10 mil protestam contra projetos que criminalizam movimentos sociais

10 mil sem-tetos protestam em São Paulo contra pacote de projetos de Lei que criminalizam movimentos sociais

10 mil sem-tetos protestam em São Paulo contra pacote de projetos de Lei que criminalizam movimentos sociais

Na tarde desta quinta-feira (25), o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto realizou um ato na Praça da Sé, em São Paulo, com mais de 10 mil manifestantes em repúdio ao pacote de PLs que buscam criminalizar movimentos de luta por moradia e terra, que voltou à pauta do Congresso Nacional.

São mais de 20 projetos de lei, entre Câmara e Senado, que têm por objetivo coibir a atuação de movimentos sociais. Alguns deles são o PL 2250/2021, o PL 2869/2023 e o PL 709/2023, que chegam ao extremo de impedir pessoas que participam de ocupações de acessarem benefícios sociais e de tomar posse em cargo ou função pública.

O MTST foi em peso às ruas do centro de São Paulo com cartazes contra a criminalização da luta para dar um recado a essa nova tentativa de calar e sufocar os movimentos. “O MTST enfrenta todo tipo de tentativa de criminalização desde que nasceu, há 27 anos. O mesmo acontece com o MST e outros movimentos de luta. Hoje, o nosso recado é esse, se quiserem acabar com o MTST, que garantam moradia digna para todos os brasileiros que ainda não têm esse direito constitucional respeitado”, disse Debora Lima, coordenadora nacional do MTST, sobre a manifestação.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS