Jovem sem-terra é aprovada em primeiro lugar em universidade federal

Que a universidade se pinte de povo, que seja diversa, inclusiva, gratuita e de qualidade
Luana Oliveira. Foto: Arquivo MST

Filha de assentados, Luana Oliveira, 17 anos, foi aprovada em 1° lugar no curso de Serviço Social da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A jovem realizou o fundamental I e II na escola no próprio assentamento, Ulisses Oliveira, no município de Jampruca-MG.

Por Matheus Teixeira, via Movimento dos Trabalhadores Ruais Sem Terra (MST)

A conquista de Luana mostra a eficácia e qualidade de uma educação do campo, realizada por trabalhadores que têm comprometimento com um modelo de educação baseada na emancipação dos sujeitos, e que produz espaços onde o pensar não se restringe ao acadêmico, mas sim integra comunidade e escola. Luana comprova que o modelo de educação do campo adotado pelo MST deve ser expandido. 

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”

Paulo Freire

“Minha família é camponesa, residi sempre no assentamento do MST em Jampruca, estudei durante o meu ensino fundamental I e II na escola do assentamento Ulisses Oliveira, construída através da luta e coragem das próprias famílias do assentamento. Se dependesse do Estado a escola não existiria jamais”, relata Luana, recém-aprovada no curso de Serviço Social.

“Equiparavam o fato da nossa escola ser precária com a nossa capacidade de ensino, e sempre nos saímos melhores do que muitas pessoas que se taxavam melhores do que os Sem Terra”

Reconhecendo a importância da qualidade do ensino que lhe foi ofertada e ciente do sucateamento e ataques que a educação brasileira vem sofrendo, a jovem ressalta que não busca reforçar a ideia de meritocracia, e acredita no potencial e capacidade das pessoas, mas reconhece a negligência do estado em ofertar condições de estudos dignas em  especial nas escolas do campo

“O que vivo hoje merece ser dito, que tenho gratidão, por todas as mãos que ajudaram a construir a nossa escola, gratidão a todos os meus educadores em especial Tia Eliane e Tia Betinha, que brilhantemente buscam formar pessoas e não só alunos, gratidão a minha mãe e minha família, gratidão a todos amigos. Somos a prova de que nós somos capazes”

COMENTÁRIOS

3 respostas

  1. MST o maravilhoso exemplo que nos é escondido, que o próximo governo esteja à sua altura.

  2. Parabéns. Belo projeto ‼️‼️‼️

  3. Sensacional. Parabéns e muito sucesso. Você será uma grande profissional.

POSTS RELACIONADOS

110 anos de Carolina Maria de Jesus

O Café com Muriçoca de hoje celebra os 110 anos de nascimento da grande escritora Carolina Maria de Jesus e faz a seguinte pergunta: o que vocês diriam a ela?

Gaza, a humanidade possível

O passeio das crianças na praia. Os grafites de amor. Os bailes. Romancista resgata lembranças e imagens da vida que pulsa. Ali, onde há poucos dias Israel metralhou mais 112 e jornalistas são assassinados por drones, para que ninguém conte a história. Já são mais de 30 mil mortos e 70 mil feridos, ampla maioria civis como as crianças que andavam na praia

Quem vê corpo não vê coração. Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental na classe trabalhadora.

Desigualdade social e doença mental

Quem vê corpo não vê coração.
Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental. Sobre como a população pobre brasileira vem sofrendo com a fome, a má distribuição de renda e os efeitos disso tudo em nossa saúde.