As Conferências Livres de Saúde e a luta por um SUS para toda a população

Em Minas Gerais e em todo o país, a Conferência Livre de Saúde irá apresentar à sociedade o Manifesto pela Construção de um SUS 100% Público e Universal.

O Sistema Único de Saúde (SUS) salvou milhões de vida de brasileiros nesta pandemia. E continua a cada dia a salvar. Agora, é preciso salvar o SUS do desfinanciamento, da privatização, da precarização dos direitos de seus trabalhadores. É preciso construir o SUS, base do direito à vida previsto na Constituição de 1988.

A Frente pela Vida, a maior convergência democrática em defesa do SUS desde a sua fundação, formou-se durante a pandemia da Covid-19, em contraponto e alternativa ao negacionismo do governo federal. Ela construiu o Plano Nacional de Enfrentamento à Covid, que serviu de referência fundamental aos estados e municípios e base de legitimidade para a instauração da CPI da Covid no Senado federal.

Em todo o Brasil e nas diversas áreas de atuação do SUS, estarão sendo realizadas Conferências que desembocarão em uma Conferência Livre Nacional Popular de Saúde a ser realizada no dia 5 de agosto, dia mundial da Saúde. Neste momento, serão entregues aos candidatos à presidência da República as metas e compromissos de uma construção plena do SUS 100 % público e universal.

Em Minas Gerais, no dia 16 de julho, de 8:30 às 13:00 horas, no auditório da Faculdade de Medicina da UFMG, avenida Alfredo Balena, 190, acontecerá a Conferência Livre e Popular de Saúde de Minas.

A Conferência Livre de Saúde está sendo convocada pela Frente pela Vida, que reúne as principais entidades do sanitarismo brasileiro – Abrasco ( Associação Brasileira de Saúde Coletiva), Cebes ( Centro Brasileiro de Estudos de Saúde), Rede Unida, Sociedade Brasileira de Bioética, Conselho Nacional de Saúde – além de um conjunto de entidades e partidos do campo democrático, como a SBPC, a Andifes, a ABI, a CNBB, as centrais sindicais e movimentos sociais.

Texto: Comissão Organizadora da Conferência Livre de Saúde MG

Foto: Júlio Fernandes

COMENTÁRIOS

  • Aqui no Ceará fizemos seis Regionais e a Estadual, e alguns Setoriais estão dando continuidade ao processo, todos coletivos organizados se mobilizaram, #EUDEFENDOSUSTODODIA

  • SUS é fundamental !
    Apoio total rumo a eficácia e melhorias do nosso importante sistema de saúde .
    Fora pestilentos e Genocida !

  • POSTS RELACIONADOS

    >