Racismo: banana é lançada em direção a Richarlison, em amistoso da seleção

O amistoso entre Brasil e Tunísia foi palco de mais um caso de racismo com jogadores da seleção. O alvo agora foi Richarlison
Racismo no futebol

Um caso lamentável de racismo marcou o amistoso entre Brasil e Tunísia nesta terça-feira (27/09). Na comemoração do segundo gol da seleção brasileira, feito por Richarlison, torcedores lançaram bananas e vaiaram a demonstração de alegria dos jogadores. Nas imagens do jogo, que acontece na França, é possível ver uma banana sendo arremessada em direção ao grupo brasileiro. O volante Fred chuta a fruta, fazendo um gesto de indignação, quando outra banana é jogada em campo. O autor do crime ainda não foi identificado e o jogo continua.

Por Camilla Almeida

Antes da partida iniciar a seleção havia feito uma manifestação contra atos de racismo no futebol. Os jogadores entraram em campo com as estrelas – que simbolizam as vitórias mundiais do time – tampadas com uma fita, além de possarem para fotos com uma placa que dizia “Sem nossos jogadores negros, não teríamos estrelas na nossa camisa”. Em nota divulgada em redes sociais, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) repudiou veementemente o ocorrido e reforçou “sua posição de combate ao racismo”.

Vídeo do momento em que são lançadas bananas nos jogadores

No último dia 15/09, outro jogador da seleção brasileira, Vinicius Jr. foi alvo de racismo em um programa de TV espanhol. A imprensa espanhola já vinha problematizando a forma de o atacante comemorar os gols. Mas foi durante um debate no programa “Chiringuito Show” que a crítica às danças do jogador se transformaram em injúria racial. Ao vivo, o jornalista e presidente da Associação de Agentes espanhóis, Pedro Bravo, disse que Vinicius Jr. tinha que parar de “hacer el mono” (“fazer o macaco”). No último amistoso contra a seleção de Gana, o time brasileiro utilizou uma faixa em apoio ao jogador, com uma mensagem: “Celebrar como brasileiro não tem preço”.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Juíza federal é referida como “preta desgraçada” por arquiteta branca

Frente à adversidade, Mylene Ramos não apenas buscará a reparação pelos prejuízos sofridos, mas também almejará fazer valer seus direitos como vítima de discriminação. Uma mulher que dedicou sua vida à luta por justiça social agora se posiciona do outro lado da mesa , não mais como juíza ou advogada, mas como alguém que exige dignidade e respeito.

Revoga Minc: escritoras negras pedem a revogação do Prêmio Carolina Maria de Jesus

Revoga Minc

Escritoras negras pedem a revogação do Prêmio Carolina Maria de Jesus