EDITORIAL: MORTE DE LÁZARO FOI QUEIMA DE ARQUIVO, SIM!

Lázaro Barbosa leva para o túmulo o segredo: ele matava sozinho ou por encomenda?

Provavelmente, nunca saberemos quais as motivações dos crimes imputados a Lázaro Barbosa. Porque ele já estava condenado à morte quando a caçada a ele iniciou-se, há 20 dias. Julgado e condenado pela grande mídia como maníaco, serial killer, estuprador e praticante de magia negra, Lázaro Barbosa foi alvejado por no mínimo 38 tiros. A polícia diz que ele descarregou a arma que teria em mãos nos policiais. Seriam 6 tiros disparados por uma pessoa contra os tiros de fuzis de 270 policiais fortemente armados.

A própria polícia admite que Lázaro Barbosa gastou todas as balas que havia em sua arma. Ou seja, ele não poderia mais apresentar risco de vida aos policiais que participaram da operação de captura.

Mas, em vez de capturá-lo com vida, a polícia optou por executá-lo. Trata-se do mesmo modus operandi usado contra o miliciano Adriano da Nóbrega, homenageado em 2005 por Flavio Bolsonaro com a medalha Tiradentes, a maior honraria do Estado do Rio de Janeiro, comumente atribuída a pessoas que prestaram serviços relevantes ao Estado. Bandido, miliciano, Adriano da Nóbrega chegou a ser investigado pelo assassinato de Marielle Franco. Mas nada falou sobre esse crime. Com a execução dele, em fevereiro de 2020, seus parceiros de crime estão sossegados: ele nunca mais falará nada.

Foi também assim com Wellington da Silva Braga, o Ecko, amigão do peito de Adriano da Nóbrega, comandante da maior milícia do Rio de Janeiro. Capturado com vida pela polícia militar, Ecko apareceu morto alguns instantes depois. Para explicar a morte de Ecko, a polícia divulgou a seguinte versão: já preso, ao ser transportado de van para o helicóptero que o levaria ao hospital, ele tentou tirar a arma da mão de uma policial.

Para impedir a reação do miliciano, outro policial atirou novamente. O miliciano chegou morto à unidade de saúde na Zona Sul, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Mais um arquivo queimado.

Essas mortes silenciosas, somente presenciadas pela polícia, precisam ser investigadas, apesar de todo o humor linchador que tomou conta da grande mídia, particularmente aquela que vive do sensacionalismo barato.

Mas a caçada a Lázaro Barbosa animou até mesmo a apresentadora Ana Maria Braga a tentar tirar uma casquinha no campo do sensacionalismo. Afinal, vale tudo pela audiência… Todos os dias, o programa “Mais Você”, apresentado por Ana Maria, começava com um relato sobre os avanços da polícia no encalço de Lázaro Barbosa. O resultado desse conluio foi tenebroso.

A repórter da TV Globo foi flagrada hoje, dançando animada, depois da morte de Lázaro. Policiais comemoraram a morte de Lázaro e postaram fotos e vídeos de sua festinha pela morte de Lázaro. E houve até carreata e buzinaço em frente ao IML de Goiânia, pessoas soltando fogos e motoristas buzinando na frente do instituto onde corpo de Lázaro Barbosa chegou na capital goiana para exames.

Corpo de Lázaro Barbosa, crivado de balas
Corpo de Lázaro Barbosa, crivado de balas

“Viva a morte!”

É interessante observar essa revolta popular contra Lázaro Barbosa, acusado de matar uma família, e de cometer mais um monte de crimes sem que haja comprovação de sua participação em nenhum deles. Tudo resume-se à versão da polícia militar de Goiás.

Paradoxalmente, a poucos quilômetros dali onde o Lázaro atuava, temos o palácio do Planalto. Sentado na cadeira presidencial está um alucinado acusado de ser responsável por muito mais do que meia dúzia de mortes. Já são mais de 500 mil óbitos. Mas essas mortes, essas mortes a TV Globo não quer vingar. Porque é cúmplice desse massacre.

Mais fácil colocar um “Judas” como Lázaro para ser malhado em praça pública.

Alivia a angústia de viver neste País injusto e cruel, ver um homem negro ser morto, acusado como maníaco, serial killer, estuprador e praticante de magia negra. Afinal, o que é um corpo negro crivado de balas? E segue o show de horrores.

A grande mídia ajudou a construir a narrativa para linchar Lázaro Barbosa. Veja como:

1) Uma pessoa começa a aterrorizar propriedades rurais, com assassinatos e invasões. Ok. Disso se deu o início da mistificação. Tratava-se de um monstro violento.

2) As buscas começam a dar errado, por ser uma área grande e de baixa densidade de ocupação, além de possuir várias possibilidades de refúgio. A cobertura da imprensa enveredou para uma falsa correlação do sujeito com o “sobrenatural”, que seria o motivo e os meios para seus ataques. Disso foi um pulo para o racismo religioso (com ataques e depredações contra terreiros de religiões de matriz africana). Relações que foram desmentidas.

3) O estrago já estava feito. Ele era um ser que escapava da força-tarefa colossal (PMs de vários estados colaborando, Polícia Civil, Força nacional, Polícia Federal) por conta de tudo, menos da incapacidade policial.

4) Reviravolta. Surgem indícios (a prisão de um fazendeiro que supostamente deu guarida) de que ele poderia estar a serviço do agronegócio da região, visando à obtenção de terras.

4.1) A relação, que tão fácil se criou entre as raízes sobrenaturais e religiosas e as motivações dos ataques, não foi estabelecida para os ataques e os interesses imobiliários.

5) Estava ficando feio. Os 270 policiais não estavam conseguindo realizar o básico de um trabalho de inteligência. Intensifica-se a explicitação de que seria aceitável um desfecho sangrento. Um confronto entre os policiais e o Mal encarnado poderia acabar em execução (e seria ok).

6) Hoje as possibilidades de investigação se encerram.

Agora falemos da mídia.

A função social que dá legitimidade para a mídia é a de fiscalização e denúncia sobre eventuais infrações à atuação constitucional por parte dos agentes de Estado.

Ela não pode, diferente do Zé do bar, clamar por uma caçada humana. Ela não pode, diferentemente do Zé do bar, justificar uma execução. E, muito menos, ela não pode, diferente do Zé do bar, comemorar, uma execução.

Mas ela fez tudo isso. E mais um tanto.

A morte de um ser humano, definitivamente, não deve ser comemorada. Quando a comemoramos, celebramos a desumanização da população. Só sobra a barbárie.

Pobres de nós!

COMENTÁRIOS

111 respostas

  1. É super interessante fazer um editorial sobre a barbárie da morte. Mas ao passo que se coloca essa imagem para ilustrar o texto, a discussão sobre a espetacularização acaba sendo autorreferente. É necessário esta exposição?

    1. Também me pergunto o mesmo. Compartilharei o texto citando a fonte, mas sem a imagem.

    2. Concordo com você. Eu cheguei até a foto e não consegui mais ler o texto. Que falta de sensibilidade. Mostrar essa foto, é, na minha opinião, também, de certa forma, a perpetuação da barbárie. comemorar a morte de alguém é bárbaro. Expor fotos do cadáver vilipendiado também.

  2. Obrigada por esse texto! Estava assombrada com essa situação ! Pobres de nós !

  3. Perfeito texto, fica cada vez mais intolerável a atitude dos seres que habitam a Terra. Serão mesmo seres humanos? Porque a humanidade passa longe. Independentemente dos seus atos, teve uma mãe, uma família a assistir essas cenas de horror.

  4. Excelente texto. Hoje conversava com minha mãe, já idosa, de pouco estudo, mas, grande sabedoria… e ela disse o mesmo que o último parágrafo do texto: “comemorar a morte de um ser humano é o fim da humanidade. Aonde estamos chegando???

  5. Perfeito o texto ?????????? o povo brasileiro está tão cego e bestial que fechamos os olhos pra verdade estampada na cara. Fico feliz que AINDA temos profissionais e meios de comunicação que nos fazem pensar ao invés de seguir a boiada.
    Obrigado

  6. Perfeito editorial. Em minha família cheguei a brigar com alguns membros por eles estarem vibrando com a captura e morte do Lazaro.

  7. Perfeito artigo. Vitória.ES. 06.01.2003

  8. ótimo texto. Mas fique atento: os selvagens não estão preparados para essa conversa.

  9. Foi justamente para acabar com o “espetáculo” dos assassinatos do Estado,(segundo se compreende na leitura de Michel Foucault) que instituiu-se o direito de ser considerado inocente, até que se prove o contrário, a prisão e o julgamento num tribunal.

  10. Concordo. Polícia brasileira é uma vergonha. Mas infelizmente tem os alienados que são Maria vai com as outras e não conseguem enxergar um palmo à frente da realidade.

  11. Muito bom o editorial, mas precisava mesmo colocar a foto do corpo dele e, ainda mais assim no abre da matéria?

    1. Concordo. Na ânsia de fazer justiça, essa matéria pende perigosamente para o mesmo sensacionalismo barato que tanto critica.

  12. Não sou a favor das coisas feitas por Lázaro e repudio suas atitudes. Mas os policiais fizeram vergonha. Pois tinham tudo e foram humilhados por apenas um homem. Matar ele seria a melhor opção para justificar a falta de preparo das forças policiais no Brasil. Aposto que ele seria morto de qualquer forma para não ficar feio ?.

  13. fico feliz em saber que não sou só eu que penso assim.

  14. Excelente comentário, aplaudo pois nenhuma morte pode ser aplaudida!

  15. Editorial muito bem feito, deixo meus parabéns. No entanto, creio ser muito errado expor a imagem do homem morto.

    1. Um dia quando vc descobrir o real motivo disso tudo, vc sozinho irá se destruir. A polícia foi criada pra proteger, não pra julgar nem muito menos executar…

  16. Vc falou tudo. Apesar do que ele fez ou não fez, ele era um ser humano. Não deveriam ter dado esse monte de tiro nele pois ele já estava sem munição, não tinha mais risco. Eu sei muito bem como é a policia de Águas Lindas. Eu sou negro, sou honesto e trabalhador. Um certo dia eu vinha da parada de ônibus onde deixei minha irmã que ia pro trabalho. Quando estava voltando pra casa, fui abordado pela polícia militar. Perguntaram de onde eu vinha. Eu contei que tinha ido deixar minha irmã na parada. Eles disseram que era mentira. Me deram cinco tapas na cara e 3 murros no rosto e diversos chutes e falaram: “vc está vendendo droga aí”. Foi quando o policial pegou uma objeto dentro de um saco que estava na viatura e mandaram eu falar que era meu. Aí eu perguntei porque eles estavam fazendo isso e eles falaram: “Porque vc é um preto safado. Todo preto é vagabundo”. E continuaram me batendo até que passou um casal de advogados que me conheciam desde pequeno e conheciam meus pais. Esse casal questionou os policiais e eles falaram que eu estava com droga. Aí eu falei que o policial tinha pego de dentro da viatura e queriam que eu falasse que me pertencia. Aí a advogada falou se eu teria pego no objeto que eles falaram que era meu. Eu falei que não tinha tocado. Aí o advogado falou que iria filmar eles e que ia chamar a imprensa e pedir para fazer perícia para ver se tinha minha digital. Aí os policiais entraram na viatura e me deixaram lá com os advogados.

    1. Nossa que absurdo! Isso é o país onde vivemos, você deveria ter ido a uma delegacia com os.seus advogados e ter feito uma denúncia pois eles presenciaram tudo

    2. mais um de muitos casos que ficam no anonimato, precisamos mudar profundamente essa nossa falta de humanidade, solidarizo muito.

    3. Parabéns, isso é o sentimento de humanidade. Quisera a imprennsa oficial cumprisse tbm tivesse esta visão.

    4. Verdade infelizmente os policiais de hoje não tem competência e nem protocolo p fazer seu trabalho de forma correta,eles só querem matar as pessoas sem antes nem saber o acontecido isso e diariamente eles matam p dps investigar que vergonha dessa polícia do Goiás aqui no DF são muito diferentes são educados e justos!!!!

    5. História tem potencial, mas acabou perdendo o rumo e não chegou a um climax interessante, o desfecho foi “fraco”.
      Difícil de acreditar! 3/10

  17. Excelente análise, parabéns! Vejo apenas pessoas que dizem querer justiça serem os próprios monstros quando veneram atos desumanos e exaltam mais violência e mais terro. Lázaro deveria ser preso e estar vivo para entregar uma possível rede de negócios obscuros. Por que não está? A polícia acoberta quem tem dinheiro e as pessoas se deixam levar pela mídia e pela maioria. Lázaro preso e vivo poderia desvendar outros crimes, pois, mandantes são tão criminosos quanto as pessoas que executam. No entanto, estes, não são estigmatizados, provavelmente, são brancos e ricos… Não estou defendendo Lázaro, estou defendendo que ele seria um meio para prender OUTROS BANDIDOS!

    1. Logo os fazendeiros impunes arrumam outro Lázaro, para fazer o serviço sujo, e o ciclo recomeça.

  18. Lázaro já nasceu condenado à morte. Simples, aqui nos temos “pena de vida!” Não sou advogado do Diabo, mas é só uma questão de análise para verificar a desastrosa atuação da polícia, da sociedade, nesse caso. Justiça se faz com bala, bandido bom, é bandido morto. Absurdo é transformar esse, que hj chamamos de monstro, em professor, policial, pedreiro, enfim, em um trabalhador, um cidadão. E os lazarentos que já mataram mais de 500 mil?

