Tarcísio de Freitas, paulista fake, não sabe nem o nome da escola onde vota

Tarcísio, que é carioca, enfrentou problemas com a Justiça Federal para comprovar vínculos com São Paulo, para justificar sua candidatura pelo estado.
Tarcísio de Freitas na sabatina foto: reprodução/ TV Vanguarda
Tarcísio de Freitas na sabatina foto: reprodução/ TV Vanguarda

Durante entrevista para a TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo em São José dos Campos, Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato bolsonarista a governador de São Paulo, não soube informar o nome da escola e nem o bairro em que votará. Tarcísio, que é carioca, enfrentou problemas com a Justiça Eleitoral para comprovar domicílio eleitoral em São Paulo, condição imprescindível para que ele pudesse se candidatar pelo estado.

De acordo com o site oficial do Tribunal Superior Eleitoral, domicílio eleitoral é “um elo, seja ele familiar, social, afetivo, comunitário, patrimonial, negocial, econômico, profissional ou político com o lugar” e complementa que “a simples comprovação fática objetiva da residência (casa, apartamento etc.) não preenche o sentido da norma legal”. A Justiça Eleitoral exige uma residência mínima de três meses para comprovar a vinculação e justificar a alteração de domicilio eleitoral.

Tarcísio de Freitas nasceu no Rio de Janeiro e nos últimos anos residia em Brasília por conta do seu posto como Ministro da Infraestrutura do Governo Bolsonaro. Em setembro do ano passado ele pediu a transferência de seu domicilio eleitoral para a cidade de São José dos Campos – SP, na região do Vale do Paraíba, que fica entre São Paulo e o Rio de Janeiro. O candidato da governador de São Paulo alega ter um forte vínculo afetivo com a região e afirma ter parentes que residem lá há mais de 20 anos.

Na sabatina, Tarcísio diz ter “um vinculo afetivo” com a cidade. “Por ser um local que frequentei muito durante uma parte da minha vida e ser o lugar mais lógico para estabelecer domicílio eleitoral”. Porém, quando foi perguntado o nome da escola e o bairro onde ele deverá votar no dia 2 de outubro, o candidato travou e respondeu “é um colégio. Agora fugiu a cabeça”. Em junho deste ano o próprio Tarcísio admitiu não morar em São Paulo. O apartamento em que ele alega morar em São José dos Campos, na verdade, foi alugado diretamente de seu cunhado.

Mesmo com as claras contradições e declarações do próprio candidato afirmando não residir em São Paulo, o Tribunal Superior Eleitoral permitiu a transferência e autorizou a candidatura dele para governo do estado.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

110 anos de Carolina Maria de Jesus

O Café com Muriçoca de hoje celebra os 110 anos de nascimento da grande escritora Carolina Maria de Jesus e faz a seguinte pergunta: o que vocês diriam a ela?

Gaza, a humanidade possível

O passeio das crianças na praia. Os grafites de amor. Os bailes. Romancista resgata lembranças e imagens da vida que pulsa. Ali, onde há poucos dias Israel metralhou mais 112 e jornalistas são assassinados por drones, para que ninguém conte a história. Já são mais de 30 mil mortos e 70 mil feridos, ampla maioria civis como as crianças que andavam na praia

Quem vê corpo não vê coração. Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental na classe trabalhadora.

Desigualdade social e doença mental

Quem vê corpo não vê coração.
Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental. Sobre como a população pobre brasileira vem sofrendo com a fome, a má distribuição de renda e os efeitos disso tudo em nossa saúde.

A nova fase do bolsonarismo

Por RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de Teoria da História na Universidade Federal da Bahia O ato de 25/2 inaugurou um novo momento na história da