Ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, tem candidatura indeferida pelo TRE

Wilson Witzel tem candidatura indeferida pelo TRE. Candidato ainda pode recorrer da decisão no TSE
Wilson Witzel, ex-governador do Rio de Janeiro, e agora candidato impugnado. © Foto / Eliane Carvalho / Fotos Públicas
Wilson Witzel, ex-governador do Rio de Janeiro, e agora candidato impugnado. © Foto / Eliane Carvalho / Fotos Públicas

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu, nesta quinta-feira, 08/09, o pedido de registro da candidatura de Wilson Witzel, candidato pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB), ao governo do estado do Rio de Janeiro. A inelegibilidade do candidato foi votada por unanimidade – sete votos a zero. Witzel poderá recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Por Beatriz Pecinato

Wilson Witzel é ex-governador do Rio de Janeiro. Foi eleito para o cargo em outubro de 2018, com 59,87% dos votos válidos, e em agosto de 2020, foi afastado do cargo pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) por suspeita de corrupção. O ex-governador foi investigado na operação Tris In Idem, que investiga atos de corrupção em contratos públicos do governo do Rio de Janeiro.

O ex-governador foi acusado de fraudes nas contratações de duas organizações sociais, mas se declara inocente. Em abril de 2021, o ex-governador sofreu um impeachment e foi condenado, por unanimidade, em um Tribunal Especial Misto por crime de responsabilidade.

Witzel também está impossibilitado de exercer qualquer função pública pelo prazo de cinco anos. Ele tentou recorrer ao julgamento, mas teve seu pedido negado por Alexandre De Moraes, atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em julho do ano passado.

A Corte ainda determinou a devolução dos recursos não utilizados por Witzel do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha ao PMB, partido em que concorria à reeleição como governador. 

O candidato a vice, Sidclei Nogueira da Silva Bernardo, do mesmo partido de Wilson Witzel, também teve seu registro indeferido, devido a inelegibilidade. As contas do vice foram consideradas irregulares pelo Tribunal de Contas da União.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

A cultura miliciana

No mundo em que ninguém confia em nada, corremos o risco de agir como os justiceiros de Copacabana