    1. Os lazarentos engravatados são brancos heteros,misógino e machistas milicianos ricos.
      Os mesmos brasileiros(as),que lincharam o Lázaro,aplaudem o GENOCIDA das 515.000 mortes.
      Ainda o chamam de Mito!?

  19. Achei engraçado. Principalmente chamar “alguem” de sensacionalismo barato depois de uma matéria dessa. Com uma foto dessa. Melhor ir ver o filme do pelé

    1. Olá Annalise, bom dia. Poderia nos (ou pelo menos a mim) explicar melhor o que você quis dizer com “melhor ir ver o filme do pelé” pois fiquei sem entender. Obrigado.

  20. Pobre de nós mesmo! Muito triste ver o amor se esvaindo por entre os seres humanos.

    1. Eu concordo com você, a palavra de Deus diz “no final dos tempos o amor de muitos se esfriaria”, e está acontecendo isso!

  21. É assustador ver tanta gente comemorando a morte dele, de forma tão medieval.
    Prazer pela carnificina.

    1. Fui linchada no face porque disse que, lamentavelmente, os crimes que Lázaro cometeu ficariam sem esclarecimento, bem como, que não era papel da polícia julgar e condenar, papel reservado ao Poder Judiciário. Fico impressionada com a sanha vingativa da turba.

  22. Que pena tudo isso que aconteceu. Gostaria que Lázaro estivesse vivo para responder pelos crimes que cometeu e não morto. Achei muito infeliz a comemoração da polícia e da população. Sei que Lázaro não era nenhum herói e nem posso achar isso. Sei também da tristeza das pessoas da família que ele matou, mas acho covarde a atitude da polícia em ter cravejado o Lázaro de bala. Gente, era um contra muitos. Tinha maneiras de parar Lázaro sem matá-lo. Acho que cabe a Deus puni-lo.

  23. A polícia brasileira é uma vergonha para o nosso país …..errado sim mas quem tira a vida do próximo é Deus. Excelente texto….

  24. A TV aberta brasileira é um lixo … vejo em meu lar minha mãe e padrasto traumatizados por assistirem esse besteirol e transferirem para seu pessoal ..assustados esperado algo que será violentos com eles conforme a TV aberta brasileira divulga .. aliás, não assisto pois na época que assisti já havia enxergado tudo que relatei.

  25. Concordo,uma morte jamais deve ser comemorada, isso tudo foi trágico, mas a mídia podre vai lucrar com isso. Vermes.

  26. Lázaro, que Deus o tenha, sua morte é o exemplo do desespero, corrupção e falta de humanidade existente no Brasil. Eu me encolho e choro porque existirão muitos lázaros enquanto existirem presidências assim no Brasil.

  27. Sinto muito pela família dele, meus sentimentos a todos. Que o Espírito Santo possa consolar vocês, e não se preocupem: tudo irá se esclarecer. Sobre a insolência dos policiais, eu só acho que eles deveriam ter levado Lázaro Barbosa com vida para ser julgado. Mas, infelizmente, não foi o que fizeram!!

  28. Eu achei o texto otimo, mas exagerou em falar que Lázaro era negro. Isso soou para mim como esse mimimi atual de ter que sempre pôr raça/cor no meio. Achei excelente a colocação em relacao à parte da cultura africana, religiosa… mas dizer que ele passou tudo isso por ser negro tirou o foco sobre a banalização da morte e, novamente, como a manada atual, levou de novo para o discurso sobre racismo e, definitivamente, não é sobre isso.

  29. São espantosas as tomadas da TV em que se observa a caçada humana e o consequente linchamento de uma pessoa, definido como a única forma de conter os crimes por ela cometidos. Não se está falando de qualquer indivíduo, mas de uma pessoa que havia cometido muitos crimes! Porém, ainda que difícil, o julgamento e após, a condenação, constituiria uma forma legal e humana de definir os rumos da justiça, perante uma tragédia desse porte, em que a perda de inúmeras vidas, pela saga ensandecida de um indivíduo, ocorreu, infelizmente.

  30. Eu concordo plenamente. Não vi ato heroico dos policiais. O certo era eles terem capturado Lázaro Barbosa com vida, para ser interrogado e esclarecer os fatos à justiça e à sociedade. Mas ele levou para o túmulo um segredo e uma culpa que talvez não fosse só dele.
    Enfim, era um assassino, tinha que pagar por seus crimes perante a lei e sociedade.
    A polícia sempre cometendo exageros.

  31. Falei que eu não era a favor da morte dele e sim de sua prisão e fui condenado por colegas de trabalho, me senti estranho.

