Governistas barram CPI sobre morte em campanha de Tarcísio

Oposição tentou garantir lugar na fila para protocolar CPI que iria investigar morte vinculada a Tarcísio em evento de campanha para governo do estado em Paraisópolis

Para impedir a investigação deputados ignoraram lei federal

Oposição tentou garantir lugar na fila para protocolar CPI que iria investigar morte vinculada a Tarcísio em evento de campanha para governo do estado em Paraisópolis

O presidente da Alesp, André do Prado (PL), idealizou uma forma de impedir que a oposição protocolasse CPIs. Por meio de uma decisão da mesa diretora da Alesp determinou que só seria possível protocolar CPIs entre as 09:00 e 19:00 desta sexta-feira (24).

Os deputados da base mandaram seus assessores fazer fila desde a última terça (21). Os primeiros a chegar foram do PL em um movimento coordenado para garantir que os primeiros lugares, formando uma fila que se estendeu pelos corredores da assembleia. Os lugares ficaram definidos pela ordem de chegada e uma senha em papel foi dada para garantir o lugar marcado. Com o movimento a base praticamente impossibilitou o processo, uma vez que garantiram os primeiros lugares e o prazo final se encerra hoje.

A oposição resolveu tentar fazer frente ao movimento dos deputados de Tarcísio. Suplicy chegou acompanhando da deputada Ediane Maria (PSOL), Antônio Donato, Luiz Claudio Marcolino e Paulo Reis do PT, por volta das 8:50 e invocou o direito garantido pelo Estatuto do Idoso, garantindo prioridade pela idade.

Os deputados governistas e seus assessores começaram a gritar e insultar Suplicy e os demais deputados de oposição que o acompanhavam. Houve confusão quando, após as provocações dos deputados e assessores governistas, os assessores e deputados de oposição rebateram. De um lado, a oposição invocava o respeito ao estatuto do idoso como “lei federal” e de outro, o respeito à decisão da mesa diretora.

Questionado se achava que era correto a ação, Suplicy respondeu “Sim, é da lei” ao se referir à noção de que o Estatuto estaria acima da decisão da mesa. Ao final, com apoio da PM os deputados bolsonaristas retiraram a oposição, colocando o regimento interno em detrimento da lei federal. Indignados os deputados expulsos da fila foram ao gabinete da presidência entregar uma cópia do Estatuto do Idoso ao chefe de gabinete de André do Prado.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS