EDITORIAL: Lula não pode fechar os olhos à tortura e morte de Genivaldo Jesus!

Twitter do candidato, que já havia silenciado em relação à chacina da Vila Cruzeiro, no Rio, quando 26 favelados foram assassinados em uma operação policial, cala-se diante de mais uma tragédia
Lula ignora morte de Genivaldo Jesus e a chacina da Vila Cruzeiro - Foto de Lucas Martins
Lula ignora morte de Genivaldo Jesus e a chacina da Vila Cruzeiro - Foto de Lucas Martins Jornalistas Livres

O assassinato sob tortura de Genivaldo Jesus dos Santos, de 38 anos, cometido por agentes da Polícia Rodoviária Federal lotados em Sergipe, repugnou o mundo. A cena, filmada por familiares e divulgada pelas redes sociais, viralizou diante do espanto generalizado. Como não se impressionar com aquela viatura soltando a fumaça tóxica das bombas de gás lacrimogêneo, enquanto os policiais empurravam o capô traseiro sobre as pernas desesperadas de Genivaldo Jesus, que tentava escapar dos acessos de tosse, da asfixia, do sangramento dos olhos, da ruptura das córneas, das queimaduras graves na garganta e nos pulmões, das lesões neurológicas?

Todo mundo sabe que essas armas chamadas de “menos letais”, como as bombas de gás lacrimogêneo, usadas largamente contra manifestações em lugares abertos para dispersar multidões, não podem ser empregadas em locais confinados. Que dirá dentro do exíguo espaço do “chiqueirinho” de uma viatura policial.

Foi tortura, sim! Foi assassinato, sim! Foi covardia, sim! Porque cometida contra um homem negro, doente e desarmado, cujo único crime foi pilotar uma motocicleta sem usar o capacete obrigatório (coisa que o genocida Jair Bolsonaro já vez inúmeras vezes durante suas infames motociatas).

A cena repugnante está hoje nas capas dos jornais Folha e O Globo, foi amplamente veiculada nos principais telejornais, indignou o Brasil e ensejou comparações justificadas com as dantescas câmaras de gás usadas pelos nazistas nos campos de extermínio de Auschwitz e Birkenau, entre outros.

Mas Lula, o candidato à Presidência do povo pobre, preferiu hoje publicar em seu twitter uma cena ridícula. Uma toalha estampando o rosto dele, jogada no chão da chiquérrima praia de Cannes, na França, onde acontece o Festival de Cinema homônimo.

Post no twitter de @LulaOficial mostra toalha com a face do ex-presidente em praia de Cannes

Lula também nada falou sobre a chacina na Vila Cruzeiro, decorrente de operação policial deflagrada na terça-feira (24) numa comunidade da zona norte do Rio de Janeiro, que resultou em 26 vítimas. E que já é considerada a segunda mais letal da história do estado, ficando atrás apenas da ação na favela do Jacarezinho do ano passado, com 28 óbitos.

Esse silêncio ensurdecedor de Lula destina-se a não incomodar os ouvidos sensíveis de Geraldo Alckmin, candidato a vice na chapa do petista? Nós não esquecemos que Alckmin leva sobre os ombros a culpa pelo terrível massacre nas periferias de São Paulo, durante a retaliação aos ataques do PCC, em 2006, quando mais de 500 jovens moradores das periferias foram assassinados a sangue frio pelas forças policiais. O mesmo Alckmin que desfechou uma brutal repressão contra os protestos de 2013, ferindo e cegando covardemente muitos manifestantes.

Lula precisa entender definitivamente que a sua base de apoio não é a mesma de Geraldo Alckmin, que aliás nem tem base nenhuma, como demonstram os episódios que o levaram a ser ejetado do PSDB sob humilhação.

O último Datafolha, divulgado nesta quinta (26 de maio) mostra que a base de Lula é composta por negros, pobres, nordestinos e mulheres, as mesmas coortes que pranteiam Genivaldo Jesus e os mortos da Vila Cruzeiro. Virar as costas para esse povo (tão sofrido quando esperançoso em um novo mandato de Lula) pode ter consequências funestas para a candidatura que até agora se mostra tão vigorosa.

Resultado da última pesquisa Datafolha mostra Lula vencendo entre os mais vulneráveis, como era Genivaldo Jesus

Ainda faltam 18 semanas para a eleição presidencial. Se até Bolsonaro, sempre desrespeitoso com a morte e a dor dos mais vulneráveis, teve de se conter no apoio aos assassinos de Genivaldo Jesus, Lula não pode silenciar. Não tem o direito de silenciar. Porque ninguém quer de Lula que se equivalha aos seus adversários políticos na covardia ao enfrentar os assassinos infiltrados na máquina do Estado. Aliás, muito pelo contrário.

Bolsonaro criou-se como mito ao usar o nome do meio, “Messias”. Genivaldo pode se tornar um símbolo contra a violência policial. Seu nome do meio é “Jesus”. Só pra lembrar, Lula!

Leia mais sobre a morte de Genivaldo Jesus dos Santos AQUI

COMENTÁRIOS

10 respostas

  1. Lula pode e deve perder o medo dos conservadores, e colocar a mão nas feridas abertas. Não perderá votos da classe média e da direita. Pelo contrário, vai falar do que seu coração sabe. Vai falar junto com os pobres que já o escolheram.

  2. A campanha de Lula precisa ousar muito mais. Nós vamos junto

  3. Concordo com vocês. Lula não pode ficar sem se posicionar.

  4. Lamentável, as policiais de Rua tem que mudar o treinamento e serem proibido de se drogarem tal como médicos e professores lidam com o saber e vidas,mas euais fácil fazerem cara de paisagem né????

  5. PRF NAZISTA , corroída pela ideologia do VERME presidencial , deixa-nos alerta para quando sofrermos uma blitz o que poderá acontecer .Triste Brasil !

  6. É preciso se posicionar contra a barbarie, incompreensível o silêncio de Lula e do PT

  7. Lula está em palanque ao lado do Geraldo Alckmin, que não podemos esquecer: era o governador de São Paulo durante várias operações de execução da polícia militar do Estado.
    Realmente vale tudo pelo poder…

  8. Concordo plenamente com a colocação.
    O nosso amada Lula deve se posicionar e está sempre ao lado e do lado de todos que sofrem agressões, seja ela qual for principalmente, mortes, violências de qualquer tipo e fome.
    Lula deve:Governar para todos, priorizar e estar sempre ao lado dos menos favorecidos. Ele tem que fazer a diferença em nosso meio político cheio de politicagem.

  9. Interessante… o Presidente fascista em Exercício se chama Jair Messias Bolsonaro! Daí, um “jornalista” faz um texto cobrando o candidato Lula… Falta nexo ou o texto saiu “à pedido” dos Editores! Olha gente… não vai adiantar! Bosó está derretendo! Melhor revisarem suas pautas – assim, é ridículo demais! Abç. Sergio Cabreira. Mestre e Doutor em Ciências. Em tempo. não volto mais aqui, então nem tenham o trabalho de excluir este comentário.

  10. Se perguntar para o luta, tenho certeza que ele vai se posicionar, mais quem esta na presidencia atualmente não é o Lula, é isso que o capital gosta e quem o apoiadores gostam, tem que questionar quem esta na presidencia e não acusar outra pessoa que ainda não foi eleita.

POSTS RELACIONADOS

O silêncio dos nada inocentes e a coragem de Lula

Em coletiva de imprensa na África, o presidente brasileiro disse o que muitos governantes têm medo de dizer: que o Estado de Israel comete, com cumplicidade da mídia e dos líderes ocidentais, um genocídio comparável ao dos nazistas