Redução na taxa de juro: passo na direção certa

O COPOM reduziu a taxa de juro básico em 0,5 p.p. Não foi o suficiente. A indicação de que haverá sequência de redução dos juros anima.

por Paulo Nogueira Batista Jr.

O Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central reduziu a taxa de juros básicas em meio ponto percentual. Antes da decisão havia dúvida se a redução seria de 0,5 ou 0,25 pontos percentuais. Prevaleceu a visão otimista, que ganhou num placar de 5X4.

Por Paulo Nogueira Batista Jr.

No comunicado que se seguiu a reunião o Banco Central indicou que o COPOM acredita, por unanimidade, que nas próximas três reuniões haverá redução de 0,5 ponto percentual.

A mudança foi significativa, mas os sérios problemas na condução da política monetária continuam: taxa de juros altíssima, com indicadores que apontam a necessidade de redução das taxas de juros. Isso tudo mantém a taxa real de juros (SELIC) muito alta, provavelmente a mais alta do mundo.

Pode-se dizer que a política monetária que se desenvolve é contracionista. A alta taxa de juros dificulta o crescimento da economia, atinge as finanças públicas, mantém alto o custo da dívida pública e concentra renda nacional – beneficiando aqueles que têm ativos financeiros.

Portanto é muito importante que o Banco Central siga no caminho da redução das taxas de juros.

Leia na integra o comunicado do COPOM publicado dia 02 de agosto, após a reunião

Copom reduz a taxa Selic para 13,25% a.a.

O ambiente externo mostra-se incerto, com alguma desinflação sendo observada na margem, mas em um ambiente marcado por núcleos de inflação ainda elevados e resiliência nos mercados de trabalho de diversos países. Os bancos centrais das principais economias permanecem determinados em promover a convergência das taxas de inflação para suas metas.

Em relação ao cenário doméstico, o conjunto dos indicadores mais recentes de atividade econômica segue consistente com um cenário de desaceleração da economia nos próximos trimestres. Não obstante o arrefecimento dos índices de inflação cheia ao consumidor, antecipa-se uma elevação da inflação acumulada em doze meses ao longo do segundo semestre. As medidas mais recentes de inflação subjacente apresentaram queda, mas ainda se situam acima da meta para a inflação. As expectativas de inflação para 2023, 2024 e 2025 apuradas pela pesquisa Focus recuaram e encontram-se em torno de 4,8%, 3,9% e 3,5%, respectivamente.

As projeções de inflação do Copom em seu cenário de referência* situam-se em 4,9% em 2023, 3,4% em 2024 e 3,0% em 2025. As projeções para a inflação de preços administrados são de 9,4% em 2023, 4,6% em 2024 e 3,5% em 2025.

O Comitê ressalta que, em seus cenários para a inflação, permanecem fatores de risco em ambas as direções. Entre os riscos de alta para o cenário inflacionário e as expectativas de inflação, destacam-se (i) uma maior persistência das pressões inflacionárias globais; e (ii) uma maior resiliência na inflação de serviços do que a projetada em função de um hiato do produto mais apertado. Entre os riscos de baixa, ressaltam-se (i) uma desaceleração da atividade econômica global mais acentuada do que a projetada, em particular em função de condições adversas no sistema financeiro global; e (ii) os impactos do aperto monetário sincronizado sobre a desinflação global se mostrarem mais fortes do que o esperado.  

O Comitê avalia que a melhora do quadro inflacionário, refletindo em parte os impactos defasados da política monetária, aliada à queda das expectativas de inflação para prazos mais longos, após decisão recente do Conselho Monetário Nacional sobre a meta para a inflação, permitiram acumular a confiança necessária para iniciar um ciclo gradual de flexibilização monetária.

Considerando os cenários avaliados, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu reduzir a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, para 13,25% a.a., e entende que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024 e, em grau menor, o de 2025. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego.

O Comitê reforça a necessidade de perseverar com uma política monetária contracionista até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas.

O Copom avaliou a alternativa de reduzir a taxa básica de juros para 13,50%, mas considerou ser apropriado adotar ritmo de queda de 0,50 ponto percentual nesta reunião em função da melhora do quadro inflacionário, reforçando, no entanto, o firme objetivo de manter uma política monetária contracionista para a reancoragem das expectativas e a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante. A conjuntura atual, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento e por expectativas de inflação com reancoragem parcial, demanda serenidade e moderação na condução da política monetária. Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário. O Comitê ressalta ainda que a magnitude total do ciclo de flexibilização ao longo do tempo dependerá da evolução da dinâmica inflacionária, em especial dos componentes mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, em particular as de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos.

Votaram por uma redução de 0,50 ponto percentual os seguintes membros do Comitê: Roberto de Oliveira Campos Neto (presidente), Ailton de Aquino Santos, Carolina de Assis Barros, Gabriel Muricca Galípolo e Otávio Ribeiro Damaso.  Votaram por uma redução de 0,25 ponto percentual os seguintes membros: Diogo Abry Guillen, Fernanda Magalhães Rumenos Guardado, Maurício Costa de Moura e Renato Dias de Brito Gomes. 

* No cenário de referência, a trajetória para a taxa de juros é extraída da pesquisa Focus e a taxa de câmbio parte de USD/BRL 4,75, evoluindo segundo a paridade do poder de compra (PPC). O preço do petróleo segue aproximadamente a curva futura pelos próximos seis meses e passa a aumentar 2% ao ano posteriormente. Além disso, adota-se a hipótese de bandeira tarifária “verde” em dezembro de 2023, de 2024 e de 2025. O valor para o câmbio é obtido pelo procedimento usual de arredondar a cotação média da taxa de câmbio USD/BRL observada nos dias úteis encerrados no último dia da semana anterior à da reunião do Copom.

O que o COPOM considera nas suas decisões

Fonte: Banco Central do Brasil

Como funciona a reunião do COPOM?

Fonte: Banco Central do Brasil

. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

O autor é economista, foi vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, estabelecido pelos BRICS em Xangai, de 2015 a 2017, e diretor executivo no FMI pelo Brasil e mais dez países em Washington, de 2007 a 2015. Lançou no final de 2019, pela editora LeYa, o livro O Brasil não cabe no quintal de ninguémbastidores da vida de um economista brasileiro no FMI e nos BRICS e outros textos sobre nacionalismo e nosso complexo de vira-lata. A segunda edição, atualizada e ampliada, começou a circular em março de 2021.

E-mail: [email protected] | Twitter: @paulonbjr | Canal YouTube: youtube.nogueirabatista.com.br

Portal: www.nogueirabatista.com.br

leia também:

Ampliação dos BRICS?

Dogmas monetários renitentes: autonomia do Banco Central e metas para a inflação

Metas fiscais? Monetárias? E as sociais?

Novos nomes no Banco Central

Há conciliação com a Faria Lima?

Arcabouço, não calabouço fiscal – em defesa de uma política ativa

O tempo de rosnar já passou – problemas estruturais e conjunturais do Banco Central

Nova Rota da Boa Esperança e a Paz na Ucrânia

Questão de vida ou morte?

Lula acerta na economia?

Lula enfrentará agora o terceiro e o quarto turnos!

Lula às voltas com o capital financeiro

Os inimigos do governo Lula

Pobre no orçamento, rico no imposto de renda

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

A nova fase do bolsonarismo

Por RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de Teoria da História na Universidade Federal da Bahia O ato de 25/2 inaugurou um novo momento na história da

Bye, Bye, Uncle Sam

O declínio dos EUA se explicita pela sua perda de expressão econômica, demográfica e política e pelas suas lideranças fracas e despreparadas.