Vídeo de Bolsonaro com a maçonaria é divulgado

Bolsonaro pede apoio à maçonaria em vídeo que viralizou nas redes

Na manhã desta terça-feira (4), um vídeo do presidente Jair Bolsonaro (PL) pedindo apoio à maçonaria viralizou nas redes. Não há confirmações sobre a data da gravação do discurso. Porém, de acordo a revista Veja, é provável que o vídeo seja de antes das eleições de 2018. 

Por Jornalistas Livres

O discurso do agora candidato do PL é realizado em um templo maçônico, em que se notam típicos símbolos da organização. Além disso, imagens de Bolsonaro ao lado de integrantes da maçonaria também viralizaram e causaram polêmica nas redes sociais. 

Apesar de ser antigo, o vídeo causou polêmica, uma vez que a maçonaria é considerada proibida pela Igreja Católica e mal vista pelos evangélicos. Ambos grupos representam importantes pilares para o eleitorado de Bolsonaro, além de serem apontados como parcela decisiva para o resultado do segundo turno das eleições presidenciais. 

Diversos internautas reagiram a esse vídeo: “Estou me sentindo traída. Defendi o Bolsonaro do indefensável. Estive sempre ao lado do presidente. E agora descubro laços dele com a maçonaria. Lamentável. Infelizmente, votarei no nove dedos neste segundo turno”. “Simplesmente bizarro, eu me arrepiei toda vendo esse vídeo. Que horrível ver o Brasil nas mãos desse homem. Meu voto nunca mais terá”. “Que decepção, meus irmãos! Estou desolado! O que será do nosso Brasil?” Esses são alguns dos comentários de usuários das redes. 

Comentários do vídeo de Bolsonaro discursando para maçons

A polêmica pode afetar eleitores que irão decidir no dia 30 de outubro o novo governante do Brasil,  já que o fator religioso tende a ser crucial para o resultado. 

Outros encontros com a maçonaria 

Em 15 de setembro de 2022, já em campanha eleitoral à reeleição para presidente, Jair Bolsonaro participou do 2º Encontro de Lideranças Empresariais Maçônicas em São Paulo. Não foram divulgadas muitas informações sobre o evento. 

O filho 01 do presidente, Flávio Bolsonaro, também se encontrou com a maçonaria

Outro caso que envolve figuras bolsonaristas à maçonaria é a Abertura da 48ª Assembleia Geral Ordinária da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB), na qual compareceram Flávio Bolsonaro e General Hamilton Mourão. Acesse aqui para se informar: https://www.gob.org.br/grande-oriente-do-brasil-se-faz-presente-na-48a-assembleia-geral-ordinaria-da-cmsb/ 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Lula acerta na economia?

Até agora o governo Lula 3 se configura como independente e assertivo na área econômica. Pode-se dizer que fosse economista, o Lula atual seria um desenvolvimentista, keynesiano e heterodoxo.