  32. É verdade, é triste demais tudo isso.
    E digo mais: o estado é mais criminoso do que o réu
    Porque sentenciou o réu sem um julgamento, como manda a lei. O que falar das pessoas que comemoram a morte do próximo e não a vida. São coisas no mundo sem significado.

  33. É eu concordo plenamente, é até engraçado pq quando eu vou questionar essas coisas eu estou defendendo bandido e blá blá. Não eu não estou, sabemos que ele escolheu o destino dele, mas sabemos tbm que os policiais mataram-no como um troféu tbm. Comemorar a morte de alguém é desumano sim e disso eu nunca viu compactuar!!!

  34. É isso mesmo! O dia de hoje foi um show de horrores. A mídia naturalizando a barbarie. Pobre de nós…

  35. Uma desonra para a civilidade. Afinal quem somos nós? Independente da culpabilidade ou não do cidadão todos merecem o julgamento justo.

  36. Que análise genial!
    O pior é quem consome essa mídia e não questiona além do que se é mostrado, as pessoas deixam que pensem por elas. Falta senso crítico baseado em vários e lógica.

  37. O q me espanta é q nao sei pq o lazaro matava e estuprava. E nem se era ele mesmo q cometia os crimes. Já a polícia, com certeza, não foi para capturá-lo, mas para fuzilá-lo.

  38. Excelente abordagem. Como é bom ler um texto inteligente e crítico sobre nossa sociedade, já no caos e barbárie.

  39. Esse texto é a tradução de tudo o que eu penso, excelente!

  40. Ridículo o que fizeram,o secretário mesmo falou que Lázaro descarregou as arma contra os polícias ,então pq mataram ele?essa e a pergunta que não quer calar,eu torci muito pra que a polícia pegasse ele, mas com vida, não aquela atrocidade que fizeram.

  41. No livro Incógnito, o neurocientista David Eagleman tem um capítulo sobre o sistema penal e ele fala que hj nosso sistema é baseado em vingança e não em possibilidade de reabilitação. Por isso na emoção por vingança as pessoas param de pensar e realizar análises simples. Lamentável.

  42. E pensar que no Jacarézinho fuzilaram 28 jovens negros e ficou por isso mesmo. 28 também foram as balas em Lázaro. Fazendeiros dormem aliviados….

  43. Lázaro foi usado para desviar atenção do que está passando o nosso país. Existe crime ou pessoas poderosa por traz de tudo isso. Principalmente a grilarem de terra.

  44. Nós estamos falhando como sociedade, pior ainda, como seres humanos. Eu vi pessoas rindo e comemorando a morte dele. Dando socos no ar, gritando e rindo. Vendo isto, dá para entender porque Bolsonaro chegou a presidência e porque ele não cai.

  45. Gostei muito do texto, fiquei realmente enojada com os crimes cometidos pelo Lázaro, mas admiro muito sua coragem de expor de forma inteligente a opinião sobre o caso. É muito triste que se comemore a morte de um ser humano, independente do crime que ele tivesse cometido, e se fosse necessário, apenas uma bala bastava, 38 balas é prepotência, vontade de matar.

  46. EXCELENTE e realista reportagem. Parabéns a este jornalismo com pés no chão e cabeça no lugar.

  47. Excelente análise. Um serviço de inteligência, com uma vantagem imensa, no mínimo esperaria acabar a munição do procurado, para então neutralizar e deixá-lo vivo pra explicar os crimes relacionados. Foi um uso de força desproporcional com objetivo de execução mesmo. Agora, um cristão de verdade, (seguidor de Cristo) não comemora a morte de ninguém, por pior que tenha sido a causa.

  48. Achei interessante o texto, porém desnecessária a imagem do Lázaro morto. Ao menos deveriam deixar a opção de “clique aqui se não tiver problemas com ansiedade” ou algo do gênero. Foi um gatilho para mim.

  49. Lázaro jamais deveria ter fugido da prisão. Mostra a fragilidade do Estado e a decadência do sistema prisional que tem como premissa a ressocializacão. Concordar com execução seja ela qual for é rasgar a constituição, não sou a favor desses criminosos executarem qualquer ser humano nem tampouco a polícia executar os meliantes, devemos defender a lei, essa ordena prisão nos seus ditames.

  50. O artigo está ótimo! Mas a considerar a sua essência, pecou no título. Desculpe me intrometer, mas eu colocaria “A histeria e a hipocrisia de uma sociedade sensacionalista e desumanizada”

  51. Sem comentario.esse texto é magnifico.pura verdade.moramos ainde?.onde o principal mandatario é a favor da violencia e da morte.

