Eleição em São Paulo: Bolsonaro e Tarcísio perdem na capital

Na capital de São Paulo, Lula e Haddad (PT) venceram na maioria dos colégios eleitorais
Lula e Haddad. Imagem/Reprodução: Elineudo Meira/@fotografia75
Lula e Haddad. Imagem/Reprodução: Elineudo Meira/@fotografia75

Na capital de São Paulo, Fernando Haddad (PT), candidato ao governo de São Paulo, e Lula (PT), candidato a presidência, tiveram a maioria dos votos contra Jair Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos). Já no Estado de SP, os candidatos de direita foram os favoritos.

Ao contrário do que mostravam as pesquisas eleitorais, Tarcísio de Freitas, candidato de Bolsonaro ao governo de São Paulo, fechou o primeiro turno com 42,32% dos votos, contra 35,70% de Fernando Haddad. Na capital, o candidato do Partido dos Trabalhadores venceu em 44 das 58 zonas eleitorais, principalmente nas zonas periféricas da cidade.

Tarcísio de Freitas ganhou em 14 zonas eleitorais da capital, dentre elas Indianópolis, com 41,82%, e Jardim Paulista, com 38,71%, bairros considerados nobres.

O cenário se repetiu também na corrida para a presidência. Jair Bolsonaro venceu Lula na grande São Paulo por 47,71% a 40,89%. Nas maiores cidades do interior e do litoral paulista, a vitória foi do atual presidente.

Já na capital paulista, Lula obteve 47,54% dos votos contra 37,99% de Bolsonaro. O candidato do Partido dos Trabalhadores venceu em 41 das 58 zonas eleitorais.

Bolsonaro venceu em apenas 17 zonas eleitorais, o que demonstra uma vitória expressiva de Lula na capital de São Paulo. Assim como seu candidato para o governo, o atual chefe do Executivo também venceu no Jardim Paulista e Indianópolis – os bairros nobres da cidade.

Mapa da capital de São Paulo. Foto/Reprodução: Folha de S.Paulo

A capital da cidade também foi a responsável por eleger Guilherme Boulos (PSOL) para o cargo de deputado federal. Com 1.001.472 votos, Boulos foi o candidato mais votado para o cargo na cidade. Outras candidaturas progressistas também se consolidaram em São Paulo, como a vitória de Erika Hilton, agora deputada federal pelo PSOL, Sônia Guajajara, e Samia Bomfim, eleitas pelo mesmo partido para o mesmo cargo de Erika.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS