Rezadora Guarani Estela Vera é assassinada em Japorã, no MS

Liderança espiritual, vinha sofrendo ameaças por denunciar os arrendatários. Além dela, Leila de Yvy Katu também tem sofrido ameaças

De acordo com o relato, reproduzido integralmente abaixo, após uma série de ameaças realizadas por posseiros, homens armados com calibre grosso, atacaram a casa e as famílias da rezadora Estela Vera, disparando diversas vezes em direção a ela e as crianças, tendo atingido a cabeça da rezadora diversas vezes.

Segue nota divulgada pela Assembleia Geral do povo Kaiowá e Guarani sobre o caso:

Com profunda pesar comunicamos o assassinato da liderança espiritual nhandesy Guarani Estela Vera no tekoha Yvy Katu, município de Japorã, no Mato Grosso do Sul. No dia 15/12/2022, às 15h, um grupo de assassinos armados atacaram a casa e as famílias da rezadora Estela. Os assassinos utilizaram armas de fogo de calibre grosso, atacaram e dispararam vários tiros em direção às crianças e a rezadora Estela.

A liderança espiritual Estela foi alvo principal dos assassinos, e vários tiros acertaram a cabeça da rezadora, que morreu no pátio da casa dela no meio das crianças.

A Terra Yvy Katu é um território tradicional retomado entre 2003 e 2013, onde todas as lideranças sofrem a ameaça de morte por parte dos fazendeiros. Atualmente, o espaço da terra de Yvy Katu tem sido invadido novamente e ocupado ilegalmente pelos fazendeiros arrendatários, o que tem feito várias lideranças de Yvy Katu sofrerem ameaças de morte por fazer denúncias contra os arrendatários das terras indígenas Yvy Katu.

A rezadora Estela foi uma das lideranças espirituais ameaçadas de morte no Yvy Katu. A outra liderança, Leila de Yvy Katu, tem sofrido ameaças de morte por fazer denúncias contra arrendatários. Diante do fato de assassinato de liderança Estela Vera e ameaça de morte em curso PEDIMOS investigação federal desse assassinato da liderança religiosa tradicional Estela Vera. EXIGIMOS proteção às lideranças ameaçadas de morte promovidas pelos grupos dos arrendatários do Yvy Katu. Mais uma vez, retornamos a fazer denúncias de arrendamento ilegal de terra indígena no território Yvy Katu, onde ocorreu assassinato de Estela Vera. Pedimos JUSTIÇA e investigação federal séria do assassinato ocorrido. JUSTIÇA!

Via: @atyguasu

Liderança espiritual nhandesy Guarani Estela Vera no tekoha Yvy Katu

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. Uma grande perda para todos, perdemos o seu conhecimento empírico também. Lamento por toda comunidade. Qdo os poderes da República se fará presente e ouvirá o povo que clama por justiça ? Minha família está de luto, mais uma líder e vítima da ganância e do ódio.

POSTS RELACIONADOS

A bahia que não veremos em Renascer

A Bahia que não veremos em Renascer

Enquanto a estreia do remake da novela “Renascer” promete ressuscitar a cultura do cacau na Bahia nas telas e o culto ao “bom coronel”, a dramática realidade no Sul do estado contradiz a narrativa ficcional. “Renascer” busca entretenimento, mas o segundo estado com maior população indígena do Brasil enfrenta uma realidade que não é mostrada nas tramas televisivas.