O presidente da Câmara tem a prerrogativa de aceitar o pedido de impeachment feito pela sociedade civil. Ainda mais diante de uma série de crimes de responsabilidade que Bolsonaro é acusado. O presidente da Câmara dos Deputados , deputado Arthur Lira, é insensível a voz da sociedade civil organizada e dos movimento sociaisl
Diante disto, cabe o questionamento da ABI e no mínimo o presidente da Câmara dos deputados poderia abrir uma debate público sobre a necessidade de aceitar os pedidos de impeachment de Bolsonaro.
A carta do presidente da Associação Brasileira de Imprensa é uma manifestação importante e que deveria ser apoiada por toda os movimentos sociais e a sociedade civil que deseja a preservação do Estado Democrático de Direito e que seja discutido o impeachment.
Carta Aberta da ABI ao presidente da Câmara dos Deputados
Exmo. Sr.
Deputado Arthur Lira
Presidente da Câmara dos Deputados
Senhor Presidente,
Às vésperas de contabilizarmos a trágica cifra de 250 mil mortos pela Covid-19, boa parte delas decorrentes da implementação de uma política sanitária negacionista, anticientífica, incompetente e inepta, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) conclama V. Exa. a colocar em pauta os processos de impeachments, encaminhados por esta Entidade, dos principais responsáveis pela crise dramática por que passa o país: o presidente e ex-capitão Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello.
É inaceitável que, diante da cruel realidade que vem causando luto, tristeza e desesperança no povo brasileiro, cotidianamente, V. Exa. permaneça insensível e cúmplice de uma situação, definida de forma perfeita pelo conceito de necropolítica.
A sociedade brasileira espera e confia que V.Exa. irá cumprir com a sua prerrogativa de presidente da Câmara dos Deputados, e encaminhará, para o plenário dessa Casa Legislativa, o debate sobre os impeachments dos principais culpados pela mortalidade de centenas de milhares de brasileiros e brasileiras.
Paulo Jeronimo
Presidente da ABI