  52. Parabéns por essa matéria, excelentes pontos que infelizmente a “mídia” não permite que vejamos com clareza! Mas o que vejo sempre com clareza é a desumanização como aqui foi citada! A celebração de um assassinato pois não foi autodefesa! Uma polícia sem preparo psicológico pra lidar com uma situação assim, no fim ao que me parece quase 500 policiais de vários lugares fortemente armados, equipados e com apoio da população contra um indivíduo sem preparo e sem treinamento militar suando por 20 dias pra o “capturar” não o eliminar! Pois a captura justificaria tanto tempo dê paciência e espera, cansando e esgotando os recursos dele. No fim uma morte com quase 40 tiros contra um homem desarmado. O que tem pra comemorar??? Nossa justiça aqui ainda é muito falha, mas quem somos nós pra puxarmos o gatilho??
    Mais uma vez parabéns por essa matéria!

  53. Lázaro errou e com certeza devia pagar pelo seus crime preso! E não morto. O governador se achando porque a polícia fez aos olhos dele um bom trabalho… Pois eu acho q a polícia fuzilou Lázaro com medo dele escapar e ficar muito feio pra eles. Se desesperaram tanto que fuzilaram. E as pessoas q morrem sem leito no hospital? Quantas vidas que poderiam ser salvas nessa pandemia e não foram? Caos na saúde pública. Esse governador deveria tomar vergonha e asfaltar as cidades q pertencem ao estado de Goiás. Só vi poeira.

  54. Concordo plenamente, ELE ERA O MONSTRO, mas com tudo o que foi feito se igualaram a ele, 38 tiros, e derrubando o corpo dele no chao e jogando na ambulancia foi desumano

  55. Texto perfeito, Lázaro se escondeu em locais que eram terreiros de umbanda e todos já começaram a falar que ele era satanista e usava o livro de são Cipriano, sendo que em sua mochila foi encontrado miojo, remédios e as armas.
    A polícia não o matou pelos crimes ou com a intenção de descobrir as motivações e o que estava acontecendo no caso, simplesmente ficaram com vergonha de não conseguirem capturar um jagunço pobre do mato que não conseguia emprego, e precisava roubar para sustentar os filhos, bem no momento em que o mesmo foi entregar o dinheiro da pensão do filho a policia aproveitou de seu sentimento para o encurralar.

  56. Achei uma covardia porque tanto tiros si ele ja estava sercado por os policiais

  57. Parabéns pelo editorial. Acima de tudo coerente com as cobranças das funções estatais que “deveriam” obedecer o Estado Democrático de Direito.

  58. Estou passada até hoje com esse ocorrido. Uma bárbárie comemorar uma morte, seja lá de quem for. Um erro não justifica outro. Típico retrato de brasileiro negro que não deu certo na vida. Marginalizado, desprezado, ignorado, apronta é jogado e abusado na cadeia, sai de lá revoltado, vive em condicões sub-humanas, perde a fé no Criador e a capacidade de gerenciar sua própria vida de maneira digna. Mete o pé, a platéia gosta… o fim trágico e extremamente humilhante, degradante acontece. E todos pensando que somos evoluídos em 2021. Regredimos a época das Arenas. Péssima descoberta.

    1. Concordo plenamente nunca tinha visto nada parecido a desgraça da humanidade a que ponto chegamos comemorar a morte de um ser humano

  59. Se hj as pessoas não tem mas humanidade ou amor imagina no futuro

  60. “Os choques de desconforto que abalroam os cidadãos desamparados alimentam os circuitos do individualismo agressivo…. a força que reúne esses coágulos sociais dispersos, desorientados e massacrados, para transformá-los em uma massa enfurecida, raivosa e intolerante. São esses os apoiadores de Bolsonaro”.
    (L G Beluzzo, “A globalização da angústia”, in Carta Capital, 30/06/2021)

  61. Eu também ,acho que foi execução ! Lázaro foi calado,nada prova que foi ele que matou a família. Talvez ele cometeu crime no passado,mas alguém pode ter aproveitado oportunidade de fazer todos estes crimes e colocar a culpa no coitado. A mídia queria audiência com o sofrimento do pobre coitado! Eu tinha minhas dúvidas,porque outra família esteve com o Lázaro e ele não fez nada contra eles ,se ele realmente fosse um assassino cruel,ele teria matado todos. O Lázaro sabia demais e foi calado ! Infelizmente este é a lei do Brasil

  62. Também acho uma falta de respeito com a pessoa que morreu principalmente com a família eu sou crente sou jovem Deus me libertou das drogas e do mundo, eu amo a todos pois isso que Deus manda eu amobtodos meus irmãos dessa terra glória a Deus e também a bíblia Diz: orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5:16. E Romanos12:21 “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.

