Salve, amiguinho! Salve, amigona! Está no ar o magnificente e auspicioso “Rindo para não chorar” – as notícias dos últimos 7 dias pelos olhos de nossos chargistas – o momento mais aguardado da semana pela nata dos sommeliers de chorume digital brasileiro. Come with nóis:
Belíndia forever
Nossa amada e varonil República Federativa da Belíndia segue pela 23146578934527ª semana consecutiva na mais indigna e esborralhada sarjeta. Intelectual, moral, material, sanitária, financeira… Pense numa categoria de miséria… Temos por aqui! Mas, é claro, nem toda a miséria é para todos… Quanto mais o povo se aBacha mais leva ferro da oligarquia…
Pânico total
E a semana começou com muita crise de abstinência e pânico total por conta da queda das redes da Zuckerberg Corporation. Pra além do desespero e surto de ansiedade dos junkies e heavy users muita gente que trabalha utilizando os apps perdeu dindim. Mas isso realmente é o de menos em relação as últimas peripécias do nosso voyeur favorito – Marquinho Monte-de-açucar – brabo mesmo foi o último escândalo de vazamento de dados.
Ga$olina
Como a gasolina estava muito barata, essa semana tivemos mais um aumento. Obrigado, General Luna! Atualmente a precificação de combustíveis da petrolífera é feita por Preço de Paridade de Importação (PPI) um mecanismo que faz todo o sentido para uma companhia privada ou um país não-produtor mas que para o caso do Brasil é uma obscenidade. O Sindipetro calcula que desde que a gigante brasileira adotou esse cálculo, logo após o golpe de 2016, o PPI é responsável por um aumento de 73,3% no preço da gasolina, 54,8% no diesel e 192% no gás de cozinha! O PPI inclusive “indexa” os combustíveis ao dólar deixando as bombas a merce do cambio. Como na prática a Petrobrás é um monopólio no Brasil, a população está refém desses valores absurdos que são grandes motores inflacionários e punem de forma especialmente dura os mais pobres ao aumentar acentuadamente itens básicos e alimentos. “Ah mas o lucro da Petrobrás é bom para o Brasil…” Em tese sim, mas após a última onda privatista 40% da Petrobrás já não está nas mãos de brasileiros. Não eram 20 centavos.
Chico
Claro que com tudo isso acontecendo Biroliro não podia ficar quietinho na sua. A Birolirada da semana foi as custas da higiene íntima das mulheres mais pobres. O sujeito não vale um tampax usado mesmo… Mas como tudo nesse governo é cortina de fumaça para obnubilar escândalos pesados, evidentemente, já recuou. Agora é ficar de olho num possível recuo do recuo, outro clássico birolirista.
Ipiranga nos pandora
Quem apareceu no megavazamento do ICIJ – o notório pandora papers – essa semana? O Paulinho! Estamos perpléctos! São Guedes do Itaim Bibi cometeu um pecadilho? Não é possível, meu Deus!
Devagar com o andor
Mas será que essa denúncia vai dar samba? Infelizmente não acredito nisso. Primeiro por que o valor é baixo para o padrão de um banqueiro. Segundo por que essa offshore está muito mal escondida e o nosso querido Paulinho Tchutchuca de bobo não tem nada, o grosso da maracutaia certamente está bem melhor enterrada. Terceiro por que o próprio ICIJ que fez o vazamento é um braço do Center For Public Integrity… Deem uma olhadinha aqui nessa lista de financiadores para saber quem NUNCA vai aparecer em vazamentos deles… There is no virgin in the zone my friends…
Saravá Nani
A nota de pesar – extremo pesar – dessa semana é que a covid levou um gigante! Saravá Nani! O Brasil perde um pouco da graça com sua partida!
Osso e caroço
Aqui em casa, junto com o carro do ovo e a kombi do óleo velho, todo dia passa na rua gente pedindo ajuda pra sobreviver. E por aí, como está?
Seiscentos mil mortos
Segue a macabra contagem de corpos no Brasil… Chegamos aos 600.000 – oficiais! Fora subnotificação – e somos o segundo país do mundo em mortes totais, só atrás dos EUA, e, entre as nações mais populosas temos o pior índice de mortes por milhão! Um genocídio.