TSE unifica horários de votação e estados do Norte e Centro Oeste irão votar mais cedo

Eleitores de todo o Brasil votarão pelo horário de Brasília para que a divulgação dos resultados seja a partir das 17h

Nas eleições de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu pela primeira vez um horário unificado de votação. De acordo com a Resolução TSE nº 23.669 de dezembro de 2021, todas as seções eleitorais do país irão funcionar das 8h às 17h, obedecendo o horário de Brasília (DF). Portanto, cidades em fuso diferentes devem se adequar ao horário da capital federal. Essa uniformização valerá para os dias de votação dos dois turnos das eleições – 02 de outubro e 30 de outubro de 2022.

Por Raquel Tiemi

Estados influenciados pelo horário

Todos os municípios dos estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima irão abrir e fechar suas seções eleitorais uma hora antes, ou seja, às 7h e às 16h do horário local.

Já no Amazonas, as cidades se dividem em 2 fusos horários. Os 11 municípios – Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença – irão votar das 6h às 15h do horário local. Os outros 51 municípios das 7h às 16h de seu fuso.

Por fim, em Fernando de Noronha (PE), as seções eleitorais estarão abertas das 9h às 18h para se igualar ao horário de Brasília.  

O TSE ressalta que as urnas irão fechar às 17h, mas eleitores que ainda estejam na fila depois do prazo estabelecido poderão votar.  

Objetivo da unificação

O Tribunal Supremo Eleitoral informa que a previsão, com o horário unificado, é ter o início da apuração do resultado das eleições de 2022 mais cedo, a partir das 17h no horário de Brasília. Nos pleitos anteriores, a Justiça Eleitoral apenas divulgava o resultado após apuração dos números do Acre, último estado a fechar as urnas, seguindo seu fuso.

Além disso, com a unificação, busca-se evitar que a divulgação de dados em locais que ainda não finalizaram o processo de votação possam influenciar a decisão dos eleitores. 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Catástrofe nuclear?

Estamos diante da maior ameaça de guerra nuclear desde a crise dos mísseis soviéticos em Cuba, no início dos anos 1960.