  63. As pessoas se deixam influenciar demais sem questionar. Todos são julgadores e condenam como se fossem donos da verdade, sem o mínimo questionamento. Triste demais.

  64. Ótimo texto!! Também não me alegrei com a morte do Lázaro nem com as incontáveis brincadeiras sem graça que estão fazendo com fotos do seu corpo destroçado!! Acima de tudo sou humana e tenho respeito com os mortos!! Não estão aí pra contar como foi realmente!!

  65. Fiquei muito triste com esse desfecho ele deveria ser capturado.vivo eram muitos soldados fortemente armados contra um so homem,além disso tem muitos criminoso soltos ou presos piores que o Lázaro,a lei devem ser para todos,além disso aqui no Brasil tem tem pena de morte ele foi condenado a morte antes de ser julgado por isso ele fugiu tanto pois já sabia que a morte era certa.Brasil so funciona para ricos.

  66. a policia brasileira tem que ter vergonha na cara , comemorar a morte de lazaro e como fica o baile ou vareio drible que lazaro deu em mais de 500 policiais forte mente armados, Eu acho que tinham que ter vergonha um homem contra todos esses policiais.

  67. Lázaro é como Bolsonaro, matador de aluguel. Desde o fim da ditadura, os militares torturadores e assassinos mantiveram o Esquadrão da Morte para eles. Matavam.por encomenda e faziam tráfico de drogas e armas.

  68. Perfeito o que vc falou! Quem garante que ele era tudo isso? Mesmo que fosse tinha direito ao perdão como todos os seres humanos tem!! E outra não precisava matá-lo daquela maneira ele tinha direito d prisão para pagar seus pecados e erros mais a morte só Deus pra dizer a hora !!

  69. A policia da força tarefa ,em especial a guarnição que executou lazaro foram covardes nao precisava de mais de um tiro de fuzil em caso de confronto, no entanto ele crivado de balas apos ja estar sem vida com tiro de fuzil na testa e costas ,sem contar dezenas de tiros de pistola.40 em todo corpo e o pior é que encenaram prestarem socorro a um homen com um tiro de 7.62 na testa vcs acham que todos sao burros.

  70. Esses 38 tiros me fez lembrar de mineirinho, o qual foi citato por Clarice Lispector em 1977 em entrevista a TV cultura. a sensação que ela teve, eu tive. Em resumo. Um só tiro bastava, mineirinho levou 13 tiros, imagina o que sentiria Clarice ao deparar com a noticia de Lazaro com 38. Qualquer que tivesse sido o crime dele, uma bala bastava. O resto era vontade de Matar, era prepotência.

  71. Concordo plenamente com texto.
    Pobres de nós cidadãos do bem!

  72. PURA VERDADE, DARIA MUITO BEM PARA PRENDER O LÁZARO SEM MATA-LO, AFINAL HAVIA MUITO RECURSO PARA ISSO, E COMO ELE JA TINHA DESCARREGADO A ARMA , ESTARIA SEM OFERECER RISCO ALGUM A POLÍCIA, POIS ISSO FOI UMA EXECUÇÃO, QUEIMA DE ARQUIVO, NÃO SE TINHA PROVAS QUE TODOS AQUELES CRIMES ERA O LÁZARO QUE TINHA COMETIDO , O CERTO SERIA PEGAR ELE COM VIDA ,PARA ELE ESCLARECER TUDO.
    MAS POR SER UM NEGRO POBRE, DE FAMÍLIA HUMILDE,JA COM PASSAGEM NA POLÍCIA.
    PRA MUITOS NÃO TINHA VALOR ALGUM NE?
    MAS ELE ERA UM SER HUMANO.
    POIS EXISTE MUITOS OUTROS POR AÍ QUE FIZERAM MUITO MAIS CRIMES DO QUE O LÁZARO , E MESMO ASSIM ESTÃO ATÉ EM LIBERDADE.

  73. Falou toda verdade,concordo com tudo que você falou, faço das suas as minhas palavras.

  74. Análise muito bem feita, com a qual estou de pleno acordo. Quais pessoas ou grupos vão ganhar “$” com o show? Para servir ao bem público, não foi, mas exatamente ao contrário. Triste.
    Pe. Geraldo

  75. Várias questões demonstram claramente que houve uma execução por parte da “puliça”. Observem que o homem ser humano, -se esse realmente for ele-, está bem barbeado….ora ninguém que se esconde, ou anda nas matas está preocupado em manter a barba apurada a não ser que evidentemente tivesse tido a intenção de se fazer apresentar de boa aparência.
    Segundo ponto, ninguém leva 40 tiros em pé. No primeiro o homem ser humano já teria sido arremessado para longe especialmente se foi um tiro de fuzil 556.
    Os 500 “puliça” das mais “especiais” forças “taticas”, todos aparelhados e apetrechados com as altas tecnologias, drone, câmera infra-vermelha, radares de movimento, duas dúzias de cães farejadores, cavalos, jipes, rastreadores, setor de inteligência, Abim, talvez até com apoio da CIA, da Scotland Yard, da Suirreté, do MI6, do Pentágono e quase da Força Nacional, ESTRANHAMENTE, não levaram consigo um único celular, filmadora, não foram feitas imagens aéreas, nem terrestres, nem nada….somente da dancinha…Numa hora o sujeito dito secretario diz que o homem humano já estava preso, noutra que havia sido confrontado.
    Os que mentem sempre estão mudando suas versões, arredondando as pontas dos alfinetes, dos pregos, das arestas…primeiro não sabiam de onde os tiros vinham, segundo um dos depoimentos, depois viram que era de uma mata fechada…foram disparados 125 tiros…supostamente…30 % dos tiros atingiu o homem humano…
    Notem na foto: pelo menos 15 tiros foi no topo da cabeça de cima para baixo. Vários tiros na região do tórax foram de cima para baixo…e uns poucos de inclinados de baixo para cima. O que dá a entender que: o homem humano estaria ajoelhado e possivelmente já algemado quando foi executado. Aí fica a pergunta, foi feita uma uma perícia médica Legal independente ? Afinal o IML pertence ao mesmo Estado que matou o homem humano…e pertencendo ao Estado que matou o homem humano fará ou ao menos será influenciado a escrever o que o Estado disser. Ora senhores já vimos muito isso nos anos de chumbo….os laudos fictícios dos IMLs de “ajeito” !!
    Por mais violentos que tenham sido os crimes do homem humano ele entrou para a história, virou uma lenda, enquanto seus caçadores serão esquecidos e virarão pó. O homem humano virou algo maior, símbolo da resistência contra o Estado policialesco, truculento e assassíno !

  76. Desde o início eu já dizia que ele não estava agindo sozinho, que tinha “apoios” durante toda a fuga. Por mais que conhecesse a região por ser mateiro, era impossível sua manutenção sem que houvesse alguém, ou “alguns” por traz. Não errei. O que me espanta é o comentário sobre a constante divulgação na mídia citando a Globo, que só dava notícias em seus telejornais, esquecendo da Band, do Datena, que ficava o tempo todo gritando e dando seus pitacos como se fosse o maior conhecedor do Lázaro e das operações. Bandido bom não é bandido morto, é o preso para entregar seus comparsas e esquemas, ainda que seja por benefícios. Tem gato nessa tumba, isso é fato.

  77. Em parte está certo oq foi escrito em outra parte não…envolver o Presidente como o culpado das mortes q estão ocorrendo no mundo todo me parece burrice e loucura …afinal de contas o vírus vem matando pessoas no mundo inteiro.

  78. Sou Brasileiro de João Pessoa e moro na Itália. Acompanhei toda a “caçada” a Lázaro pelo YouTube. Quando vi a notícia da morte dele fiquei sem entender, porém quando vi as fotos do corpo dele eu logo entendi que Lázaro foi executado. Confesso que fiquei envergonhado com a atitude dos policiais que o executaram, ao ver que os mesmos sorriam e vibraram, me pareceram pior que o próprio Lázaro, seres humanos desprezíveis, inclusive todos aqueles que comemorararam a morte de Lázaro como se fosse um Gol de copa do mundo. Sou Neto de um eis veterano da segunda guerra mundial e sou filho de um eis POLICIAL MILITAR, porém confesso que senti desprezo pela atitude daqueles policiais que estavam ali para prende-lo, e não para executa-lo por capricho e psicopatia, para depois sorriem e se abraçarem como se fossem detentos amotinados que sentenciaram um rival…

  79. Vivemos a cultura da violência. Brasileiro, por ter uma formação educacional precária, se acostuma com todos os tipos de aberrações: políticos ladrões, traficantes e polícia miliciana… Tudo é normal!

  80. Texto esquerdinha de merda. Tem um monte assim. Levem pra casa. Hipócritas.

POSTS RELACIONADOS

A mídia e a sua nova Lava Jato

A mídia brasileira tenta obrigar o governo a manter a Petrobras como ‘vaca leiteira’ dos oligarcas nacionais e internacionais

Em defesa da Vida

Em defesa da vida

Movimentos Sociais elaboram nota de apoio à Ouvidoria das Polícias de SP para garantir o afastamento de PMs investigados por homicídio