STF retira mais um direito do trabalhador: entenda como te afetará

O STF retira a punição de pagamento do dobro do salário quando o empregador atrasar a remuneração do trabalhador durante o período das férias.
STF - Foto: Flickr
STF - Foto: Flickr

Como se não bastasse a reforma trabalhista, o STF derrubou, na quinta-feira (11), interpretação jurídica que obrigava empregadores a pagarem o dobro do salário caso pagassem atrasado durante o período das férias. O voto do relator foi do Alexandre de Moraes, mas também foram a favor os ministros Dias Toffoli, André Mendonça, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Luiz Fux e Cássio Nunes. Do outro lado, foram contrários o ministro Edson Fachin, a ministra Cármen Lúcia, o ministro Ricardo Lewandowski e a ministra Rosa Weber, sendo ela regressa do Tribunal Superior do Trabalho. 

A partir de agora, o artigo 145 da Consolidação das Leis do Trabalho, que determina o pagamento em até dois dias antes do início das férias, passa a não ter nenhuma punição em caso de descumprimento. De acordo com Paulo Yamamoto, doutor em Direito pela Universidade de São Paulo, a ausência da pena em um regulamento faz com que “essa norma passe a ser um simples conselho”. Conselho esse que, já mesmo com a pena, não é completamente acatado pelos empregadores. Mariana* conta que pediu férias logo após a licença maternidade, mas não recebeu o salário no período correto. O dinheiro caía em sua conta em parcelas, o que a impossibilitou de fazer os planejamentos necessários para retornar ao trabalho, como colocar a filha em uma creche. Além disso, Mariana conta que suas contas do mês também ficaram comprometidas. Porém, ela não entrou com processo, pois se sentiu intimidada e preferiu só se livrar do emprego logo. 

Esse relato, mesmo com a punição em prática, não é incomum. Contudo, com a revogação da punição, o problema tende a crescer. Yamamoto ressalta que a decisão do STF incentiva o empregador a não pagar as férias ou demorar muito para pagar. Destaca ainda a importância do período de descanso para o trabalhador, especialmente em momentos de crise como o atual, no qual o desemprego e a pressão no serviço estão em alta. “É um momento de extrema importância para a saúde mental dos trabalhadores. E você não trabalha, mas recebe salário, porque, senão, o estresse aumenta. Transforma esse momento, que deveria ser um momento de recarregar as energias, de relaxamento, de exercício de um direito fundamental que está na Constituição, no artigo sexto – que é o direito ao lazer – em um pesadelo”, afirmou Yamamoto. 

É o caso de Sidney, que trabalhou em um hospital de Porto Alegre por dois anos. O atraso do pagamento no período de férias era uma prática recorrente, e ele teve que recorrer a um empréstimo bancário. “Ou seja, férias com a preocupação de ter assumido uma nova dívida, retira a tranquilidade e o descanso”, afirmou. A situação acabou deixando Sidney com o nome inscrito no Serasa. Ele chegou a entrar na Justiça para receber seus direitos, mas agora teme não receber o pagamento. “O maior problema é que com essa decisão o STF, mais uma vez, está ajudando e incentivando que o empresário descumpra a lei trabalhista, porque está tirando a sanção de uma obrigação. Então não revoga a lei, mas tira o instrumento que faz a lei funcionar”, afirmou Yamamoto. A única forma, agora, de a população alterar essa nova situação que vem aí, seria através de uma nova lei. Para isso, é necessário, no mínimo, a assinatura de 1% do eleitorado nacional, ou seja, 1 milhão de assinaturas.

* nome fictício, pois a personagem pediu anonimato por medo de uma retaliação.

COMENTÁRIOS

Uma resposta

  1. As instituicoes do Brasil nunca foram para defender os interesses dos mais pobres, nunca.

POSTS RELACIONADOS

PT comete racismo por omissão ao negar vaga a mulher negra no STF

A intelectual Lélia Gonzalez, em 1983, denunciou o PT por praticar o que ela denominou de racismo por omissão, ao negar às pessoas negras espaços de poder dentro das instituições. A denúncia da Lélia Gonzales é atual no momento em que se discute a possibilidade de indicação de uma ministra negra ao STF

Réus do 8 de janeiro: quando julgaremos os peixes grandes?

Os julgamentos e as penas são capítulos importantíssimos para uma conclusão didática do atentado que sofremos em 8 de janeiro de 2023, quando milhares de pessoas de todo o país se organizaram para atentar contra a democracia. Mas e os peixes realmente grandes?