MG), também primeira trans eleita ao Congresso Nacional. Outro nome importante foi Fábio Felix (PSOL) que, mesmo em uma região com grande força bolsonarista, conseguiu conquistar o posto de parlamentar mais votado do Distrito Federal. 

Em candidaturas indígenas, a vitória mais notável consagrou Sonia Guajajara (PSOL-SP) como deputada federal e a mulher indígena mais votada do Brasil. 

A representação negra na política também foi outro grande expoente ao eleger mulheres, como Dandara Tonantzin (PT-MG), Olívia Santana (PCdoB-BA), Andréia de Jesus (PT-MG), Carol Dartora (PT-PR), Jack Rocha (PT-ES).

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra também conseguiu eleger seus candidatos. Entre eles, Rosa Amorim (PT-PE), Marina do MST (PT-RJ), Valmir Assunção (PT-BA), Marcon (PT-RS), Adão Pretto (PT-RS) e Missias do MST (PT-CE). 

Entre as candidaturas PcD, não houve vitórias, porém, a deputada estadual Andrea Werner (PSB-SP) ativista pelos direitos dessa parcela da sociedade foi eleita. 

Já em candidaturas feministas, alguns nomes eleitos foram Livia Duarte (PSOL-PA), Denise Pessôa (PT-RS), Daiana Santos 6565 (PCdoB – RS), Laura Sito 13300 (PT – RS). 

Mesmo com um desfecho incerto sobre o segundo turno da presidência e um avanço do bolsonarismo na política do país, essas vitórias mostram que o Brasil não está perdido. Ainda há esperanças por um futuro melhor.

POSTS RELACIONADOS

A nova fase do bolsonarismo

Por RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de Teoria da História na Universidade Federal da Bahia O ato de 25/2 inaugurou um novo momento na história da