Assassinato em ocupação do MTST

Na noite de ontem (15) por volta das 20 horas a Polícia Militar do Estado de Sergipe e a Tropa de Choque invadiram a Ocupação Valdice Teles organizada pelo MTST (Movimento de Trabalhadores Sem Teto) que abriga atualmente 350 famílias, localizada no Bairro Santa Maria, zona sul de Aracaju. Segundo relatos dos presentes a entrada das forças policiais se deu sem mandado judicial ou justificativa plausível para a entrada no território.

Segundo Lucas Santana, advogado da brigada jurídica do movimento em Sergipe, afirmou que os relatos dos presentes na ocupação são que cerca de dez policiais desceram das viaturas atirando contra os presentes. “Não teve disparos parte dos moradores, não teve confronto da parte dos moradores, não teve resistência da parte dos moradores. Todas as bases, todas as os disparos foram efetuados pela polícia militar do estado de Sergipe”, contou Lucas.

Quatro ocupantes que estavam presentes foram detidos, segundo o movimento sem justificativa. Entre eles o militante conhecido como “Badá” que foi espancado e torturado, precisando de intervenção da Defensoria Pública do Estado de Sergipe para que fosse encaminhado para um hospital. Em relato Lucas Santana afirmou que apontaram uma arma para cabeça de um dos militantes, a qual travou impedindo que esse fosse assassinado.

O militante Will Goiana da Silva, de 21 anos, que comemorava o aniversário de sua mãe na ocupação foi morto pela polícia na ação. Segundo relatos dos presentes o jovem não apesentava resistência, estava de costas e desarmado. Moradores também afirmaram que o corpo do jovem foi levado enrolado em um lençol, já sem vida pelos policiais.

A versão dos moradores e militantes do movimento divergem da versão dada pela Secretária de Segurança Pública do Estado de Sergipe (SSP/SE) que afirmou ter entrado na ocupação por denúncia de suspeita de que havia armas no local e planejamento para cometer crimes de roubo e latrocínios.

A SSP/SE também afirmou que houve resistência dos moradores da ocupação a chegada a polícia, com incitações para dificultarem a realização da operação e disparos de arma de fogo. Todas as informações negadas pelos ocupantes.

A Polícia Militar de Sergipe tem histórico de truculência contra territórios de luta por moradia no estado, como caso ocorrido no ano passado na Ocupação João Mulungu no centro da capital, que deteve cerca de sete militantes, entre eles parte da coordenação do MLB Sergipe (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas) que organização a ocupação.

Hoje (16) movimentos sociais, militantes e figuras políticas de esquerda prestaram solidariedade a Will Goiana e as vítimas da ação policial em ato simbólico na ocupação Valdice Teles.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS